domingo, 25 de setembro de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 17,5-10 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO"C" 2016 - ANO DA MISERICORDIA! - Leituras: 1ª Hab. 1,2-3;2,2-4; Sl 94; 2ª 2 Tm 1,6-8.13,-14 -- Liturgia p/ /02/10/2016 - Cor verde

                                     A FÉ CARISMÁTICA!



 5 Naquele tempo os Apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta a nossa  fé.  6  O  Senhor  disse:  Se  tivésseis  fé  como  um  grão  de mostarda, diríeis a essa amoreira: Arranca­-te pela raiz e planta-­te no mar, ela vos obedeceria. 7 Quem de vós, se tem um servo arando ou pastoreando, quando voltar do campo, lhe dirá que sente depressa à mesa? 8 Pelo contrário, lhe dirá: Prepara-­me de comer, cinge­-te e serve-­me enquanto como e bebo; depois comerás e beberás tu. 9 Terás de agradecer ao servo por ter feito o que mandou? 10 Assim também vós: Quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: Somos servos inúteis, cumprimos o nosso dever.

  Palavra da salvação.
  Glória vós Senhor!




Queridos irmãozinhos povo de Deus; a palavra do Senhor deste  27º Domingo do Tempo Comum, tem como tema central "a fé". O que é a fé? A fé é o fundamento da esperança. ( Eb 11:1) A fé é uma janela aberta para o céu, uma resposta à sede do infinito, que existe em cada ser humano, imagem e semelhança de Deus. (Gn 1,26)

 A fé produz a esperança, a esperança produz a caridade. Já dizia São Tiago em sua Epístola: Se tens fé mostra tuas obras, se tens obras mostra­-te tua fé.( Tg 2:14­17)  Queridos! A fé é assim, primeiro damos os passos, e depois Deus coloca o chão para pisarmos.

 É aquilo que não vemos, mas se espera. (Hb 11,1) A fé vem pela pregação da palavra de Deus. Primeiro a gente ouve, vê com os olhos, depois contemplamos, experimentamos e damos testemunho da verdade, anunciando a vida eterna do Pai! (1 Jo 1,1-4)

 A fé não é algo morto, mas uma realidade viva, incutida dentro de todo ser humano, por mais que ele se diga, que não acredita em nada, mas no seu cotidiano, alguma coisa com certeza acredita; ele espera, planeja aguarda, com esperança a realização do seu futuro, seus negocios pois é assim o sentimento, de todo seres humano. 


 Assim também é a fé do cristão, sempre reaviva quando se tem uma experiência, naquele que é nossa única esperança; aquele que tem promessas de vida eterna. Um exemplo de fé, para nós cristãos Católicos: crer que Jesus está presente de corpo alma e divindade na Sagrada Eucaristia. (Pe. Raniero Cantalamessa)

 Falar de fé, para um cristão e dizer tudo; mas com a triste possibilidade de não dizer nada, se o coração não estiver aberto ao Espírito Santo. 

Pois o coração fala daquilo que está cheio, ou cremos, ou não cremos; sem a fé  é impossível agradar a Deus! (Mt 12,34) A fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo". ( Rm 10:17 )

 Foi através dela, que os Patriarcas, os profetas agradaram a Deus, os mártires testemunharam o Evangelho, derramando sangue, para fortalecer os alicerces da igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Eb 11:140 ) 

Quando tudo esta bem com a gente, e fácil falar de fé, difícil falar de fé é quando vem a provação, a penúria, a dor, a angustia, a depressão, a perda de alguém,  a dúvida, a aridez, ou a noite escura.


 A palavra de Deus é a janela aberta para o céu, e a porta aberta que se chama Nosso Senhor Jesus Cristo. Nosso Senhor chorou, no Horto das Oliveiras, mas não desistiu da sua fé, da sua missão salvífica, o projeto de amor do Pai; foi em frente rumo ao sacrificio único, na aridez, na noite escura rumo a cruz.

 Se perguntassemos ao Nosso Senhor: Senhor está doendo essas tuas chagas, esta cruz? Ele nos responderia: "Filho querido meu, morreria mil vezes por você, porque ti amo com infinito e eterno amor!"

 Voltemos para o contexto do Evangelho de hoje: Naquele tempo, os discípulos disseram ao Senhor: "Aumenta a nossa fé"! Quantas vezes acontecem conosco também, sentimos vazios, e não aptos para a missão, e testemunha­-la. 

Os apóstolos viram o Senhor, viram os milagres, os testemunhos, mesmo assim pedem: "Senhor aumente a nossa fé?!" (Lc 17,5)


 Uma vez Jesus, falando do seu corpo como comida, e seu sangue como bebida, os discípulos não entenderam e começaram, à abandona-­lo. Então perguntou aos discípulos que ficaram.

 "Quereis vós também retirar-­vos?" Respondeu ­lhe Pedro: "Senhor a quem iriamos nós?" "Se só tu, tens palavras de vida eterna, e nós cremos que tu és o filho de Deus!" ( Jo 6:67­68 ) Eles não estavam entendo nada mas ficaram com o Senhor!

 É dom de fé, crer na sagrada Eucaristia, que no pão  e no vinho consagrado no altar, está Jesus por inteiro, com seu corpo, sua alma e  sua divindade. Ser seguidor de Cristo é permanecer Nele, fielmente! 

Como diz o pregador do Papa Francisco, o Frei Raniero Cantalamessa: "O cristão de fé, se encontra na Eucaristia, naquele ponto misterioso onde a onipotência de Deus se encontra com a liberdade humana".

 "Senhor eu creio, mas aumenta a minha fé!" Deus quer adoradores  de fé, em Espírito e verdade! ( Jo 4:24 ) Quando pediram ao Senhor, para aumentar lhes a fé, já era uma expressão de fé da parte deles, para com a boa noticia do Reino de Deus, anunciar. 


Isso não pode ser diferente também conosco, temos que pedir sempre: "Senhor Jesus aumenta a nossa fé!" Manda Senhor Jesus teu Espírito Santo, para me convencer no acreditar, que estás sempre conosco! 

 O discípulo fiel, onde estiver não dará contra testemunho, porque o paráclito virá sempre em seu auxilio. O Senhor disse: "Se tivésseis fé" do tamanho de um grão de mostarda!" (Lc 17,6) 

Isso quer dizer que nossa fé é muitas vezes inconstante, e sempre pequena, na experiência com Deus. São Tiago disse: Quem tem fé tem obras, e sabe o que faz, por causa de Jesus Cristo, por isso ama o próximo e suporta tudo. (Tg 2:14­18)

Os Apóstolos que pediram que aumentassem sua fé, só vão assumir pra valer seus ministérios, depois da experiência de Pentecostes.  Daquele dia em diante, nunca mais foram os mesmos, deram suas vidas por amor e causa do Reino. Jesus disse que uma fé minúscula, já seria o suficiente, para ordenar a uma árvore, arrancar-­se e plantar­-se no mar.

 Mas é preciso aprendermos as demoras de Deus. Uma vez disseram a Padre Pio, que pedisse a cura de sua mamãe, o santo disse entre lagrimas: "Para os outros tudo, para mim nada!" A fé também tem de estar de acordo, com a vontade do Pai do céu!

 Esta ordem será executada imediatamente, quando existem confiança e fé em Deus. Imaginemos  a fé de Moisés, o Mar Vermelho abriu se, e os Hebreus atravessaram a pé enxuto, rumo a terra prometida. (Ex 14:36­39) 


 Ou a fé do profeta Elias, quando pediu fogo do céu sobre o altar de sacrifício, em meio aos pagãos. (1 Rs 18:36­39) A força da fé não depende da grandeza, mas sim do seu apoio, que é a promessa de Nosso Senhor Jesus Cristo! Jesus disse: "Sem mim nada podeis fazer; disse Jesus!" (Jo 15:5)

 A nossa fé só vai acontecer milagres se tivermos intimidade com o Senhor. A intimidade com Deus, é uma experiência de Fé! A fé é, antes de mais uma adesão a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo e seu projeto de amor.

Jesus é exagerado quando fala da fé dizendo: Se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, já poderíeis realizar grandes prodígios.

 O Senhor exorta os apóstolos com a mensagem da parábola, da amoreira trans­plantada para o mar! O mar na bíblia tem dois significados: A água do mar é vida, benção, sinal da presença de Deus, imagem da pessoa que se deixa ser conduzido por Deus e sua graça. 

 O outro significado é: O caos, a morte, destruição, ausência de Deus. Jesus ao falar da árvore trans­plantada ao mar, está falando do envio dos discípulos aos pagãos, que não conhecem a boa nova do Reino, e que a Boa Nova deve ser plantada nos seus corações.

  Mas se tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, os prodígios e milagres acontecerão, não importa onde estiverem, o Espírito Santo vai agir e manifestar no servo de Deus. 

A árvore trans­plantada é a palavra de Deus, que é o próprio Cristo, razão do Reino de Deus, que deve ser anunciada com fé e coragem.

BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS!

 O discípulo do Senhor é aquele que se faz servo de todos, sem exceção, e que a causa do Reino de Deus, está em primeiro lugar.
 Dai de graça, o que recebestes de graça, e dever do cristão praticar a caridade, pois estão incutidas no ser humano, trés virtudes teologais para não serem servos inúteis. "A fé a esperança e a caridade!"

 Rezemos sempre: "Senhor aumenta a nossa fé, dai nos uma fé viva, e sempre nova, e renova sempre a nossa disposição de sermos discípulos do vosso Evangelho!"  Jesus disse: Convertei vós e crede no Evangelho. (Mc 1:12­15) "Não fecheis o coração; ouvi vosso Deus!"  (Sl 94) Amém!

Jesus é o Senhor!,

TEXTO ELABORADO COM AJUDA DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA: 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" SÃO LUCAS 17,5-10 -- Lit. de homilias "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 742-746 -- HOMILIA DE JALDEMIR VITÓRIO Sj, Pg 343 - EVANGELHO DE CADA DIA  ( Paulinas) 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" SÃO LUCAS 17,5-10 DEUS CONOSCO dia a dia EVANGELHO SÃO LUCAS 17,5-10 ANO "C" 2016,  Pg 28 -- REVISADO TEXTO DO BLOG "JESUS É O SENHOR!" 2013 -- EVANGELHO SÃO LUCAS 17,5-10 ANO "C" "ANO DA FÉ" joseinacioh.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário