domingo, 11 de setembro de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 16,1-13 25º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 -- Leituras: 1ª Am 8,4-7 - Sl 112 - 2ª 1Tm 2,1-8 - ANO "C" 2016 - ANO DA MISERICÓRDIA - COR VERDE --

  JESUS É O PORTADOR DAS LUZES DO CÉU!


  1 Naquele tempo Jesus contou uma parábola aos seus discípulos: Um homem rico tinha um administrador. Chegaram-lhe queixas de que estava esbanjando seus bens. 2 Chamou-o e disse: O que é isso que me contam de ti? Presta-me conta de tua administração, pois não poderás continuar no cargo. 3 O administrador pensou: O que vou fazer, agora que o patrão me tira o cargo? Não tenho forças para cavar; pedir esmolas me dá vergonha. 4 Já sei o que vou fazer para que, quando me despedirem, alguém me receba em casa. 5 Foi chamando um por um, os devedores de seu patrão, e disse ao primeiro: Quanto deves ao patrão? 6 Ele respondeu: Cem barris de azeite. Disse-lhe: Pega o teu recibo, senta-ta rápido, e escreve cinquenta. 7 Ao segundo disse: E tu quanto deves? Respondeu: Cem medidas de trigo. Disse-lhe: Pega teu recibo e escreve oitenta. 8 O patrão levou o administrador desonesto pela astúcia com que havia agido. Pois os cidadãos deste mundo são mais astutos com seus colegas do que os cidadãos da luz. 9 Eu vos digo que com o dinheiro sujo ganheis amigos, de modo que, quando acabar, eles vos receba na morada eterna. 10 Aquele que é confiável no muito; quem é desonesto no pouco, é desonesto no muito. 11 Pois, se com o dinheiro sujo não fostes confiáveis, quem vos confiará o legítimo? 12 Se no alheio não fostes confiáveis, quem vos confiará o vosso? 13 Um empregado não pode estar a  serviço de dois patrões: Pois odiará um e amará o outro, ou apreciará um e desprezará o outro. Não podeis estar  serviço de Deus e do dinheiro.

   Palavra da salvação!
   Glória vós Senhor.




  Queridos irmãozinhos, Igreja povo de Deus, neste Domingo celebramos e proclamamos, o Evangelho de São Lucas; 25º Domingo do Tempo Comum "ano C"; o Senhor nos fala dos filhos do mundo e dos filhos da luz. (Lc 16,8)

 Quem são os filhos da luz? São aqueles que fazem opção pelo Reino de Deus; seguem Cristo crucificado, ressuscitado! Quem são os filhos do mundo? São aqueles que fazem opção só para esta vida, vivem só para esta imanência; não conhecem, não desejam  as propostas do Reino dos céus!

Nosso Senhor para nos falar da vida eterna, conta-nos uma parábola para que possamos entendermos melhor, a escolha que devemos fazer, e com inteligência. Irmãozinhos! Peçamos sempre, ao Espírito Santo, discernimento, para que andemos neste mundo, como filhos e filhas da luz!

 Os filhos da luz e os do mundo, tem o livre arbítrio para suas escolhas; estas escolhas, ela é radical  e urgente para os filhos da luz. É a salvação da vida eterna, que está em jogo, não podemos confiar na sorte, pois as coisas terrenas passarão, e virão as  eternas, as manentes as celestiais.

 E para nos ensinar, a escolha do bem, Jesus elogia, a astúcia, a habilidade do administrador esperto da parábola, que agiu segundo a lógica da imanência do mundo. Nosso Senhor na sua grande oração sacerdotal, disse aos "Filhos da luz", (Filhos da luz: Os discípulos, os cristão batizados: Igreja, os que seguem o Cristo Ressuscitado)  vocês estão no mundo mas não são do mundo! (Jo17,14-)



 O Senhor está nos dizendo, que somos pertenças do céu, que existe uma urgência de evangelização e conversão, nestes finais de tempos! 

Sejamos espertos também com os tesouros espirituais do Reino de Deus, como o administrador esperto da parábola, que não dormiu no ponto, correu atrás de seu prejuizo corrupto. 

  Jesus na parábola elogia o mau administrador, não porque ele é corrupto e mau, mas pela sagacidade e inteligência que  ele tem, em defender seu subfaturamento.

 Enquanto nós filhos das luzes muitas vezes, não defendemos os tesouros espirituais, do Reino dos céus. A Igreja é como uma grande nau, carregada de tesouros sacramental, cujo piloto é o próprio Jesus!

Exemplo: Os filhos da luz muitas vezes, diante de um alarme de uma doença, correm atrás de médicos para se curarem; mas no plano espiritual deixam que as doenças espirituais da alma se desenvolva, se alastrem, não tem a esperteza de buscar um confessor, para o ganho da vida eterna. 


 Quantas vezes acontecem entre nos cristãos, não chamamos o sacerdote a uma cabeceira da cama de um moribundo, e nem avisamos este, sobre a gravidade de se perder a salvação eterna, por medo de assusta-lo.

 "Ou porque não confiamos na misericórdia de Deus, com isso perdemos a oportunidade de ser testemunho do verdadeiro Evangelho". (palavras de Frei Raniero Cantalamessa)



Não agimos muitas vezes, como tripulantes espertos, num barco cheio de tesouros, que ameaçado por uma tempestade terrível em alto mar. 

Os ocupantes sem pensarem nas riquezas conquistadas com tantas lutas no mundo, jogam-se todos os tesouros no mar, para aliviar o peso da nau, e se salvarem da morte? 

É isso que Jesus quer falar para nós da esperteza que temos de ser, em comparação com os filhos espertos do mundo. Seremos cobrados no tribunal do Senhor, por aquilo que fizermos e não fizermos pelos nossos irmãos.

 Jesus é radical quanto as coisas deste mundo: "De que adianta o homem vir a ganhar o mundo inteiro se vier a perder sua alma!?" Mc 8: 34-38; Mt 16:24-26 ) 

Os filhos espertos da luz, correm atrás dos tesouros do céu, e devem estar sempre atentos aos sinais das luzes do Evangelho. 

No sermão da montanha o Senhor disse: "Vós sois luz do mundo, e sal da terra!" ( Mt 5:13-16 ) "Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens!"

 Quantos homens e mulheres que deixaram tudo por causa do Evangelho, apaixonaram-se pelo Reino de Deus. A parábola deste Evangelho pode soar estranha aos nossos ouvidos,  e difícil de  se entender, mas olhando-a sob a luz do Espírito Santo, vamos percebendo onde Jesus quer nos exortar.

 Deus nós criou para o céu,  e não para a perdição eterna. A mensagem gira em torno dos bens deste mundo, é eles só servem para garantir a vida neste mundo, mas não serão alicerces para a vida eterna. 

 A não ser, que sejam usados para o bem, em prol dos pobres, dos oprimidos. Quando alguém tem muito, é porque falta para o outro que não tem nada.


 Pois o mundo em que vivemos decidiu, que o dinheiro e o poder, é, o seu deus fundamental, o resto não tem importancia, a miséria e a fome não se importa, o importante é sempre ter mais. 

Tudo o que temos neste mundo, é dom de Deus, e nos somos os administradores dos bens terrenos, que Deus colocou em nossas mãos, como falamos no texto acima,  mais cedo ou mais tarde, prestaremos contas ao nosso criador.

 Na primeira leitura da liturgia de hoje, o profeta Amós denuncia os enriquecimentos ilícitos, os truques conhecidos do mundo que não passarão despercebidos da justiça divina. ( Am 8:4 )

O ser humano, é o topo da criação, por isso prestará contas a Deus pela administração das coisas deste mundo, e também de sua alma.

 O administrador da parábola é esperto, e claramente busca cúmplice, sua consciência é suja, e também não se preocupa se em defender-se, e quer alienar mais pessoas consigo, para fortalecer-se seu egoismo sórdido e mundano, faz-nos lembrar dos corruptos deste mundo.




 Neste seculo os homens de negócios, conhecem maneiras corruptas sem éticas para garantir seus lucros. O mundo pouco se importa, com os necessitados, e, os meios desonestos justificam se  os meios, o fim alcançado.

 Jesus tira lições de vida para seus discípulos, nessa estranha comparação da parábola, Ele quer colocar na mente dos discípulos, esta mesma disposição que o mundo tem em relação com os bens terrenos, e os bens eternos do céu.

 Não podemos servir dois senhores, ou servimos a Deus ou ao dinheiro, Deus não pode ser substituído. Deixemos, pois as obras das trevas, a idolatria e, revistamo-nos das armas da luz. ( Rm 13:11-14)

 Jesus ao fazer a comparação dos filhos do mundo e os filhos da luz, está querendo incutir em nós, que os bens espirituais precisam serem bem administrados por nós. 

E preciso na luz do Espírito Santo, usarmos de todos os meios de criatividades da sã doutrina cristã, para que os dons sejam multiplicados; pelo bem comum daqueles que não conhecem a luz do Evangelho.  

 Os dons Espirituais são talentos recebido da luz de Deus como presente para os filhos. (Eclo 31: 5-8 ) Os bens deste mundo são infinitamente, pequenos em comparação com os do Reino do céu que está por-vir! 

 Os homens egoístas corruptos deste mundo, se preocupam, com os bens terrenos que são passageiros, fazem de tudo com esperteza de lucros, para  terem mais ao seu favor, até enfrentam riscos jurídicos com otimismo. 





 Também os filhos do Reino do céus, deverão saber administrar os bens deste mundo, os dons Espirituais com esperteza, para que satanás não joeire a salvação dos  pobres pecadores.

 Na parábola de hoje, o próprio Deus Pai, é o patrão defraudado, que nos receberá na morada celeste. Quem compadece dos pobres, emprestam a Deus! (Pr 19:17; Eclo 40:28-30) Neste Evangelho fica para nos Cristãos filhos da luz, trés orientações:


 O dinheiro em favor dos pobres necessitados da igreja visível que sofre; e tudo o que fizermos tem que ser com honestidade. Ser fiel e honesto no pouco e no muito! 

 E por fim; e que as riquezas, podem atrapalhar nossa relação com Deus, fazendo nos correr o risco, de transformar os bens materiais, em ídolos. 

Está aqui o que Nosso Senhor quer dizer para nós, para sermos espertos em relação as riquezas do mundo, quando sentirmos que corremos o perigo, de perder a graça de Deus, que é o maior de todos os tesouros.


 Jesus disse: Buscai primeiro o Reino de Deus e o resto virá por acréscimo. Esta é a lógica  para os filhos espertos da luz, que querem ir para o céu! Lembremos nos do imperativo da hora; aquela hora proclamada por Jesus é sempre atual; "esta é a hora"!?

Convertei-vós, crede no Evangelho, escolhei a quem quer servir, como único Senhor da nossa vida. Jesus é o Senhor! Irmãos! Nós somos filhos da luz, por isso caminhemos na luz, peçamos ao Espirito Santo que nos ilumine nossos passos com sua luz.

 E que todos os dias nos batize no seu Espírito, para que sejamos testemunhos vivos do Reino de Deus! Vamos buscar os valores mais duradouros, que pode ser o amor ao próximo, a começar pelo perdão das dívidas, assim como rezamos no Pai Nosso. 

Pai Nosso, que estais no céu, perdoai nossas dívidas, assim como como nós perdoamos a quem nos tem ofendidos, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai nos, de todo  mal. "Louvai o Senhor, que eleva os pobres!" (Sl 112) Amém! ( Mt 6:24-34 ) 

Jesus é o Senhor!


TEXTO CORRIGIDO, ATUALIZADO DO BLOG "JESUS É O SENHOR!" joseinacioh.blogspot.com  ANO "C" 2013 -- LIVRETO LITURGICO: "DEUS CONOSCO dia a dia"- 25º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO"C" 2016; Pg= 80-83 - ANO DA MISERICÓRDIA -- BÍBLIA DO PEREGRINO




Nenhum comentário:

Postar um comentário