domingo, 4 de setembro de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 15,1-10 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 - ANO DA MISERICÓRDIA - Leituras: 1ª Ex 32,7-11.13-14 - Sl 50 - 2ª 1 Tm1,12-17 -- COR VERDE - Tema: "A ovelha perdida!" Liturgia p/11/09/2016

                EVANGELHO SÃO LUCAS 15,1-10


Naquele tempo, 1 os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar.2 Os fariseus porém, e os mestres da lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.3 Então Jesus contou-lhes uma parábola. 4“Se um de vós tem cem ovelhas e pede uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontra-la? 5Quando a encontra coloca-a nos ombros com alegria, 6e chegando a casa, reúne os amigos, e diz: “Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!”7 Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.8 “Se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontra-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas e diz: “Alegrai vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!”10 Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte. Lc 15,1-10

Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!

       A MISERICÓRDIA REFAZ NOSSA VIDA!

ENCONTREI A OVELHA QUE ESTAVA PERDIDA! Lc 15,6

 O Evangelho deste Domingo, 24º Tempo Comum, como de sempre, estamos no Ano, "C" o de Lucas. A sagrada liturgia, nos-trás uma mensagem maravilhosa; a misericórdia do amor de Deus, por sua Igreja, seu povo. O Evangelho nós conta que Nosso Senhor, está falando com os discípulos, e também com os fariseus e  os escribas chefe do povo.

 Os fariseus eram pessoas que pregavam a moral, e as leis religiosas judaicas, mas não viviam o que pregavam. Acreditavam serem os únicos com as verdades do Velho Testamento, autossuficientes para cobrar as normas, os ritos, e  impor leis, um fardo para o povo  Judeu, sem contar os conquistadores romanos que os subjugavam.

 Esse Grupo de Judeus foram os responsáveis pela perseguição de Jesus, que terminou com sua morte na cruz. Muitas vezes vemos Jesus censurando esse grupo de judeus pela suas hipocrisias, e por estar querendo pó-lo em contradição, leva-ló ao tribunal dos romanos para condena-ló a morte. 

São Lucas usa da imagem do "Bom Pastor", nesta parabóla para falar do amor e  da misericórdia de Deus. O Senhor é o próprio Pastor que cuida de cada um de nós. O exemplo da ovelha na parábola e que, é um animalzinho, que precisa de muitos cuidados e direcionamentos.
JESUS É O BOM PASTOR!

 Qualquer descuido elas podem ficar doentes, machucarem, sua visão e fraca, podem cair em buracos, ou serem presa de predadores. O senhor nós compara com as ovelhinhas que precisa de cuidados e atenção. Esta ovelha somos cada um de  nós, que muitas vezes com  os nossos pecados, afastamos de Deus.

A ovelha extraviada, é a própria humanidade caída na miséria do pecado, longe do reconhecimento, da sua própria miséria, que não conhecem a misericórdia de Deus. Jesus é o próprio Bom Pastor que dá sua vida pelas ovelhas, que quer descer no precipício das profundezas da nossa alma, para resgatar o que é de mais belo em nós. A nossa pessoa, o nosso espírito!

Isso quer dizer, que o nosso Deus se preocupa, com os pobres , os excluídos, os marginalizados os doentes no caminho para o Reino do céu! Esse Evangelho e para encher-nós, de esperanças e fé, nossos corações! Não existe salvação eterna sem Jesus! Jesus é o Senhor!

 Aos olhos de Deus, todos somos iguais; mas  Ele olha para cada um de nós, como pessoas únicas, não importa a condição em que estejamos. Deus é amor! Os nossos pecados é como uma gota de água, diante do Oceano do amor infinito de Deus!

Na parábola, o pastor verificou que faltava uma ovelha no seu rebanho, por isso ficou triste, afrito, preocupado, ansioso, pela ausência da ovelhinha; e vai em sua procura, deixa as noventa e nove num lugar deserto e protegido, de  ladrões e predadores, e  busca a fujona. 

Quem é a fujona do Evangelho? Pode ser eu..! Pode ser cada um de nós! Somos todos nós, quando afastamos da graça de Deus, devido nossos pecados. O Senhor, o Bom Pastor não quer que se percamos; por isso na sua bondade infinita vem atrás de nós para nos salvar. 

Salvar-nos do que? Da morte eterna! Foi por isso que seu Filho unigênito, Jesus Cristo veio a este mundo. "Da mesma forma que este Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida como resgate por todos". (Mt 20,28)

O rebanho de Nosso Senhor, só é completo com a volta da ovelhinha perdida! O pastor da parabóla tem orgulho das suas ovelhas, e coloca em primeiro lugar os cuidados do rebanho. O Reino de Deus só e completo, com a presença de todos os filhos de Deus.

Se depender da misericordia de Deus Pai, nenhuma ovelha se perderá! Salmodiemo-nos! 5"O que é o homem para que dele te lembres, o filho de Adão para que dele te ocupes? 6Tu o fizestes menos que um deus, de glória e de honra o coroastes, (Sl 8,5-6)


 Neste Evangelho Jesus revela que somos os valores fundamentais do Reino de Deus! Irmãos a nossa lógica humana é egoísta, e as vezes até desumana. Quantos de nós não deixaria a ovelha marginalizada no caminho perdida, e contentaríamos com as noventa e nove? Não é isso que o mundo faz?

 Não e assim que acontecem, muitas vezes na nossa comunidade? Temos ido em busca do irmãozinho que se afastou da igreja? Preocupamos se eles estão bem, ou se correm risco de ir para outras pastagens? Os lobos estão lá fora, só esperando para dar o bote! Gritam, venham! Parem de sofrer! Querem  serem ricos? 

Irmãozinhos! Peguemos as nossas bíblias, leiamos:  "O perigo das riquezas." "Não acumuleis riquezas na terra, onde roem a traça e o caruncho, onde os ladrões arrombam e roubam. Acumulai riquezas no céu, onde não roem traça nem caruncho, onde ladrões não arrombam e nem roubam. Pois onde está tua riqueza, aí estará teu coração." (Mt 6,19-21)

Hoje o Senhor está também procurando por discípulos, que esteja disposto a deixar as noventa e nove, na sua comunidade, pois já estão bem alimentadas pela palavra que lá é semeada, e ir em busca de almas que o Evangelho não as encontrou, estão a deriva e perdidas, sequiosas por águas refrescantes do Espirito Santo!

 Em cada um de nós tem um pouco de pastor, e um pouco de ovelha. Existem varias formas de pastor e de ovelhas. Precisamos discernir, e tomar muito cuidado! um bom missionário se apega ao Espírito Santo para evangelizar! Que evangelizador seriamos para Jesus, sem pedir o Espírito Santo?!


Cuidado com os falsos pastores vestidos de lobos! Existem outros  apriscos que realmente são de Deus, pois semeiam e testemunham sã doutrina nós corações das ovelhinhas! Mas existem: "Muitos impostores vieram ao mundo dizendo que Jesus não veio em carne mortal: eles são o impostor e o anti-cristo". (2 Jo 1,7)

 E nós ovelhas que já bebemos da água do Espírito, é nosso dever sabermos escolher o aprisco do verdadeiro Pastor, arrebanhar as ovelhas sedentas  para Jesus.

E preciso proclamar o verdadeiro Evangelho, pois o mundo está sequioso das águas do Espírito. E preciso pregar o Evangelho na unção do Espírito. A segunda leitura de hoje, São Paulo pregava a palavra com poder do fogo do Espírito Santo, e as pessoas não enxergavam  Paulo, mas viam o Senhor Jesus ressuscitado. (1 Tm 1,12-17)

As pessoas era tocadas pelo Evangelho, curadas e libertadas do mal! Que nós também quando estivermos em missão, sejamos homens e mulheres humildes e cheios do Espírito, que não preguemos a palavra para nós aparecer, porque quem tem de aparecer, e o Senhor Jesus: " O Bom Pastor!"

Jesus termina esta parabóla dizendo: que o Pastor foi atrás da ovelha perdida e a encontrou, encontrando-a colocou-a nos ombros, e a trouxe muito contente para casa. E fez uma festa, convidou seus amigos dizendo: Alegrai comigo, porque encontrei a minha ovelhinha perdida.

 Foi por isso que Deus no seu amor infinito, enviou seu filho único, para nós encontrar e resgatar da morte eterna. Jesus é o nosso Salvador, o bom Pastor! O Senhor falou também que haverá festa no céu por um só pecador convertido, do que por noventa e nove justos que já goza da graça de Deus.

 É a alegria que sobe ao céu, e festeja no céu o acontecimento!  Salmodiemos com alegria porque o Senhor nos encontrou: "Vou, agora, levantar-me, volto a casa do meu Pai! Amém!

 Jesus é o Senhor!








TEXTO ELABORADO DO LIVRETO LITURGICO "DEUS CONOSCO dia a dia" Pg 58-60 EVANGELHO SÃO LUCAS 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 -- Reviu a publicação do Blog:  "JESUS É O SENHOR" 2013  ano "C" joseinacioh.blogspot.com - "A OVELHA PERDIDA! " Usou textos da BÍBLIA DO PEREGRINO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário