terça-feira, 13 de setembro de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 16,19-31 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 - Leituras: 1ª Am 6,1a. 4-7; Sl 145; 2ª 1 Tm 6, 11-16 -- ANO DA MISERICÓRDIA -- Cor verde -- Liturgia p/25/08/2016

                 
       
               


19 Naquele tempo Jesus contou a seguinte parábola: Havia um homem rico que vestia púrpura e linho e banqueteava esprendidamente cada dia. 20 E havia, um pobre chamado Lázaro coberto de chagas, e deitado na porta do rico.21 Queria saciar-se com o que caía da mesa do rico. Até os cães iam lamber-lhes as chagas.22 O pobre morreu e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e o sepultaram.23 Estando no hades, em meio a tormentos, levantou os olhos e avistou Abraão com Lázaro a seu lado.24 Chamou-o e lhe disse: Pai Abraão, tende piedade de mim, e envia Lázaro, para que molhe a ponta do dedo na água e me refresque a lingua, pois estas chamas me torturam. 25Abraão respondeu: Filho recorda que em vida recebestes bens, e Lázaro, por sua vez, desgraças. Agora ele é consolado, e tu atormentado. 26Além disso, entre vós e nós, há um abismo imenso: de modo que, ainda que se queira, não é possivel atravessar daqui até vós, e nem passar daí até nós.27 Insistiu: Então, por favor manda-o à casa de meu pai,28 onde tenho cinco irmãos, para que os admoestes a fim de que não venham também eles parar neste lugar de tormento.29 Abraão lhe disse: eles tem Moisés e os profetas: Que os escutem.30 Replicou: Não pai Abraão; se um morto os visita, eles arrependerão.31 Disse lhe: Se não escutam Moisés nem os profetas, mesmo que um morto ressuscite, não lhe farão caso.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!
  


 Queridos irmãozinhos estamos no 26º Domingo do Tempo Comum, ano liturgico "C". É o Evangelho de São Lucas uma parábola, que Jesus nos contou para pensarmos na eternidade, São Lucas narra-a, para o nosso crescimento espiritual.

 Esta parábola é diferente das outras, tem sentidos metafóricos para entendermos a urgência da nossa conversão, quanto a eternidade, quanto o tempo em que estivermos aqui neste mundo e também quanto o plano do Reino dos céus.

 Ela tem dois pólos: "O tempo e a eternidade." O tempo de conversão é agora neste mundo; pois para cada um de nós, a eternidade não tardará!

 Fazendo uma análógia do contexto do Evangelho, vemos que, alguns personagens da parábola tem nomes, e outros não. Fala do colo de Abraão, que é o próprio céu; e o inferno de fogo que é a ausência total de Deus.

Os dogmas de fé cristão, faz-nos entender, se tratar de uma história verídica que aconteceu com aquele homem rico na eternidade.  No Evangelho de hoje, Jesus revela para nós, o que acontecerá na eternidade quando deixarmos este mundo. ( O inferno: Cat 1033; 1034;1035;1037 ) ( Juízo final: Cat 1038-1040)

  A doutrina da Igreja Católica, tem seu dogma de fé, todos nós compareceremos no tribunal do Senhor! Esta parábola nos exorta a urgência do Reino de Deus, à uma verdadeira conversão.

 Pois o tempo se urde com rapidez rumo a eternidade. O Evangelho de Domingo passado, nos falava dos filhos da luz e os do mundo! (Lc 16,1-13) 
CRIANÇA MORTA -  Candido Portinari
Pode ser que não de tempo, se deixarmos para o amanhã nossa decisão de conversão, pois a morte é iminente. A parábola do rico epulão, nos discerne nestes finais de tempos, quanto aos marginalizados, os pobres excluidos,  restólho, vitimas do Capitalismo.

 Se um homem tem de mais a sua mesa, e o outro não tem nada para comer, com certeza segundo a palavra de Deus, um irá ao inferno ao morrer. O inferno é a total ausência de Deus, e o céu é o colo do próprio Deus que nós iluminará. ( Ap 21:23; 22:5 )

  Irmãozinhos! Não vamos tapar o sol com a peneira, e pensar que tudo será resolvido na eternidade, que Deus na sua bondade infinita, já nos salvou e estamos perdoados, que podemos continuar naquela vida imanente e dissoluta sem Deus, pois o inferno é real, existe.

A CRUZ SAGRADA SEJA MINHA LUZ! 

 O mundo pagão, prega e vive a imanência, o oposto a vida sem Deus, por isso o mundo diz ao mundano: Não vamos misturar as coisas....?! acreditemos só na ciência....?! deixa a religião pra-lá! Isso é coisa de carola! O importante é o hoje, vamos gozar a vida!

Irmãoszinhos! Lembremo-nos do "Imperativo da hora do Senhor"! Aquela hora proclamada por Deus: "Vinde, bendito de meu Pai, para herdar o Reino preparado para vós desde a criação do mundo". (Mt 25,34)  Lembremos da parábola de hoje, é tempo de conversão, convertamo-nos ao Evangelho!

 Deus deixa  claro que o tempo de  mudança de vida  e agora,  Ele já fez sua parte de amor para conosco, enviando seu filho único salvador, para nos redimir  de todos os nossos pecados! 

  Os profetas estão no mundo pregando e testemunhando o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ouçamos a palavra de Deus, antes que seja tarde demais! Uma vez numa meditação, o Senhor fazia uma pergunta: "Ondes pretendes passar sua eternidade?!" No céu, ou no inferno?!

 Quantas pessoas que estão no mundo, sem se preocupar com a eternidade, porque não conhecem a "Misericórdia Divina. O Evangelho é um apelo à nossa conversão, principalmente aqueles que estão preocupados com os prazeres deste mundo.

LAZÁRO SENDO LEVADO AO COLO DE DEUS NO CÉU!
Os prazeres, as preocupações, os afazeres do mundo, podem nos alienar ou encantar, e tornar-nos insensíveis, com um coração empedernido, às carências de nossos próximos, principalmente os pobres margina-lizados esquecidos muitas vezes pela sociedade. 

 No contexto do Evangelho primeira cena, apresenta o rico e o pobre Lázaro, o  rico na sua vida terrena, só viveu gozando a vida, e não teve compaixão dos pobres, como o mendigo Lázaro. (Cat 1821 Esperança e glória dos céus ) Lazaro é sinônimo de todos os pobres excluidos, e abandonados.
 Pobres retirantes excluidos - Candido Portinari
 O rico seu nome, e dos seus cinco irmãos dissolutos são omitido, pois representa todos aqueles que neste mundo consumista, se preocupa com seu egocentrismo, e de um pluralismo que só fica na promessa e conversa fiada,  não se compadecem dos pobres. 

Milhões  de gente sofrem injustiça, perseguições, violências e morrem de fome no mundo, por causa dos gananciosos do poder. Um dia os epulões prestarão  contas ao criador!

  A parábola nos conta, que o pobre Lázaro todo chagado e doente, ficava sentado a porta do rico, e desejava comer das sobras do seu banquete, mas nem isso, o epulão lhe dava.

Aqui a figura do Lázaro prefigura todos aqueles que sofrem por falta de justiça, e são perseguidos pela sociedade desumana.

 O mundo prega o anti-evangelho, de que precisamos gozar a vida, que precisamos ter dinheiro, pois a morte será inevitável, (Diziam os romanos) comamos e bebamos pois amanhã haveremos de morrer. 

Já dizia  Eclesiástico: Lembra-te de teu criador nos dias da sua mocidade.....antes que o pó volte à terra donde veio, e o sopro volte a Deus, que o concedeu.Ecl 12:1.7 )


 Na narração do Evangelho, se inverte as posições, morreu o rico e o pobre. Lázaro foi levado pelos anjos ao céu para o ceio de Deus, e recebeu sua recompensa eterna, quanto o rico foi precipitado no abismo do inferno sua ruína. 

Este texto do Evangelho de Lucas, da nos entender o enfoque, que o personagem-chave é o rico, que fez o uso das riquezas deste mundo dissoluta-mente  e não granjeou amigos no Reino do céu. ( Lc 16:9 ) 

 Uma vez perguntaram a Jesus, como seremos no céu, Ele respondeu, no céu  todos seremos anjos. Isto quer dizer que não teremos um corpo terreno, mas um corpo de glória, ressuscitado espiritual. (Mt 22,30; Jo 14,1-3; Ap 22,20)

 Lucas dá animação de vida terrena na alegoria, com um quadro imaginário, o literal geográfico do céu, e do inferno, personagens, para levar a mensagem às comunidades cristãs primitivas, acerca da conversão ao Reino do céu. 

Jesus disse que existe um abismo entre o céu e o inferno, que não se pode passar para-lá e nem para-cá. Esta travessia a gente constrói aqui na terra, granjeando amigos, através do amor ao próximo, sem olhar a quem.


 Esta ponte para o céu se chama Nosso Senhor Jesus Cristo! E claro que podemos tomar todo o texto, e só falarmos das pastorais sociais, dos pobres excluídos, e as lutas pelas causas sociais deste mundo.

 Mas precisamos lembrar que o Reino de Deus, começa aqui e termina no céu; podemos correr  risco, de só ficarmos aqui neste mundo, esquecermos da eternidade que nós virá. Por isso a importância do Evangelho da ultima hora de Jesus: Convertei-vós credes no Evangelho! (Mc 1,12-15)

  De que valeria uma filosofia, de dar   bens materiais aos pobres, mas eliminar o sacrifício de Cristo da cruz? ( Cat 1013)  De que valeria o Evangelho enganoso da prosperidade, o curandeirismo,  aqueles que não reconhecem o sacrifício único de Cristo na cruz!?

 O Senhor dirá aos homens naquele terrível e maravilhoso dia: Afastai vos de mim, porque não vos conheço! Pois tive fome e  sede não me destes de comer e beber, tive frio e não me cobriste? Mt 25:41-46 )

 Ser rico não e pecado, mas deixar de partilhar com os pobres, é, roubar de Deus,  deixar ser condenado ao inferno. ( Cat 2443)  Deus abençoa aqueles que ajudam os pobres, e reprova aqueles que se afastam deles: "Dá ao que pede e não voltes as costas ao que te pede emprestado." ( Mt 5:42 ) 

 Jesus Cristo reconhecerá seus eleitos pelo que tiverem feito pelos pobres. "Pensemos no tempo e na eternidade". O Tempo de conversão e mudança de vida é agora, pois a eternidade não tardará. Amém!

JESUS É O SENHOR!

TEXTO CORRIGIDO E ATUALIZADO DO COMENTÁRIO DO BLOG "JESUS É O SENHOR! joseinacioh.blogspot.com  -- EVANGELHO SÃO LUCAS 16,19-31 - 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2013 "Ano da Fé" -- DEUS CONOSCO dia a dia - EVANGELHO SÃO LUCAS 16,19-31 ano "C" 2016 Pg 99-102 -- "Ano da Misericórdia!" -- BÍBLIA DO PEREGRINO.






Nenhum comentário:

Postar um comentário