domingo, 28 de agosto de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 14,25-33 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 ANO DA MISERICÓRDIA; -- Leituras: 1ª Sb 9,13-18; Sl 89; 2ª Fm 9b-10.12-17 - cor verde -- Liturgia p/04/09/2016



                      
               A VOCAÇÃO PARA SEGUIR  CRISTO!



Naquele tempo,52 grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se. Ele lhes disse:26 “Se alguém vem a mim, mas não desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.27 Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.28 Com efeito, qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário,29 ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso, começarão a caçoar, dizendo:30 Esse homem começou a construir e não foi capaz de acabar.31 Ou ainda: Qual o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32 Se ele vê que não pode enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz.33 Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!” Lc 14,25-33

Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!



 Queridos irmãozinhos, Igreja povo do Senhor! A Comunidade  neste Domingo vai se reúnir em torno da mesa Eucaristica, para  agradecer a Deus e celebrar a vida. A vida é um dom de Deus!

 O Evangelho de Domingo passado a liturgia nos falou do banquete do Senhor, os pobres estropiados, os cegos e os coxos, que serão pela misericórdia de Deus; os preferidos do Reino naquele dia final.

O Evangelho de hoje, nos fala, da vocação do verdadeiro discípulo; das exigências para aqueles, que entram para o banquete do Reino de Deus, não queiramos neste mundo sermos os primeiros, mas os últimos de Cristo.

 Vamos acolher a palavra do Senhor em nossos corações meditando-a! "Vinde Espírito Santo de Deus sobre nós e dai nos o dom da humildade para amarmos os nossos semelhantes!"



Frequentemente, ouvimos falar de uma sabedoria cristã, mas talvez devamos confessar que ainda não sabemos exatamente em que consiste. Hoje a sagrada liturgia nos levar a descobri-la.

 O método é o de sempre, baseado na escuta e meditação da palavra de Deus. Para entendermos o sentido das palavras de Nosso Senhor no Evangelho é preciso, descobrir a quem são dirigidas.

 Elas são dirigidas aos discípulos, àqueles que concordaram em seguir Jesus, disseram o seu sim: E este sim são também cada um de nós leigos “Onde quer que fores iremos contigo Senhor!” (Lc 9,57)

 O verdadeiro discípulo não põem em questão seguir ou não Jesus, mas como segui-lo, quais são as exigências do seguimento de Jesus. Para ser discípulo do Cristo, tem exigências que  pode nos desiludir.



 São três exigências que Jesus impõe para segui-lo, e não é um caminho cheio de felicidade, mas de renuncias. A primeira é deixar o aconchego familiar, que não é fácil.

 A segunda é renunciar a própria vida, “tomar sua própria cruz”, pois o verdadeiro discípulo não pode viver, e fazer opção egoístas no caminhada para o Reino. (Lc 9,23-24)

 E a terceira é a renuncia aos bens, que podem escravizar, e nos transforma-los em ídolos. O discípulo que não renunciar tudo isso não é digno de seguir o Senhor!





 Jesus disse: “Se alguém vem a mim, mas não desapega de sua pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até a própria vida, não pode ser meu discípulo. (Jo 14,26)

 Nosso Senhor quando diz, que a família não pode atrapalhar o chamado vocacional, não podemos interpretar o texto no literal, pois a família e benção e dom de Deus.

 É delas iluminadas, que  nascem o chamado vocacional. Feliz, abençoada é a família que no seu ágape, gerar  espiritualmente filhos sacerdotes e religiosos, para a vinha do Senhor!

 Lembremo-nos daquela passagem no Livro dos Reis; a família de Eliseu fez uma grande festa, com a vocação de profeta do seu filho Eliseu, quando Deus despertou nele o chamado, ser discípulo do profeta Elias. (1 Rs 19,16-21)




 Fizeram um banquete de despedida para Eliseu, com as brazas da madeira do arado, um churrasco das carnes das juntas de bois, que o jovem lavrava os campos de sua família. (1 Rs 19,19-21)

Lembremo-nos, quem segue Jesus Cristo crucificado, será também perseguido, porque o inimigo da nossa salvação não quer Jesus Cristo seja   Senhor! Senhor da nossa família, Senhor da nossa vida, Senhor da nossa vocação e Senhor da nossa salvação!

 Pois quando assumimos sermos seguidores de Jesus Crucificado ressuscitado, adentramos num terreno espiritual; é neste terreno espiritual estão os anjos do bem, que combatem a nosso favor contra os  das trevas do mal.


 Os das trevas são os que tentam os preferidos do Senhor! A mensagem de Jesus no Evangelho de hoje, insiste-nos no conhecimento das condições, e a plena consciência da decisão, de seguir as pegadas do divino Mestre. Isto é ser um imitador de Cristo!

O seguimento, a Jesus é radical e pressupõe a renúncia de tudo, pois o seguidor do Senhor, deve estar livre para amar os irmãos sobretudo os pobres e marginalizados. (1Cor 7,7-8) ( Os sacerdotes da Igreja Católica são celibatários, por vocação, para servir melhor a  Deus, e na Igreja que é a sua família.)



Também nós comunidade, não podemos dizer ser cristão, aquele que não se compromete com o Reino de Deus! Aceitar o Reino de Deus não é algo de somenos importância; é a escolha decisiva.

 Nela se joga a totalidade do homem; para nos dar conta de quanto seja importante, basta que se pense que, para entrar nele é preferível, se necessário renunciar o próprio olho, à própria mão, até mesmo perder a própria vida. 

Quem não amar Jesus, não vai compreender essas palavras radicais do Senhor, que está de acordo com o maior mandamento do amor ao próximo. “Eis que vos dou um novo mandamento, amai vos uns aos outros como eu vos tenho amado!” (Jo 13,34)



 Ainda existe, o outro ponto de conflito que a cruz! “Quem quiser seguir-me tome sua cruz e venha após mim”. ( Lc 9,23; Mt 16,13-26) Pois caminhar com o Cristo, seremos mal entendidos, e perseguidos por causa da palavra  do Senhor!

Neste Evangelho, Nosso Senhor está caminhando para Jerusalém; Lucas em todos os texto de seu Evangelho, menciona pelo menos dez vezes, que Jesus está se dirigindo para Jerusalém. 

Porque...? Porque lá em Jerusalém dará o desfecho final, da sua missão salvífica. Deus será glorificado com seu martírio redentor, por toda a humanidade pecadora.

 Enquanto Ele caminha, como Missionário peregrino itinerante, vai conquistando o povo e os vocacionados, querendo segui-lo! Uma vez alguém no meio da multidão disse: “Senhor onde fores eu irei também!”

Jesus disse lhe: “ As raposas têm sua tocas, as aves do céu seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde encostar sua cabeça. (Mt 8,19-22)


 Outro disse: Senhor vou contigo, mas deixa enterrar meu pai, e Jesus disse: “Segue-me! Deixe que os mortos enterrem seus mortos. ( Lc 9,57-60)

Isso quer dizer, que seguir o Cristo tem as renuncias, e as vezes até as do mais sagrado, que seria sepultar um ente querido. Por isso os discípulos de Jesus pediram que lhe aumentassem a fé. (Lc 17,5) 

Pois para sermos evangelizadores prá-valer precisamos de um encontro pessoal com Jesus Crucificado ressuscitado. O batismo no Espírito Santo nós deixará apaixonados e fortes para lutar pelo Reino de Deus!

 Sem esta graça do Espírito Santo, não podemos ser bons missionários na nossa comunidade, será como malhar ferro frio, não convenceremos ninguém. Só o Espirito Santo de Jesus, pode nos ajudar.

Todos nos Cristãos vocacionados no seguimento da missão devemos estar cientes das dificuldades que encontraremos, e dos compromissos com o rebanho do Senhor, qual nos incubiu de levar a alegria da mensagem da Boa Noticia.

 Precisamos sermos, obedientes ao nosso Pároco, nossos pastores Bispos, pois eles são chamados a vocação sacerdotal; para cuidar de nós que somos o rebanho do Senhor!

 Sem eles não existe para nós, o sacramento da Eucaristia! Fica aqui perguntas para cada um de nós! Qual é a nossa vocação rumo ao Reino de Deus?  Pois não é para lá, que caminhamos? Amém!

 Jesus é o Senhor!

Fontes: TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA LIT: "O VERBO SE FAZ CARNE pg 720-725 EVANGELHO DE SÃO LUCAS 14,25-33 ANO"C"-- LIVRETO LITURGICO DEUS CONOSCO dia a dia pg 38-40.119 EVANGELHO DE SÃO LUCAS 14,25-33 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO “C” 2016 – REVIU O TEXTO DO COMENTÁRIO DO BLOG "JESUS É O SENHOR!" 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO “C” 2013  joseinacioh.blogspot.com - ANO DA FÉ – CONSULTOU A BÍBLIA DO PEREGRINO.
                                               















Nenhum comentário:

Postar um comentário