domingo, 14 de agosto de 2016

SOLENIDADE ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA - Evangelho São lucas 1,39-56 ano "C" 2016, 1ª LEITURA: Ap. 11,19a;12,1.36a.10b. Sl 44;2ª 1 Cor 15,20-27ª Liturgia p/21/08/2016 ANO DA MISERICÓRDIA!



                             MARIA VISITA ISABEL

Naqueles dias,39 Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo apressadamente, a uma cidade da Judeia.40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.42 Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?44 Logo que sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor prometeu”.46 Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor,47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,48 porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada,49 porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é Santo, 50 e sua misericórdia se estende de geração em geração, a todos os que o respeitam.51 Ele mostrou a força de seu braço; dispersou os soberbos de coração.52 Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes.53 Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias.54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão  e de sua descendência, para sempre”.56 Maria ficou três meses com Isabel, depois voltou para casa.
  Palavra da salvação
  Glória a vós, Senhor!




Queridos irmãozinhos povo de Deus, o Evangelho deste Domingo é muito lindo e gracioso, São Lucas narra a visita de Maria a sua prima Isabel.

 È o chamado “Evangelho da infância” que ocupa dois longos capítulos e é, contribuição própria de Lucas, que pôde contar com informações orais  ou documentação já elaborada.

 Alguns exegetas dizem que as informações, Lucas recebeu diretamente de Maria, a mãe de Jesus, ainda viva, cuidada como mãe da jovem comunidade cristã, pelo Apóstolo São João.

 Ele nos conta que o Espírito preenchia ou guiava, ou inspirava as principais personagens. Quando soube que Isabel estava grávida, partiu apressadamente para a casa da prima que ficava nas serras da Galileia.

 Maria com todo seus problemas de gravidez, e seus familiares e seu esposo José, se preocupou com a saúde de sua parenta Isabel, que está em estado de gestação devido a idade avançada, e vai na qualidade de serva, prestar seus préstimos.

 Maria é a mulher bem-aventurada, a escolhida entre todas as mulheres; Ela é a mulher do Apocalipse; por isso a Igreja sem medo de dizer heresias, chama-a de co-redentora, medianeira de toda a Humanidade; que estava atrelada ao pecado original.

 Porque ela com seu “sim” nos trouxe o Salvador a este mundo para nos remir. Sabemos que Maria não é deusa, mas depois de Jesus não existiu neste mundo alguém maior! 

Maria tem o seu lugar próprio, nesta linda e maravilhosa Igreja Católica Apostólica Romana, santa e pecadora.

 Se existiram, grandes profetas no Antigo Testamento, que veneramos; porque aquela que nós trouxe o Filho de Deus, não é importante para nós?

 Ela é a preparada e devemos venera-la como a primeira entre nós, Deus Pai a glorificou, e antecipou seu arrebatamento, em sua assunção ao céu.

 Foi o próprio Deus que à quis, no seu plano de amor por nós, através do Anjo Gabriel saudou-a, naquele lindo dia que ela seria a mãe do nosso Salvador: “Ave Cheia de Graça, o Senhor é contigo!”  ( Lc 1,28)

AVE CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONTIGO!

 Desde os primeiros tempos da Igreja do Senhor, os teólogos e Santos Padres, já tinham uma veneração carinhosa pela mãe do Senhor. O próprio protestante Lutero que se separou da Igreja Católica, tinha veneração e devoção a Virgem Santíssima e rezava o santo terço.

 O Novo Testamento fala pouco de Maria, porque a missão dos evangelistas é fazer com que Jesus apareça, e tenhamos uma experiência de salvação Nele; isto é um encontro pessoal com o Senhor!

 A Igreja Mãe, crê que a mãe do Senhor terminado seu curso de vida terrestre foi arrebatada ao céu, de corpo e alma, já que essa promessa é estendida, a todos os crentes, no último dia final.

  O dogma da assunção de Maria foi proclamado pelo Papa Pio XII, em 1º de Setembro de 1950, com a “Constituição Apostólica Munificentissimos Deus”.

 A Santissima Virgem é a escolhida, seu corpo Santo e integral de pureza, a única preparada de Deus, para a vinda do Salvador Messias.

 Porque o Todo poderoso haveria de esquece-la na sua onipotência misericordiosa? A assunção de Maria constitui uma participação singular, na ressurreição de sua filho Jesus.

 Jesus é a nossa confiança e garantia, pois Nele esperamos também as promessas de nossa ressurreição, quando vier em gloria, para arrebatar a sua Igreja nos ares. (CIC 966)

Irmãozinhos..! Não tenhamos medo ou vergonha de de chama-la de Mãe, pois ela é a mãe de nosso irmão maior: Nosso Senhor Jesus Cristo.

Aqueles que contestam estas verdades estão longe do reconhecimento do amor de Deus, que abdicou sua realeza e veio a este mundo ao nosso encontro, para nos salvar da morte eterna.

 Mesmo aqueles que tem aversão por Maria, não podem falar mal dela, pois ela sempre será a Mãe do Senhor. Foi Deus que quis assim!  (Lc 1,26-38; 1,39-45)

Podem protestar a vontade contra ela, e desejar só o seu Santíssimo Filho ; Ela não deixara de ser a mãe do Senhor e ocupar seu lugar de Mãe e mestra da Igreja Mãe.

 O demônio  não aceita a mãe de Jesus, por causa de sua humildade e obediência, pois a antiga Eva não foi fiel a Deus, ouviu a voz da serpente, mas a "nova Eva" ouviu a voz de Deus. (Gn 3,1-23)  Pois plena do Espírito Santo cantou o Magnificat:

46“Minha alma proclama a grandeza do Senhor,47 meu espírito festeja a Deus meu salvador,48 porque olhou a humildade de sua escrava e daqui para frente me felicitarão todas as gerações.49 Porque o poderoso fez proezas,  seu nome é sagrado.50 Sua misericórdia com seus fieis continua de geração em geração.51 Seu poder é exercido com seu braço: dispersa soberbos em seus planos:52 derruba do trono os potentados e exalta os humildes:53 cumula de bens os famintos e despede vazios os ricos.54 Socorre Israel seu servo, recordando a lealdade, 55prometida a nossos antepassados, em favor de Abraão e sua descendência para sempre.56 Maria ficou com Isabel três meses, e depois voltou para casa. (Lc 1,46-56)


O cântico de Maria interpreta a vinda de Jesus, proclamando o socorro que vem do céu, em favor de seu servo Israel, de quem ela é símbolo, em contraste com os que são dispensados, vão embora de mãos vazias. ( Lc 1,53)

Hoje celebramos Maria assunta ao céu, sinal da humanidade nova iluminada e transformada pela energia do Espírito Santo da ressurreição de Cristo.

A Virgem Maria coopera ativamente no plano da salvação, nos leva a Jesus, e não tenhamos medo de dizer que ela é a co-redentora no plano salvífíco do Pai do Céu.

Alegremos irmãos! Já temos um protótipo humano no céu! Alegremo-nos, porque em Maria temos um sinal bem concreto da discípula fiel, que percorre o caminho do seu Filho até o fim, como “a Mulher de pé”, aos pés da cruz. (Jo 19,25-27)

Inspirado nela ouçamos sua voz nas Bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser! (Jo 2,5) A visita de Maria a sua prima Isabel e o seu cântico de ação de Graças faz parte do Evangelho da infância do Menino Jesus.

 Narrado maravilhosamente pelo Evangelista Lucas, qual ele projeta às igrejas primitivas a luz deslumbrante da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

MARIA É A MULHER DO APOCALIPSE!

 Abriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a Arca da Aliança. Então apareceu no céu um grande sinal: Uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de dez estrelas. (Ap 11,19ª;12,1) É Maria a Mãe de Jesus, é Maria a Senhora da luz! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTOS ELABORADOS DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA – EVANGELHO SÃO LUCAS 1, 39-56 ANO “C” – Lit. “O VERBO SE FAZ CARNE” ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA Pg 843-845  -- DIA DO SENHOR – Guia para celebrações   das comunidades – Marcelo Guimarães e Penha Carpanedo Pg 259 - EVANGELHO SÃO LUCAS 1,39-56 ANO “C”  – DEUS CONOSCO dia a dia Pg 87-89 – EVANGELHO SÃO LUCAS 1,39-56 ANO “C” 2016 – BÍBLIA DO PEREGRINO – Reviu o Blog: JESUS É O SENHOR ano 2013 – Joseinacioh.blogspot.com


















Nenhum comentário:

Postar um comentário