domingo, 16 de outubro de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 18,9-14 - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO"C" 2016 - "ANO DA MISERICORDIA!" Leituras: 1ª Eclo35,15b-17-22a; Sl 33, 2ª 2 Tm4,6-8.16-18 -- Liturgia p/23/10/2016 - Cor verde


                                 O FARISEU E O PUBLICANO! 
                          


  9  Naquele tempo disse Jesus: Para alguns que confiava em sua própria honradez   e desprezavam os demais, contou lhes esta parábola. 10 Dois homens subiram ao templo para orar: Um era fariseu, o outro coletor. 11 O fariseu, de pé, orava assim em alta em voz baixa: O Deus, eu te dou graças porque não sou como o resto dos homens, ladrões, injustos, adúlteros, ou como esse coletor. 12 Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo o que possuo. 13 O coletor, de pé e à distância, nem sequer levantava os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus tem piedade deste pecador. 14 Eu vos digo que este voltou para casa absolvido, e o outro não. Pois quem se humilha será exaltado.
.
  Palavra da salvação.
  Glória vós Senhor!


  Querida Igreja povo de Deus! Estamos diante de mais uma belissíma parábola, que Nosso Senhor nos contou. A liturgia de hoje dirige de cheio à Igreja, e a igreja somos todos nós.

 Antes de fazermos a analógia do belissímo contexto do Evangelho de Lucas deste 30º Domingo do Tempo Comum, lembremos que a Igreja Católica, ela é Santa e pecadora.

 Santa porque foi fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo  e iluminada, assistida, constantemente pelo Espírito Santo! Outra é Igreja caminhante, terrena, peregrina, que somos todos nós.

 Ela é formada de homens  e mulheres pecadores,  que precisamos de conversão e da misericórdia infinita de Deus,  todos os dias da nossa vida. 




A pergunta é, somos salvos, pelas obras, ou pela fé? Podemos gabar-nos de ter feito alguma coisa para ganhar a salvação? Só a fé já nos basta para sermos salvos?

 São Paulo nos diz na carta  que, "a nossa salvação, não se baseia em obras ou cumprimentos da lei, mas pela fé em "Nosso Senhor Jesus Cristo! "( Ef 2,8-10)

 "Serão salvos todos aqueles que o Senhor encontrar lutando contra o pecado, com fé clamando a misericórdia do Senhor!" A nossa salvação vem da misericórdia de Deus Pai, que nos amou ao extremo, enviando seu Filho único a este mundo, para que tivessemos vida eterna. (Rm 3,28)

São Tiago exorta: "Se a fé não tem obras ela é morta, mas se pode mostrar que temos fé, mostrando obras". (Tg 2,18) Irmãozinhos em Cristo, diante do sistema do anti-cristo neste finais de tempos, como é  a nossa oração com Deus?

 São Tiago nos exorta que os demônios também creem. (Tg 2,19)  Então? Rezamos igual o fariseu, ou como o pecador contrito? Pois a fé é o fundamento da esperança, daquilo que se espera e não se vê!  (Eb 11,1-40) O que o cristão espera? Que Jesus venha. "Vem Senhor!" (Ap 22,20)

 Jesus disse, que não basta só cumprir os mandamentos  as leis, se o coração humano não for um coração segundo o coração de Deus. Pois salvação é um presente de Deus, para todos aqueles que crerem no "Cristo crucificado ressuscitado", que nos salvou para a vida eterna.

QUEM É O HOMEM PARA QUE DELE SE LEMBRE? Sl 8,4

 A salvação é um dom de Deus, que exige como condição a fé, para se elevar até Ele. A fé  produz esperança, e esperança produz a caridade; mas não uma caridade interesseira, mas aquela que surge de uma experiência de piedade com o amor de Deus, que mortifica todo o orgulho, e a soberba  egocêntrica humana.

 Por isso todo aquele que experimenta  este amor de Deus, tem fé  e obras, as obras pelo nosso próximo é por causa da esperança no amor de Deus, que transforma-se em amor e caridade. Jesus contou na párabola  que subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu, o outro publicano. 

O fariseu da párabola é um judeu, que cumpria a risca  os mandamentos e as normas da lei; sua fé era egocentrica, fez uma oração de louvor a Deus. Na sua oração  exortou só a si próprio, gloriando das suas qualidades.


  Ele rezou veemente. Oh Deus, te dou graças porque não sou ladrão..! Não sou Injusto..! Não cometo adultérios, faço jejum, pago o dízimo corretamente..! Não sou como este aí, um pecador, coletor de impostos; não sou como o resto dos homens..!

 Uma oração assim é hipócrita, egocêntrica, pois confia na sua própria justiça, despreza os outros. Deus é surdo para estas orações vazias sem conteúdos de humildade. O fariseu estava preocupado com o seu "eu," suas virtudes, o seu basta.

 Ele tinha tudo; menos o essencial, a humildade que é graça de Deus! O publicano estava a distância nem sequer ousava levantar os olhos, e batia no peito. Meu Deus tem misericórdia de mim, porque sou pecador! Nossas orações só serão ouvidas por Deus se nascer de um coração simples e humilde.



 O Publicano não tinha as qualidades do Fariseu, mas tinha a graça de se reconhecer pecador e dependente do perdão de Deus. Precisamos reconhecer que não somos melhores que ninguém, e que a nossa salvação vem da misericórdia infinita de Deus! Como pecadores, somos muitas vezes, um pouco destes dois homens, ao mesmo tempo. 

Como publicano somos os pecadores mendigos do perdão de Deus, como fariseus julgamos, que somos justos, é o meu próximo não tem a graça de Deus, julgamos melhor que os outros.

 Por isso que Jesus disse, que as prostitutas e os ladrões poderão nos preceder no Reino dos céus. ( Mt 21:31)  O cristão convertido a caminho do Reino, deve decidir-se pela maneira correta de agradar a Deus, evitando caminhos enganosos. 

ONDE PRETENDES PASSAR SUA ETERNIDADE?

E tentador acharmos merecedores, da graça da intimidade com Deus, acharmos que estamos salvos, porque cumprimos todos os mandamentos da lei de Deus, ou estamos fazendo alguma obra de caridade. Pela prática da lei nenhum homem será justificado, mas em Jesus Cristo Nosso Senhor seremos salvos. (Gl 2:15-16)

Somos publicanos quando assumimos pecadores, e dependentes de Deus; fariseus quando julgamos sermos melhores, justos, e honestos, de um coração egoista. O cristão pecador é aquele que assume seu pecado diante de Deus, sabe que a oração egoísta, prepotente, nunca será ouvida por Ele.

 Jesus disse: Buscai primeiro o Reino de Deus, e tudo mais vós será acrescentado. (Mt 6:33) Neste finais de tempo tem-se  pregado  falsas doutrinas, estes anúncios tem levado a muitos acolherem o falso evangelho do anti-cristo, os fieis pecadores  correm  perigo, de ficar só nos apegos imanentes deste mundo.

 E convencidos de que receberam todas as graças de Deus,  perdem a maior das graças, que é o anúncio do Reino do céu,  a vida eterna. Vejam, qual dos dois homens voltou justificados para casa, quando deixaram o templo?


 O fariseu voltou do templo convencido do seu "eu", não sou como aquele pecador que dá míseras moedas, eu dou grandes ofertas. Sou abençoado, serei   mais  ainda prosperado..! Mas para Deus foi o pecador publicano que lavou a alma, pedindo perdão a Deus,  foi justificado.

 Deus quer fazer milagres em nossas vidas, mas em primeiro lugar Ele quer curar o nosso coração, tirar de nós todas as amarras egoístas, que podem nos desviar do caminho da meta do Reino dos céus. Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO MODIFICADO DA PUBLICAÇÃO "JESUS É O SENHOR!" 2013 - EVANGELHO SÃO LUCAS 18,9-14 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2013 ANO DA FÉ. joseinacioh.blogspot.com - Lit. DEUS CONOSCO dia a dia: EVANGELHO SÃO LUCAS 18,9-14 ANO "C" 2016 ANO DA MISERICÓRDIA - Pg 91-93 - BÍBLIA DO PEREGRINO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário