domingo, 16 de novembro de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 25,31-46 -- SOLENIDADES FESTA DE "CRISTO REI" -- ANO "A" 2014 -- LITURGIA PARA 23/11/2014


                
          CRISTO, SENHOR DO TEMPO E DA HISTÓRIA!
VINDE SENHOR JESUS, NÃO VOS DEMOREIS! Ap 22,6-21.


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31 Quando o Filho do homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então assentará em seu trono glorioso. 32 Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.  34 Então o rei dirá aos que estiverem á sua direita: "Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35 Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me deste de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36 eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar." 37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38 Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39 Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar? 40 Então o Rei lhes responderá: Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes! 41 Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: "Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os os seus anjos. 42 Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43 eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não me fostes visitar." 44 E responderão também eles: "Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos? 45 Então o Rei lhes responderá: "Em verdade eu vos digo: Todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não   o fizestes! 46 Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna."

Palavra da salvação.
Glória a vós, o Senhor!

                 JESUS VIRÁ COMO REI-JUIZ                                                                                
AS OVELHAS A SUA DIREITA E OS CABRITOS A SUA ESQUERDA Mt 25,33
"AGORA É O TEMPO DA MISERICÓRDIA, ELE É O BOM PASTOR..!" Jo 10,11 

 Nós povo de Deus, estamos celebrando o último Domingo do ano, é sobre a festa de Cristo Rei. A celebração da realeza, de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, encerrando-se mais um ano na liturgia da Igreja. Os nossos corações, reúnem as alegrias e tristezas, vividas ao longo do ano. Trazemos então tudo isso para depositar, diante do altar do Rei de todos os povos e criaturas. 

 Para falar de Cristo, a igreja usa de duas imagens, duas faces: "Jesus Rei, e Jesus o Bom Pastor." São dois títulos, que a Igreja Católica nestes dois mil anos, na sabedoria do Espírito Santo, perpassa toda a história da nossa salvação, a nossa relação com o Ressuscitado.

  Jesus veio do céu, da vontade de Deus Pai, que encarnou-se no seio da virgem Maria, para nos salvar da morte eterna, passou pela experiência do suplicio da cruz, morreu e ressuscitou, subiu ao céu sentou a direita de Deus Pai, é virá nos fins dos tempos para julgar os vivos e os mortos.

 Jesus Rei, é  nosso intercessor, diante do Pai que intercede, por cada um de nós..! Nós igreja rezamos este dogma de fé, na oração do Creio, para selar nos nossos corações, que acreditamos no evangelho e na esperança, das promessas do Senhor. 

 Jesus é o Bom Pastor...! Ele deu sua vida pela sua igreja, até mesmo por aqueles mais rebeldes e fujões. Nós vemos nesta imagem do Bom Pastor, que Ele vai atrás da ovelha perdida, deixa as noventa e nove num lugar protegido, e vai em busca da ovelha extraviada. Jesus quer que todos se salvem. ( Jo 10, 7 ) 

O reinado de Jesus é marcado por aquele zelo, que o pastor tem por sua ovelhas. Por isso Jesus é o Senhor e nosso Deus. "Senhor da nossa vida, Senhor da nossa família,  Senhor da nossa salvação..!" O canto do salmo 22, nos fala do senhorio de Deus: "O Senhor é o Pastor que  me conduz; não me falta coisa alguma."

O profeta Ezequiel, apresenta o Senhor, na primeira leitura como um pastor, que ama e cuida de seu rebanho: "Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas."  Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e faze-la repousar. 

"Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente e vigiar a ovelha gorda e forte." "Vou apascenta-las conforme o direito." "Quanto a vós, minhas ovelhas - assim diz o Senhor Deus -, Eu farei justiça entre uma ovelha e outra, entre carneiros e bodes." ( Ez 34,11-12.15-17)

 Estamos diante do evangelho de São Mateus, diante de uma tocante e dramática descrição do juízo final, conclusão das parábolas precedentes. Uma delas é a parábola dos talentos: O Senhor que virá no dia final, e pedirá contas a cada um de nós, dos nossos talentos recebidos. E ai..? Como estaremos neste dia, diante do Rei da glória..? 

 A imagem da parábola do juízo final, é desconcertante, Jesus esboça no seu discurso escatológico, a separação das ovelhas dos cabritos. Serão dois rebanhos eternos, o rebanho dos eleitos, e os da perdição eterna. O Pastor deixa o lugar ao Rei-juiz, que senta, no trono de sua glória. 

Por isso nós cristãos precisamos estar prontos para esse dia e hora..?! Qual é o critério que o Rei utiliza para acolher uns e rejeitar outros..? Amai vos uns aos outros, como eu vos tenho amado!" ( Jo 14,34 )  O evangelho é dirigido a dois grupos de pessoas. Daqueles que esperam a vinda do Senhor, em vigilância; pois a qualquer momento o Rei da glória está para chegar.

 Ou daqueles tíbios que tem comportamentos diversos,  não estão nem ai, quanto a salvação da vida eterna; e criticam os assíduos ao evangelho. A igreja espera sem cessar a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois em cada Eucaristia que celebramos rezamos: "Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus! (Missal,pg 482)

O evangelho de Mateus foi escrito às comunidades judaicas nos últimos decênios  do seculo I, (década de 80 da era cristã ) os textos vinham a cada celebração da palavra e da fração do pão; para animar as comunidades ao entusiasmo inicial e eminente da vinda do Senhor, para instaurar o Reino definitivo. 

Com isso foi formando os evangelhos, junto das testemunhas oculares que estavam vivas, os Apóstolos, os discípulos, aqueles que conviveram com Jesus, escutaram-o ,viram-no, tocaram-no e fizeram a experiencia com Jesus ressuscitado. A igreja naquele tempo, estava vivendo muitas perseguições, do império romano.

 Os cristãos estavam desinteressados, instalados, acomodados no cotidiano de forma rotineira, poucos exigentes, sem comprometimento, e muitos renunciavam viver o evangelho. O apóstolo São Paulo na carta aos Coríntios quer reacender a chama da fé, e o entusiasmo ao compromisso da Boa Noticia. ( 1 Cor 15,20-26.28 )

 Por isso ele fala da reunificação da criação ao redor de Cristo ressuscitado, que sendo o Filho de um Rei, recuperou um Reino que foi usurpado do Pai, venceu um inimigo um atrás de outro, se prepara para entregar o Reino pacificado, naquele dia final. "Sua morte na Cruz venceu o mal, por isso é preciso que Ele reine, até que todos os inimigos estejam debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte." ( 1 Cor 15,25-26 )  

Nossa vida se divide em dois tempos: O primeiro é aqui neste mundo, onde estamos vivendo. Aqui podemos encontrar o Cristo como Bom Pastor; esta decisão depende de cada um de nós. Este é o tempo da graça, tempo do derramar do Espírito Santo, "tempo propício ou o dia da salvação," para o cristão de última hora. (2 Cor 6,2)

Mas chegará o tempo, o momento em que atravessaremos uma porta e entraremos na eternidade, onde encontraremos o Cristo, não como Pastor, mas como Rei-juiz. Hoje esta decisão está em nossas mãos, Jesus é o nosso advogado diante do Pai, mas naquele dia Ele será o nosso Juiz, então não haverá mais tempo. Malgrado...! Acabou-se o tempo..! 

 Agora Nosso Senhor Jesus Cristo, é para nós ainda o Bom Pastor, o Jesus da Misericórdia. Vamos acordar para a vida, vamos converter ao evangelho, vamos amar as pessoas, vamos perdoar aquele que nos ofende, vamos seguir as pegadas do Cristo. Hoje, se ouvirdes sua voz, não endureçais os vossos corações. ( Sl 94,8; Ex 17, Nm 20 ) 

Irmãozinhos em Cristo Jesus, não resta para nós outra coisa, senão repetirmos com alegria, muitas vezes: "O Senhor é o meu pastor, não me falta coisa alguma..!" "Felicidade e todo o bem hão  de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos." ( Sl 22, 1.6 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA; "O VERBO SE FAZ CARNE," 34° DOMINGO DO TEMPO COMUM SOLENIDADE DE CRISTO REI, Pg 218-221 -- " DEUS CONOSCO" dia a dia Pg 97-100. BÍBLIA 
AVE MARIA.
"EU SOU O ALFA E O OMEGA. O PRIMEIRO E O ÚLTIMO!"
Ap 22,13


,




Nenhum comentário:

Postar um comentário