domingo, 12 de outubro de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 22, 15-21 -- 29° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" 2014 - LITURGIA PARA O DIA 19/ 10/2014



                        DAI A DEUS O QUE É DE DEUS!

 Naquele tempo, 15 os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16 Então mandaram seus discípulos, junto com outros do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17 Dize-nos, pois,  o que pensas: É lícito ou não pagar impostos a César? 18 Jesus percebeu a maldade deles e disse: "Hipócritas! Porque me preparais uma armadilha? 19  Mostrai a moeda do imposto!" Levaram-lhe então a moeda. 20 E Jesus disse: "De quem é a figura e inscrição desta moeda? 21 Eles responderam: "De César." Jesus então lhes disse:"Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR!  


Neste Domingo povo de Deus, estamos diante das leituras, do evangelho de São Mateus, a igreja nos coloca no tema da politica. Ser cristão e missionário, nestes tempos não é fácil, pois, dia a dia do cotidiano, confrontamos com os valores do mundo;"da politica, da economia e da sociedade." 

 Verdade é que, precisamos de políticos cristãos honestos, para defender a Igreja, pois nela estão sempre as classes indefesas: Os pobres, os trabalhadores, os marginalizados, pelo sistema da burocracia da maquina econômica do governo. 

 Um bom político cristão, precisa do Espírito Santo e seus dons: Sabedoria, discernimento, fidelidade, temor de Deus, vontade e garras, para lutar e defender, aquilo que é direito e bom, para à igreja, e a sociedade em comum.

 Políticos honestos, muitas vezes se deparam, diante de armadilhas desonestas, parecidas com aquelas dos fariseus no evangelho, que não tem éticas morais e religiosas, que são muitas vezes práxis, anti-vidas, e anti-deus. 

As palavras de Jesus do Evangelho, nos ajuda a discernir  os fundamentos cristãos: As realidades de Deus, e as realidades do mundo, porque somos criados imagem e semelhança de Deus, e cremos, que somos pertenças do  Reino dos céus.

 Nós cristãos, não podemos abrir mão, dos "valores Judaicos Cristãos," por causa de uma minoria de grupos, que não crêem em Deus; ideologias laicistas, que muitas vezes, querem algemar os cristãos com leis e filosofias ateias, tirar  Deus dos centro das coisas. 

 No evangelho, Nosso Senhor afirma, antes de tudo que o Reino de Deus, e o do César, não se excluem, como pensavam as mentes maldosas dos fariseus; é possível ao bom politico, e discípulo cristão, agir em ambos campos sem conflitos, nas questões muitas vezes de difícil conciliação.

 A Igreja quanto instituição religiosa, não tem soluções para resolver os problemas sociais, mas ela tem a luz da fé, para  tentar resolver e conciliar as razões. Jesus  ao pedir que mostrassem a efígie da moeda, nós ensina: "O que é, do Reino de Deus, e  o que é do reino do mundo..?" "O que é a vida espiritual; outra coisa é a vida física e material no mundo no qual vivemos."

 O verdadeiro cristão, reconhece que Deus é o  seu único Senhor, neste mundo e também na vida futura. O ser humano, não tem inscrito em si, a imagem do sistema do mundo, mas a imagem de Deus. ( Gn 1,26-27 ) "Façamos o homem a nossa imagem e semelhança."

 Nós seres humanos, estamos no mundo, e vivermos nele, as realidades, com os pés no chão, lutamos com as realidades temporais, e as espirituais. O discípulo comprometido com as obrigações da igreja ( comunidade ) em que está, pertence a Deus, e deve integrar em primeiro lugar sua existência nas mãos do Senhor, pois pertence ao Senhor! 

Em primeiro lugar está a prioridade do Reino. O resto deve ser relativizado, inclusive a submissão politica. Ao homem o agradecimento justo e honesto, ao Senhor o verdadeiro agradecimento e louvor. Uma coisa é certa: Deus nos escolheu, ele está ao nosso lado, e nunca nos abandonará.

 A segunda leitura nos mostra, um exemplo de uma comunidade que colocou Deus no centro, apesar das dificuldades, valoriza os caminhos de Deus. ( 1Ts 1,1-1-5b )  A comunidade Tessalônica é a eleita por Deus, e testemunham, exemplos para as igrejas primitivas. 

Vivem  no ancoradouro da fé, no Cristo ressuscitado. Pelo poder do Espírito Santo esforçam  na caridade e tem esperança em Deus. É assim que devemos viver, e não com a falsa idéia do mundo paganizado que os valores materialistas passageiros, já bastam ao homem.

As perguntas maldosas dos fariseus tentam conduzir Jesus, a um terreno perigoso: A teocracia e politica ( Filorromana), de fariseus Herodianos acomodados, de bem com os conquistadores romanos, que aceitam a submissão e lealdade ao império, armam uma arapuca para Jesus. "Por isso apresentam  ao mestre a moeda com as inscrição:"Tiberius Caesar divi augusti filius Augustus." 

"A resposta de Jesus é habilíssima: Ele delata a má intenção e a hipocrisia," rompe os fios da rede que lhe lançam, e faz um maravilhoso ensinamento. A missão de Nosso Senhor não é uma libertação politica; Jesus veio libertar o Homem, e estreitar sua relação com Deus.

 "Dai ao mundo o que é do mundo; e a Deus, o que é de Deus..!" Fica para nós perguntas: As minhas opções politicas fazem sentidos com os critérios do evangelho..? Faz sentidos com os valores morais cristão..? Ou sou um cristão, conformado com leis que oprimem, e marginaliza o ser humano..? 

 O verdadeiro cristão sabe discernir das coisas boas do mundo, para  viver em paz neste mundo temporal. Jesus Cristo na grande oração sacerdotal disse:"Pai eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo, mas estão no mundo. Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade." ( Jo 17,16-17 ) Neste mês dedicado às missões rezemos: "Fazei-nos, Senhor, discípulos-missionários de vosso Reino."  Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA : "O VERBO SE FAZ CARNE," 29° DOMINGO DO TEMPO COMUM: Mt 22,15-21 "O CRISTÃO E O COMPROMISSO POLÍTICO" Pg 199-202 -- DEUS CONOSCO dia a dia ANO 13 - N° 155 - ANO "A" -- NOVEMBRO 2014








Nenhum comentário:

Postar um comentário