sábado, 18 de outubro de 2014

EVANGELHO DE SÃO MATEUS 22,34-40 -- 30° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" 2014 -- LITURGIA PARA 26/10/2014


                                     


    Naquele tempo, 34 os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35 e um deles perguntou a Jesus, para experimenta-lo: 36 "Mestre, qual é o maior mandamento da lei?" 37 Jesus respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento! 38 Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39 O segundo é semelhante a esse: "Amaras ao teu próximo como a ti mesmo. 40 Toda a lei e os profetas dependem desses dois mandamentos."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!





Nós povo de Deus, estamos neste Domingo, diante do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo São Mateus. E a pergunta é: Qual é o maior dos mandamentos..? O Senhor nos fala hoje de dois mandamentos inseparáveis: "O amor a Deus e o amor aos irmãos!

 Jesus no evangelho, lembrou as leituras do Antigo Testamento, aos saduceus que o punha em prova: "Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças." ( Dt 6,4-5 = Mt 22,37 ) A grande novidade da palavra proclamada, é a segunda parte: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo." 

O Senhor Jesus retoma novamente as leis do Antigo Testamento: "Não vingarás e não guardarás rancor contra os filhos de teu povo. "Amarás o teu próximo como a ti mesmo." ( Lv 19,18 = Mt 22,39 ) Os fariseus e os saduceus, conheciam as leis radicalmente, mas não punham em prática, o amor ao próximo. Na parábola do bom Samaritano Jesus fala quem é, o que faz o bem ao próximo sem olhar a quem. ( Lc 10,30-37 )

 Esse é, o mandamento do amor, exigido por Deus, a todos que se dizem, filhos de Deus. Se no amor fraterno, na obediência  no temor à Deus, estivermos, sempre na "reconciliação, esforçando na conciliação," com nossos irmãos, estamos então, fazendo a vontade de Deus, porque no seu infinito amor, Ele quer que seus filhos sejam um só; Nele. ( Jo 17,6 - 18 ) "Essa é a vontade do Senhor a nosso respeito." ( 1Ts 5,18 )

 O Senhor Jesus deixa claro no evangelho que não existe um amor a Deus e outro ao próximo. Não pode existir no meio de nós divisões. A palavra de Deus diz-nos: Se amarmos a Deus de todo o coração, de toda a alma, e de todo o entendimento, nos faz amar o nosso próximo com a mesma intensidade." Como bons cristãos, não teremos dificuldades, para vivermos solidariedades, para com nossos semelhantes.

 A primeira leitura da liturgia de hoje, responde-nos, à pergunta polemica farisaica, acerca do amor ao próximo: "Não maltratarás o estrangeiro [...] não prejudicareis a viuvá e o órfão [... ].( Êx 22,20 - 26) 
Deus na sua longanimidade, confirma o concerto, com Israel seu povo, mesmos de cabeças duras que eram, ainda os ama: "Se clamarem por mim, eu os ouvirei, porque sou misericórdia..!"

 Irmãos..! Deus é infinitamente misericórdia, creiamos nisso..? Não importa o tamanho do nosso pecado, diante do oceano da misericórdia do Senhor. Os pecados do mundo, é como se fosse uma gotinha insignificante de água, neste oceano de amor, que Deus tem por nós. Deus nos amou tanto que deu o seu Filho único para nos salvar da morte eterna. Ele abdicou sua glória, para vir ao nosso encontro, para nos dizer, que existe um Deus, que é Pai e nos ama com eterno amor.

No tempo de Jesus, perdurava as leis mosaicas; o talião, que chegavam a afirmar que aqueles que não cumpriam as leis não eram dignos de Deus. Eles tinham 613 preceitos e 365 proibições e 248 ações para por em prática. Os judeus ao perguntar a Jesus qual é o maior mandamento, quer colocar Jesus em prova, para acusa-lo e demonstrar que Ele não sabe interpretar a lei, por isso, não é digno de crédito. 

 Para os judeus; os que não seguia, os preceitos judaicos e suas leis, e se estavam comprometidos com politicas dos povos estrangeiros, eram um inimigo, e religiosamente um "filho das trevas, um pecador público. "Amarás todos os filhos da luz e odiarás todos os filhos das trevas." ( Documentos em pergaminhos encontrados na região do mar morto. "Os essênios de Qumrân" ) 

Por isso as atitudes de Jesus, escandaliza, os fariseus ao atender os pobres, os cobradores de impostos, as prostitutas e os marginalizados, e os doentes. Nosso Senhor vai dizer-lhes: "As prostitutas e os ladrões vós precederão no Reino dos céus." ( Mt 21,31 - 32 ) 

Jesus calou a boca dos saduceus que procuravam pó-lo a prova. "Mestre qual é o maior mandamento da lei..?  A resposta de Jesus aos judeus, o próximo adquire uma dimensão universal; Ele dá um ensinamento totalmente novo com uma pergunta.

 "Quem é o meu próximo..?" O nosso Deus é amor, e por ser amor, Ele veio ao nosso encontro através de seu filho Jesus, para nos salvar da morte eterna. No seu plano de amor, Deus abdicou de sua glória, colocando  em primeiro lugar, cada um de nós; por isso a insistência no Novo Mandamento: "Amai vós uns aos outros como eu vos tenho amado." 

Foi por amor que Deus enviou seu filho Jesus ao mundo,  o amor ao homem é colocado no mesmo plano do amor a Deus e isso devia soar como algo incomensurável. "Deus nos amou primeiro..!" Toda revelação do evangelho se resume no amor..! São João vai dizer-nos: "Se alguém disser: "Amo a Deus," mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. 

Temos de Deus este mandamento: O que amar a Deus, também ame seu irmão." ( Jo 4,20-21 ) O amor de Deus está no centro da experiência cristã, e é, o que Deus exige de sua igreja. A resposta de Jesus aos saduceus, não é para definir qual o mandamento mais importante, mas ir a raiz de todos os mandamentos: "O amor a Deus e ao próximo."

O cristão comprometido com o evangelho, deve estar sempre a serviço do irmão, sem distinção de raça cor ou credo, ou estatuto social. Deve estar de coração aberto, sem egoismo, preconceitos e auto-suficiência.

 Deve perdoar sempre principalmente aqueles que nos ofenderam amando-os sem condições, conforme rezamos no Pai Nosso. Jesus ensinou-nos que devemos amar os nossos inimigos, e orar pelos perseguidores. ( Mt 5, 43-48 ) 

Tudo o que Deus faz é por amor, pois o amor é a sua característica de agir. Nesta liturgia, rezemos ao Senhor, que aumente em nós a fé, a esperança e a caridade e dai nos amar a tudo o  que ordenais para conseguirmos tudo o que nos prometeis.

  Que não sejamos, servos inúteis desenraizados do mundo, mas sejamos nele sinais vivos do amor de Deus. Deus não quer sua igreja, com divisões, mas que todos nós sejamos Nele um, e Ele em todos. ( Jo 17,20 - 26 )  Eu vos amo, o Senhor, sois minha força e salvação! ( Sl 17 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA; "O VERBO SE FAZ CARNE." Pg 203 - 206. "DEUS CONOSCO" dia a dia ANO "A" OUTUBRO 2014. BÍBLIA AVE MARIA










Nenhum comentário:

Postar um comentário