domingo, 5 de outubro de 2014

EVANGELHO SÃO JOÃO 2,1-11 -- SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA -- ANO "A" 2014 -- LITURGIA PARA 12/ 10/2014 -


                                               AS BODAS DE CANÁ!

"AGORA TIRAI E LEVAI AO MESTRE SALA!" Jo 2,1-11
Naquele tempo, 1 houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2 Também Jesus e seus discípulos tinham sidos convidados para o casamento. 3 Como o vinho veio a faltar,a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não tem mais vinho." 4 Jesus respondeu-lhe: "Mulher porque dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou." 5 Sua mãe disse aos que estavam servindo: Fazei o que ele vos disser!" 6 Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7 Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água!" Encheram-nas até a boca. 8 Jesus disse: Agora tirai e levai ao mestre-sala! E eles levaram. 9 O mestre-sala experimentou a água que tinha se transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10 O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: Todo o mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!" 11 Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram Nele. 

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

        "FILHO, ELES NÃO TEM MAIS VINHO!"
MULHER MINHA HORA AINDA NÃO CHEGOU! Jo 2, 4

 Irmãos povo de Deus, nós estamos, diante do Evangelho de São João, a mensagem da "Boa Nova," é linda e maravilhosa; Nosso Senhor fez um grande milagre, a pedido de sua mãe. Transformou a água em vinho, fazendo seu primeiro milagre, manifestando a sua glória, os sinais do Reino que chegou, e seus discípulos creram nele.

 Para as comunidades Joaninas, as bodas de Caná é o símbolo da união de Deus com a humanidade, realizada de maneira definitiva, pela pessoa de Jesus, o Deus Homem que veio nos salvar. Jesus é aquele que faz a ponte, para nos levar até o Pai. Sem Jesus não pode haver salvação. Deus é amor..!

Nosso Senhor foi convidado com seus discípulos a uma festa de casamento em Caná da Galiléia, um vilarejo pouco longe de Nazaré; tratava-se de amigos íntimos ou parentes da família de Jesus porque no casamento estava também presente sua mãe. 

Parece-nos que Maria, não era uma simples convidada, mas antes uma amiga da casa, que em tais ocasiões se chama, para dar uma mão para que tudo ocorra bem, e ela, acorria a servir as pessoas naquele casamento. 

Após o seu batismo no Jordão, Nosso Senhor está presente naquelas imediações, dando inicio ao seu ministério, e fazendo discípulos. Sabemos o que aconteceu durante o evento daquela festa de casamento; estas festas duravam oito dias.

 Depois de alguns dias, começou a faltar vinho; e a serenidade e a alegria da família dos noivos, estavam ameaçadas pelo perigo, do ridículo e do escândalo. Que vergonha para as famílias dos noivos, o povo iam falar mal, por muito tempo.

Pelos costumes judaicos, aquilo que deveria constituir para eles, uma recordação linda de suas vidas, talvez a única festa verdadeira, durante uma existência familiar, cheias de trabalhos, e sonhos de perpetuação, estava para transformar num fato humilhante. 

  Seria uma falta imperdoável, diante dos costumes e tradição da sociedade judaica, uma irresponsabilidade da família, de não garantir o vinho  para a alegria da festa, um tremendo escândalo..! 

Um pouco de vinho, era talvez a melhor coisa que poderiam oferecer aos convivas; agora se faltassem, era melhor coisa a fazer despedir os convidados. A mãe do Senhor, era aquela que estava entre aqueles, que ajudava a família dos esposos, que percebeu a situação.

 E agora o que vamos fazer..? Pensava Ela junto dos voluntários. Só tinha uma saída, pensou a Mãe do Senhor -"Jesus"..! Ela dirige a Jesus em tom aflito: "Filho, eles não tem mais vinho!" "Mulher," o que eu tenho a ver com isso, a minha hora ainda não chegou," disse o Senhor.

 Jesus disse isso, porque sabia que a sua hora, seria o de sua morte, e o da sua ressurreição, para reconciliar todos os homens com Deus. E ela disse aos servos, fazei tudo o que Ele vos disser." Jesus se opôs um pouco de resistência mas depois fez  o maravilhoso milagre. 

Estava ali seis talhas de pedra, que era para a purificação que os judeus costumam fazer, então Jesus disse aos criados, enchei-as com água. Devemos lembrar que naquele tempo os poços de água eram comunitários,  quantas foram as vindas e idas, dos servos buscar água na fonte.

 Para encher os recipientes, calculam os estudiosos, mais ou menos uns setecentos litros de água, para encher as talhas. Quando encheram. as talhas, Jesus abençoou a água e disse aos servos, leve ao responsável da festa, para que ele aprove.

 Já não era mais água naquelas talhas, mas um vinho puríssimo e perfumado, que depois deste, nenhum enófilo, provou nesta terra."O vinho do Deus humanado..! O Mestre sala exclamou ao noivo: Todo mundo serve  primeiro o  vinho bom, mas tu guardaste o melhor vinho até agora..! A presença do Senhor Jesus, salvou a alegria dos esposos, e permitiu que a festa continuassem.

 O que podemos tirar da mensagem deste Evangelho hoje..? Deus ama as famílias, que até Ele próprio, desejou ser também família. Jesus é o vinho novo, da nova e eterna aliança, que devemos experimentar para alcançar a nossa salvação. 

O milagre do vinho nos lembra, que sem Jesus a humanidade vive uma festa de casamento sem vinho. Maria simboliza a comunidade que nasce da fé no Cristo, e as ultimas palavras dela, para nós neste Evangelho, é um convite para cada um de nós: " Fazei o que ele vos disser!"

"Jesus antecipa a sua "hora", o momento de realizar os sinais indicadores do Reino, despontando na história, como resposta ao gesto de solidariedade de sua mãe, preocupada com os noivos em apuros." Ela se deu conta, de que faltava vinho, por não estar na festa como simples convidada, uma convidada especial.

 Espelhemos nela, esforcemos imitar nela a nossa pequena fé, Para ela só quem podia resolver aquele grande problema familiar, era seu Filho amado: "Nosso Senhor Jesus Cristo." Como esquecer a mãe, de Nosso Senhor Jesus Cristo, que teve a participação, no, tão grande mistério da encarnação..?

 Como a Igreja Primitiva, e até hoje, poderia esquecer a escolhida do Senhor..? Como repudiarmos aquela, que disse o seu sim a Deus: " Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa palavra." ( Lc 1,38 )

O nosso Deus de amor, quis precisar dela, para visitar o seu povo, e Ele próprio rezou pela boca do anjo: "Ave cheia de graça, o Senhor é contigo." Isabel cheia do Espírito Santo exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de vosso ventre. 

Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe do meu Senhor?" ( Lc 1,42-43 ) Se na Bíblia está cheio, de homens e mulheres, que foram grandes diante de Deus porque também não nos enaltecer a mãe do nosso Salvador..?

 Para nós igreja, povo de Deus, o milagre do vinho das bodas de Caná, não pode ser tão importante, quanto o significado simbólico, o qual marca o início da vida pública de Jesus, e a união de Deus com a humanidade através de seu Filho Jesus. 

Com os anjos do céu, cantemos louvores àquela que nos trouxe o "Divino Redentor." Por isso o povo chama-à de Nossa Senhora, por causa de Nosso Senhor..! Maria quer sempre, nos levar até Jesus, dizendo-nos: "Fazei tudo o que Ele vos disser." Nossa Senhora Aparecida rogai por nós! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA: "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 610-614 -- "DEUS CONOSCO" dia a dia Pg 58-60 -- ANO "A" N° 153 -- OUTUBRO 2014. BÍBLIA PASTORAL CONTEXTO 2,1-12 --





NOSSA SENHORA APARECIDA ROGAI POR NÓS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário