domingo, 15 de janeiro de 2017

EVANGELHO SÃO MATEUS 4,12-23 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM Ano litúrgico "A" 2017 -CONVERTEI-VOS! O REINO CHEGOU! -- Leituras litúrgicas: 1ª Is 8,23b-9,3; Sl 26; 2ª 1 Cor 1,10-13.17 -- Cor verde


                
    CONVERTEI-VOS! O REINO CHEGOU!


12 Ao saber que João   tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia.    13 Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica as margens do mar da galileia, 14   no território de Zabulon e Neftali, para cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías. 15 "Terra   de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar região do outro lado do Jordão, Galileia dos pagãos! 16 O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz".  17 Daí em diante  Jesus começou a pregar dizendo: "Convertei-vos, porque o Reino dos Céus  está próximo". 18 Quando Jesus andava à beira do mara da Galileia, viu dois irmãos : Simão, chamado Pedro, e seu irmão André.    Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19 Jesus disse a eles: Segui-me, eu farei de vós pescadores de homens. 20 Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram.   21 Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João.   Estavam na barca com seu pai Zebedeu, concertando as redes. Jesus os chamou. 22 Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.   23 Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo o tipo de doença e enfermidade do povo.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!






Queridos irmãozinhos, povo de Deus, em Cristo Nosso Senhor! Estamos no Terceiro Domingo do Tempo Comum, ano litúrgico "A"; o Apostolo Mateus quer confirmar à comunidade, quem  é Nosso Senhor Jesus Cristo, e a missão salvífica  de Cristo, em redenção do Mundo.

 O que Jesus disse em Cafarnaum, deve ressoar sem cessar em nossos corações e também no mundo! "Convertei vós! O Reino de Deus está próximo!" (Mt 4,17) Neste Domingo a Igreja nos relembra, com intensidade nosso compromisso batismal, que se identifica com a mesma missão de Jesus. "Vós sois luz do mundo!" (Mt 5,14)

Cada um de nós cristão, pelo nosso batismo tornamos filhos adotivos de Deus, chamados a sermos missionários, com a mesma missão de Jesus. Portanto sermos missionário hoje, é também nosso dever de fé; sejamos luz  e esperança do Ressuscitado onde estivermos.

 Ao saber que o profeta João Batista tinha sido preso, Jesus deixa Nazaré, continuando sua vida missionária, fixando em Cafarnaum para pregar aos legítimos herdeiros das promessas de Deus, conforme as profecias de Isaías. ( Is 8,23b-9,3)

  Jesus veio a este mundo, com uma missão determinada; o projeto de amor do Pai, por cada um de nós e realizou-o completamente. Jesus é a verdadeira luz, que veio revelar o rosto amoroso, misericordioso do Pai,  adiantou-nos segredos do Reino dos Céus.

 Mateus lembra à sua  comunidade, a profecias de Isaías: "O povo que estavam nas trevas viram uma grande luz, para os habitantes da região sombria da morte uma luz surgiu". (Is 9,1-4) 



A primeira leitura litúrgica de hoje, nos leva a reflexão: Jesus Cristo veio a este mundo para nos libertar, de todas as opressões malignas, e tirar os fardos que pesava  sobre nós, do domínio do mal. (Mt 11,28-30)

 Agora o maligno,  não tem mais poder e domínio sobre os filhos de Deus. Jesus é o ungido de Deus Pai, que deu sua vida por cada um de nós, vencendo a morte na sua ressurreição, nos conquistou a vida eterna. Jesus vive para sempre; Ele é Deus e está presente no meio de nós pelo poder do Espírito Santo!

 Todo aquele que invocar seu sangue precioso, Ele vem em seu socorro. Presente na palavra, presente naqueles que o  chamam e o reconhecem como seu salvador pessoal, e na sagrada Eucaristia. Cantemos hoje com alegria: "O Senhor é minha luz e salvação. O Senhor é a proteção da minha vida!" (Sl 26)

Quando fazemos uma experiencia intima, com Jesus crucificado ressuscitado, não pode existir mais em nossos corações angustias e trevas, porque Jesus é a luz que ilumina todas as trevas da nossa vida. "Jesus é o Senhor!"




Na mensagem do evangelho de hoje, existe um chamado à cada um de nós cristãos pecadores! Não importa como somos, ou como eramos; o importante que de hoje em diante, estamos entendendo, quem é Jesus para nós. Este chamado do Senhor nos mostra um novo horizonte de eternidade, também nossas renuncias ao pecado. 

Jesus ressuscitado, nos disse ao ascender ao céu: "Ide pelo mundo todo e pregai o Evangelho a todas as criaturas", quem crer e for batizado será salvo. (Mc 16,16) Antes da vinda de Cristo, o povo não tinham esperanças, mas sua vinda a este mundo, iluminou as trevas e as cegueiras dos homens. (Mt 4,16)

 Jesus iniciou sua vida pública, junto aos excluídos, os pobres, os doentes e os marginalizados. Por onde Ele passava ia curando, libertando e transformando corações, e enchendo de esperanças o povo de Deus. 



 È a partir de um lugar pobre desprezado por todos, que se inicia o anuncio do "Reino dos Céus". Alguém dizia: "Pode sair algo bom de Nazaré?" (Jo 1,46) Não é verdade, que muitas vezes passa em nossas mentes, que nas periferias das nossas cidades, não existem gentes boas, lá só tem gente ruins, e que Deus não pode, lá estar? 

Engano, não é verdade, nestes lugares existem pessoas lindas maravilhosas, tementes a Deus e o lugar que Deus habita, e está. Pouco depois do batismo, Jesus deixou sua Nazaré, foi fixar residência em Cafarnaum, a beira do lago da Galileia, aquele lugar qual descreveu o profeta Isaías.  

 Para o profeta Isaías, esta situação do povo de Deus no exílio, ele chama de: Sombras da morte". Para o evangelista Mateus, as profecias de Isaías, é o mesmo lugar Cafarnaum: outrora Zabulon e Nefitali.



 Agora o lugar com a presença de Jesus é iluminada, pela  luz do Evangelho, a luz do Cristo. São Mateus vê a realização da profecia de Isaías como sim de Deus à promessa antiga. Uma luz espiritual começa a brilhar  naquela região, essa luz é Nosso Senhor Jesus Cristo!

 Jesus é a grande luz que despontou para a humanidade: "Eu sou a luz do mundo. O que significa a luz? Significa o caminho, a verdade e, sobretudo, a vida. Jesus é o caminho e a verdade: isto é, a segurança do caminho a ser percorrido.


 A segunda leitura litúrgica deste domingo, São Paulo prega a palavra sem medo e diz: "O Cristo que sigo: É Jesus Crucificado, ressuscitado, ( 1 Cor 1,17-18) De fato Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a Boa Nova  da salvação, sem valer dos recursos de oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria". ( 1 Cor 1,17)

Irmãozinhos é preciso evangelizar! Agora como bons cristãos, vamos continuar a missão do Cristo Ressuscitado, e, sem medo. A exemplo de Paulo, anunciar o Evangelho; não precisamos de oratórias, pois na nossa simplicidade, o Espírito Santo falará por nós! 





Para terminarmos nossa reflexão, fica para nós hoje, uma pergunta: Qual é o nosso espírito missionário cristão, qual nossa disposição para segui-lo? Recordemos aquele maravilhoso texto da Escritura que diz: A alegria do Senhor será a nossa força! ( Ne 8,10) Sim Irmãozinhos! Hoje também, no meio do mundo, nossa força de persuasão será a alegria que vem do coração de Deus. Amém!

Jesus é o Senhor!

 Tópicos do Evangelho São Mateus 4, 12-23  3º Domingo do Tempo Comum Ano litúrgico “A’ 2017

Quem é o Evangelista Mateus?
 Mateus quer inculcar em sua Comunidade  o Cristo?
Porque Jesus deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum?
Jesus inicia sua vida missionária por Cafarnaum ( Zabulon e Neftali) , para cumprir as profecias de Isaías. (Is 8,23b.9,3)
O que Nosso Senhor veio fazer neste mundo? Qual a sua missão?
Veio nos salvar da morte eterna, e revelar o rosto amoroso,  misericordioso do Pai!
“O povo que estavam nas trevas viram uma grande luz. Mt 4,16
“Vinde a mim todos vós que estais afritos, sob o fardo, eu vos aliviarei! Mt 11,28
Cada um de nós pelo nosso batismo somos também chamados a sermos continuadores, da missão de Jesus.
A igreja nos convida, nos relembra com intensidade nosso compromisso batismal, que nos identifica com a missão do Cristo. “Vós sois a luz do mundo” Mt 5,14
O que Jesus disse em Cafarnaum deve ressoar sem cessar em nossos corações.
“Convertei-vos! O reino dos céus está próximo!” Mt 4,17
O que é a conversão? Mudança radical de vida, isto é tornarmos um outro Cristo.
Por isso estarmos atento às falsas conversões!
Qual é o nosso espírito missionário e a nossa disposição?
Recordemos aquela mensagem de Neemias “A alegria será a nossa força!
Que na nossa comunidade nossa força de persuasão seja de alegria que vem de Deus.
Convertei vos e credes no Evangelho! Mc 1,14-20

                                                            
TEXTO ELABORADO DA PUBLICAÇÃO "JESUS É O SENHOR! 2014 - joseinacioh.blogspot.com -  EVANGELHO SÃO MATEUS   --  Lv "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 110-112 , HOMILIA  RANIERO CANTALAMESSA: MOSTRAI-NOS A VOSSA ALEGRIA! EVANGELHO SÃO MATEUS 4, 12-23 - 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" -- DEUS CONOSCO dia a dia  EVANGELHO SÃO MATEUS 4,12-23  3º DOMINGO TEMPO COMUM ANO"A" 2017 ; "CONVERTEI-VOS, O REINO CHEGOU!" Pg 88-90 - BÍBLIA DO PEREGRINO





Nenhum comentário:

Postar um comentário