domingo, 8 de janeiro de 2017

EVANGELHO SÃO JOÃO 1,29-34 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM Ano "A" 2017 -- Leituras litúrgicas: 1ª Is 49,3.5-6; Sl 39; 2ª 1 Cor 1,1-3 - Cor verde - LITURGIA P/15/01/2017 'O CORDEIRO DE DEUS QUE TIR OS PECADOS DO MUNDO!"


                O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA OS PECADOS DO MUNDO! 



Naquele tempo, 29 João viu Jesus aproximar dele e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou na minha frente, porque existia antes de mim. 31 Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel". 32 E João deu um testemunho dizendo: "Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33 Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: "Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo. 34 Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!"

Palavra da salvação.
Glória a vós Senhor!




Queridos irmãozinhos, povo de Deus, estamos diante do maravilhoso texto do Evangelho de São João. Peço-vos licença queridos leitores, para lembrarmos um pouquinho a situação da Igreja primitiva no primeiro seculo da era cristã, quando São João escreveu este Evangelho que acabamos de proclamar.

São João o discípulo, Apóstolo amado do Senhor; inicia sua mensagem evangelica, às comunidades Joaninas, espalhadas naquele tempo pelas províncias do império romano, que estava na Asia Menor, e toda as comunidades na Africa e Europa, banhadas pelo Mar Mediterrâneo.

 A Igreja de Cristo está passando por perseguições religiosas com  o martírios dos cristãos no Coliseu, da parte do governo romano. Por outro lado, existem conflitos provocados, por falsos lideres religiosos ingressados na Igreja. 



 Formaram seitas, ensinando doutrinas erradas, com outras crenças, dificultando os primeiros cristãos seguirem a verdadeira fé, no Ressuscitado. O Apóstolo João escreve o Evangelho ao povo cristão sofrido e perseguido, para reanima-los na esperança da fé e no conforto espiritual, que Jesus Cristo é Deus e Senhor!

 As comunidades cristãs, é formadas de convertidos ao cristianismo, pagãos greco-romanos e judaizantes prosélitos. Uma das heresias acreditadas, que a matéria humana era má, logo então o Cristo não poderia ser Deus, porque se fez humano, e muitas outras, que não vamos escrever aqui. 

São João no contexto da Boa Nova, quer confirmar à Igreja abalada e maculada pelo gnosticismo, que Nosso Senhor Jesus Cristo é aquele, que Deus enviou ao mundo, e é, verdadeiramente o Cristo o Filho de Deus, o verdadeiro Cordeiro que veio a este mundo para redimir nossos pecados. "Jesus Cristo é o Senhor," Ele é Deus no Pai.



 O evangelista no Evangelho, lembra as palavras de João Batista, quando viu Jesus aproximar do Rio Jordão, para ser batizado. O Batista disse aos seus discípulos. "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo!" "É dele que eu falei: depois de mim, vem um Homem que passou a minha frente, porque antes de mim já existia! [...]". ( Jo 1,29-31) 

O Apostolo São João é testemunha ocular, pois viu e ouviu  João Batista, saudar Jesus que se aproximava deles. São João depois de muitos anos, ainda recorda a hora exata do seu primeiro encontro com Jesus. Era a hora décima, aproximadamente, por volta das quatro da tarde.

Importante lembrarmos, que entre os discípulos que seguia João Batista, estava João e seu amigo André; dois futuros Apóstolos de Cristo. João e irmão de Tiago, André é irmão de Pedro, ambos companheiros pescadores, filhos de Zebedeu e Jonas. 




Os dois discípulos de João Batista, timidamente seguiram Jesus, então Jesus se volta e pergunta aos dois: "Que estais procurando? Eles surpresos responderam: onde moras Senhor? Vinde e vejam! Disse lhes Jesus"-  então foram ver onde o divino Mestre morava, e passaram aquela tarde na casa do Senhor. ( Jo 1,29)

 É claro que Nosso Senhor, sabia das intenções dos dois discípulos do Batista; estavam, ávidos das novidades do Reinos dos Céus. Seriam a partir dali fieis discípulos e Apóstolos, testemunhas oculares dos ensinamentos do Senhor; viram os milagres e a gloria do Cristo Ressuscitado. 

Dariam suas vidas apaixonadamente por causa do Reino dos Céus! Aquela saudação de João Batista ao receber Jesus chamando-o de Cordeiro de Deus, ficou impressa na mente de João para sempre. O que nos diz de Jesus o título "Cordeiro de Deus?" 



O Antigo Testamento conhecia duas figuras de cordeiro: um verdadeiro e um metafórico. O cordeiro real era aquele que na noite do êxodo, por mandato de Deus, foi imolado no Egito, cujo sangue libertou o povo da escravidão e o fez passar para a liberdade da terra prometida. (Êx 12)

 Depois deste acontecimento, a cada ano as famílias celebravam a Páscoa, imolando um cordeiro, para recordarem a passagem da escravidão para a liberdade. O cordeiro metafórico ou figurativo era "o cordeiro mudo conduzido a morte", do qual falado pelo profeta Isaías.

 "Mas Ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva passou sobre Ele; fomos curados graças as suas chagas. ( Is 53,5)


 Quando os ouvintes de João Batista escutaram exclamar: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo", compreenderam que havia chegado finalmente ao mundo aquele que Deus tinha ensinado  a esperar, como o libertador e redentor de todos os homens, aquele que está diante de Deus como representante e  que paga por todos.


 O Evangelho de São João, foi escrito lá pelos anos noventa, a Igreja acredita que foi durante sua permanência em Éfeso.  A Igreja estava passando por um tempo muito difícil, devido as heresias que vieram com os pagãos convertidos, infestando a sã doutrina ensinada pelos apóstolos. 

O gnotisismo foi uma das heresias mais perigosas dos primeiros seculos cristão; como um enxerto do cristianismo com o paganismo. Uma heresia que negava o ensinamento  Apostólico. Esteve presente na Igreja primitiva, por cerca de cento e cinquenta anos.



 Logo nos inícios da Igreja, os Apóstolos começaram combate-las. As epístolas e os Evangelhos são as ferramentas de combates espirituais contra o mal do gnosticismo naquele tempo.

 Por isso o Apostolo São João, o discípulo amado do Senhor reage diante destas manifestações diabólicas, testemunhando Jesus Cristo crucificado e morto ressuscitado, o verdadeiro Cordeiro de Deus imolado na cruz, através do seu Evangelho.

Jesus não deixou seu título e suas aparências de Cordeiro nem com sua morte. O Messias tinha sido esperado, no Antigo Testamento, como o cordeiro imaculado que devia vir; agora depois de sua ressurreição, Jesus espera a humanidade como "o Cordeiro sentado sobre o trono. ( 1 Pd 1,19)




Agora Jesus ressuscitado está a nossa espera, nos acompanha do alto, até que sejam todos reunidos ao redor de seu trono, todos aqueles marcados pelo batismo, e do seu sangue redentor. Quando completar no coração do Pai celeste todos os salvos, Jesus virá em glória arrebatar sua Igreja. 

Assim, o próprio João nos apresenta o Senhor do Apocalipse, como o Cordeiro transpassado e em pé, isto é, morto e ressuscitado, que aguarda sua esposa, para as núpcias eternas. (Ap 5, 19,9) "Felizes os convidados para a ceia da núpcias do Cordeiro, ou seja, aqueles que irão se reunir com o Senhor nos novos céus, porque lá será enxugada todas as lagrimas, não haverá morte, nem dor, nem choro. (Ap 21,4)

A Eucaristia que agora celebramos unifica tudo o que dissemos até aqui. Ela atualiza, torna-nos presente e vivo tudo isso, torna presente entre nós o cordeiro libertador do Êxodo, o cordeiro redentor de Isaías, transpassado por nossos pecados, o Cordeiro que um dia São João Batista apontou aos presentes, o cordeiro da cruz e o Cordeiro que nos espera sobre o trono.



Eis por que, em dias atuais, no momento em que se recebe a Eucaristia, saudamos também a Jesus, com as mesmas palavras que, pelas quatro horas da tarde de tantos seculos atrás, João Batista cumpriu com fidelidade sua missão de precursor chegando na sublime revelação de quem era Jesus a,presentando-o ao mundo: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA, EVANGELHO SÃO JOÃO 1,29-34 ANO "A" - "EIS O CORDEIRO DE DEUS!" Lv reflexão sobre a palavra de Deus "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 106-109 --  JESUS É O SENHOR! 2014 - joseinacioh.blogspot.com. BÍBLIA DO PEREGRINO.








Nenhum comentário:

Postar um comentário