domingo, 22 de janeiro de 2017

EVANGELHO SÃO MATEUS 5,1-12a 4º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" 2017 --- "O SERMÃO DA MONTANHA!" Leituras litúrgicas: 1ª Sf 2,3;3,12-13 ; Sl 145; 2ª 1 Cor 1,26-31 -- liturgia p/29/01/2017 - Cor verde -


           OS FRACOS CONFUNDEM OS FORTES!

Naquele tempo, 1 vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2 e Jesus começou a ensina-los. 
3 Bem aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus.
4 Bem aventurados os aflitos porque serão consolados.
5Bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
6Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia
8Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados de filhos de Deus.
10 Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça porque deles é o Reino dos céus.
11Bem aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e mentindo disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!



Queridos irmãos povo de Deus, a palavra do Senhor deste Quarto Domingo do Tempo Comum, é a mais bela e sublime, pagina do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo; do alto monte o sermão das bem-aventuranças, o sermão da montanha.

 São Mateus inicia-o dizendo: "Naquele tempo", Nosso Senhor subiu ao monte, e seus discípulos aproximaram-se dele, para ouvir seus ensinamentos. Jesus anuncia a chegada do Reino, para aqueles que tem o coração aberto e contritos.

 O Reino de Deus começa aqui neste mundo, e termina no Céu. Por isso desejemos sem cessar o Reino dos Céus! Neste tempo, hoje, agora, acontece também conosco, o Senhor nos chama para perto de si, para nos falar das setes bem-aventuranças, moral espiritual da "Nova Aliança". 

"Naquele tempo", se torna agora "esse tempo" atualiza as palavras de Jesus, na realidade que estamos vivendo; Jesus ressuscitado, está aqui, presente na palavra proclamada, presente também em cada um de nós; aproximemo-nos para ouvi-lo.

 Os humildes e os pobres se abrem e acolhem a verdade de Cristo, e alcançam segurança e descanso; os fracos confundem os fortes. A exemplo, São Paulo que dizia: " Quando estou fraco então sou forte! (2 Cor 12,7-10)

 Jesus subiu o monte, e sentou-se olhando para os discípulos, e para multidão que o seguia; abriu sua santíssima boca dizendo: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus!" (Mt 5,3)

 É muito lindo esta exortação de Jesus, dirigido à comunidade, uma bem-aventurança, qual teremos oportunidade, muitas vezes de comentarmos. Quando falamos das bem-aventuranças, ficamos sempre na primeira, todas as demais. 



Entre as sete bem-aventuranças que se sucedem, há porém algumas que se tornaram, extremamente atuais em nossos tempos, que não podemos deixar de lado sem fazermos uma profunda reflexão. 

São duas bem-aventuranças: "Bem -aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os pacíficos porque serão chamados filhos de Deus". (Mt 5,5.9)

 Nestes finais de tempos que vivemos, elas nos propõem  os problemas da Igreja que sofre, a humanidade diante das lutas de classes para sobreviverem. Será que estas alegações, estas afirmações são compatíveis com os "bem-aventurados, os mansos e os pacíficos?"

 Estas bem-aventuranças nestes finais de tempos, entraram em crises, poucos falam delas, porque não combinam com certo clima de conflitos permanentes; luta pela terra, guerras e revoluções por todos os lados, refugiados aqui e acolá, fugindo da guerra, e dos homens maus, egoístas nas conquistas do poder. 



Tudo isso é vigentes e claro, nas camadas sociais do mundo inteiro, um mal gerador de morte de inocentes, fome, miséria e sem a paz. Milhares de cristãos, perseguidos em sua própria Pátria, mortos martirizados por fidelidade ao  Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 O que são os mansos e os pacíficos, então da Bíblia? São os humildes, os pobres, os perseguidos, os marginalizados ou seja, aqueles que não tem meios, ou fazer justiça sozinhos.

 A Boa Nova de Mateus, e o Evangelho da Igreja, qual desde o começo da Igreja primitiva, os Apóstolos, os discípulos, os Patrísticos, encontraram nele fundamentos espirituais para a doutrina cristã da Santa Igreja Mãe. (Mt Cap. 5; 6; e 7) 

As bem-aventuranças e o programa do Reino dos céus, presente no meio de nós! São as virtudes das bem-aventuranças, que Jesus nos ensina para sermos felizes neste mundo, rumo ao céu;  também alicerces espirituais para nossa salvação. 





Jesus é o verdadeiro protótipo dos mansos e dos pacíficos, a ponto de exclamar a sua Igreja: "Tomai meu jugo sobre vós e recebei a minha doutrina, porque sou manso e humilde de coração". (Mt 11,29) Mansidão significa, além de uma atitude em relação, ao uso da força e da violência. Oremos sempre: "Jesus  manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso!"

 Existem tentativas, de alguns estudiosos de pensamentos revolucionários da libertação, em colocar Jesus entre os revolucionários de seu tempo, mas segundo o Evangelho estão destituídas de qualquer fundamento, e de fato abandonadas. A recusa de violência é total na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A ultima das bem-aventuranças do contexto do Evangelho de hoje remove totalmente, este pensamento mundano, quando Jesus nos diz: "Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim".



Nosso Senhor não ensinou, doutrinas mundanas, contrária a seus ensinamentos, a favor dos violentos que promovem a discórdia e fazem guerras;  como os malvados e os violentos.

 Ele não disse: Bem-aventurados vós quando vos fizerdes valer, quando tiverdes pago olho por olho e dente por dente. Essa doutrina não pertence ao Reino dos céus , mas sim ao reino  das trevas.

 A terra prometida por Jesus, aos mansos e humildes, não é a terra material, mas sim o Reino dos Céus, que, porém, deve ser instaurado, em nossos corações, a partir desta vida, com isso seremos felizes colocando a disposição do servir ao próximo nossos talentos espirituais. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.

 Irmãozinhos! Nosso Senhor Jesus Cristo é manso, humilde e pacifico. Tal pensamento mundano do Cristo revolucionário, é  um pensamento diabólico, inconcebível, absurdo para o amor de Deus. Jesus disse: "Amai vos uns aos outros assim como vos amei!" ( Jo 15,9-17; Jo 13,34; Jo15,12)



Domingo passado Jesus dizia no Evangelho:"Convertei-vos, porque o Reino dos céus está próximo!" (Mt 4,17) As bem-aventuranças exortadas pelo Cristo no Evangelho de hoje, servem realmente para o pecador convertido penitente, que segue feliz os passos de Jesus, que ama, perdoa, promove a paz ao seu próximo. 

Sabemos, que o sermão das bem-aventuranças é maravilhoso, pois nos mostra o essencial no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Se escutarmos bem sua palavra, ela enraizará em nossas atitudes transformadoras e libertadoras. "É na fraqueza que os fracos confundem os fortes!" (2 Cor 12,7-9)

 Sabemos também ter tocado num ponto difícil do Evangelho; uma realidade dura, de muitas interrogações; muitos problemas angustiantes, um mundo intolerante, arrogante e egoísta, que muitas vezes os mansos e os pacíficos, são chamados a resolver sozinhos com sua consciência.



Rezemos hoje a Deus - que Jesus nos ajude, Ele que foi e é, manso e humilde de coração, a sermos, nós também, mansos e construtores de paz numa geração que não possui a paz. Entoemos-nos nesta liturgia das bem-aventuranças com o salmista: Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus!" (Sl 145) Amém!

Jesus é o  Senhor!

TEXTO FOI ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA  SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE : Reflexões sobre a palavra de Deus - Ano "A" -  EVANGELHO SÃO MATEUS 5,1-12a  4º DOMINGO DO TEMPO COMUM -- Tema da homilia: "BEM-AVENTURADOS OS MANSOS:- "OS CRISTÃOS E A VIOLÊNCIA " -- Pg 113-17 --  LIVRETO  :HOMILÉTICO: DEUS CONOSCO dia a dia Pg 110-112 - EVANGELHO SÃO MATEUS 5,1-12a   4º DOMINGO DE TEMPO COMUM ANO "A" 2017 --  "JESUS É O SENHOR!  Proprietário: joseinacioh.blogspot.com







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário