terça-feira, 20 de dezembro de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 2,16-21 SOLENIDADE SANTA MÃE DE DEUS! Ano liturgico "A" 2017 - Leituras: 1ª Nm 6,22-27; Sl 66; 2ª Gl 4,4-7 -- Cor branca -- "DIA MUNDIAL DA PAZ E FRATERNIDADE UNIVERSAL" - 1º DE JANEIRO


                     




Naquele tempo,16 os pastores foram as pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura.17 Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino.18 E todos que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19 Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20 Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinha visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 21 Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhes o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

Palavra da salvação.
Glória a vós Senhor!


Queridos irmãozinhos povo de Deus, estamos iniciando um  novo tempo. Que este "Ano Novo" que inicia hoje, seja para todos nós, de muita saúde, muita paz e prosperidade.

 A nossa linda Pátria, com mais justiça, em favor dos pobres, dos oprimidos, e dos excluídos: "Feliz Ano Novo, povo de Deus!" 

Não percamos nossas esperanças, de ver um Brasil melhor, mais honesto e mais ordeiro. Que Deus nos abençoem e nos guardem!

Neste 2017 não vamos esquecer de Deus, pois sem Ele nada seremos; vamos ser mais fraternos , mais unidos com nossos irmãos de fé.  

 Também  sem o preconceito de raças, religiões, ou cor; pois somos todos iguais perante Deus! Tudo podemos naquele que nos fortalece. (Fl 4,13)

Mas hoje olhando nossa realidade, nossa vida espiritual, nossa fé no ressuscitado, perguntamos e podemos responder para nós mesmo.

 De que adiantaria, se conquistassemos o mundo todo; coisas passageiras, imanentes, riquezas só para esta vida, não fossem alicerces, para o Reino dos Céus?


  De que adiantaria, as preocupações deste mundo nos levássemos a perdermos a graça da salvação eterna? Lembremos das palavras de Nosso Senhor: "Buscai primeiro o Reino dos Céus, e tudo mais vos será acrescentado!" (Mt 6,33)

 Irmãozinhos! A mensagem litúrgica de hoje, nos leva à aquela noite venturosa, quando os pastores nos campos, foram alcançados pela alegria espiritual. Os cânticos do anjos do céu, na gruta de Belém.

Os anjos disseram aos pastores, que procurassem o Menino Deus, que havia nascido em Belém, seguissem a sua estrela. "Glória Deus nas alturas e paz  aos homens que ele ama. (Lc 2,14) 

Uma pergunta para nós. Qual é a estrela que seguimos? A estrela deste mundo, ou a do Reino dos Céus?


 Os pastores acordados pelos anjos, seguiram a direção indicada pelos anjos, chegaram a gruta, lá viram e adoraram o Menino Jesus na manjedoura. (Lc 2,20)

O contexto do Evangelho deste Domingo, é maravilhoso, nos conta que Maria meditava, tudo aquilo em seu coração. Maria é o protótipo espiritual da Igreja, que contempla os mistérios, da vida de seu Filho Jesus.

 Maria foi a única, a escolhida, a bem informada, no plano salvífico de Cristo. Ela  sabia tudo desde o começo, guardava tudo em seu coração, e os meditava, porque ela é a mãe do Senhor!

 Alegremos-nos com Maria, nossa irmã escolhida, mãe do Filho de Deus, a mais unida a ele, que pode orar por nós, interceder a Ele por nós!

Os discípulos, os primeiros seguidores cristãos de seu filho, foram descobrindo desde o início da Igreja primitiva, a cada tempo sua grandeza especial, e a chamavam de Mãe.

 Ela estava sempre com os discípulos, conduzindo-os nas orações, como em Pentecostes; Ela que tivera a graça, a experiência plena no Espírito Santo na concepção de  seu Filho Jesus. (At 1,14) 

 Sabemos, que o discípulo amado do Senhor, recebeu Maria como mãe aos pés da cruz, a pedido de Jesus, João à amparou até o fim de sua vida terrestre. (Jo 19,26-27)

 A palavra nos diz, que Ela guardava tudo no seu coração, e meditava a grandeza do amor de Deus Pai, em seu Filho Jesus. 

O que festejamos, neste primeiro dia do ano? A festa solene de Maria a Mãe do Senhor! Proclamamos que Maria é a  bendita, Santa mãe do Filho de Deus. 

É, o que o evangelista Lucas narra, e faz questão de anunciar à sua comunidade, exaltando a pessoa da virgem Maria; o encontro maravilhoso de Maria e sua prima Isabel.


 E o encontro do "Velho Testamento", na pessoa de Isabel, o "Novo Testamento" na pessoa de Maria que trás consigo no seu ventre a Nova Aliança. 

 Dizia Santo Irineu que foi discípulo de São Policarpo, também discípulo de São João, o discípulo amado do Senhor. "O Novo é: Jesus Ressuscitado, nossa esperança e alegria!"

Que linda mensagem o contexto do magnificat, nos implime o diálogo no Espírito Santo; pela boca de Isabel e da virgem Maria! (Lc 1,39-56)


Isabel  quando ouviu a saudação de Maria, o bebê João, saltou em seu seio, e, ela ficou cheia do Espírito Santo. 




Então Isabel exclamou em alta voz. "Maria tu és bendita entre as mulheres e bendito é o fruto de seu ventre.

foi a primeira a rezar a oração do Céu: "Ave Maria, cheia de graça, rezou o anjo, "o Senhor é contigo, bendito é o fruto de vosso ventre, rezou Isabel pela ação do Espírito Santo.

Por isso nós cristãos diante do mistério da encarnação do Filho de Deus, nosso Salvador, reverenciamos Maria, Mãe bendita do Senhor! 

Não tem como contestarmos, que ela não é a Mãe do Senhor! Deus quis precisar dela para acontecer nossa salvação. Ela é a nova Eva, a "Ave cheia de graça!"

Maria é a escolhida, entre todas as mulheres, totalmente santa, a nova "Arca da Aliança", onde o amor eterno encontrou nela sua morada. Não é uma pessoa qualquer para ser ignorada, por nós cristãos.


 Se Moisés e grandes profetas, são lembrados por nós, na sagrada escrituras, onde fica para nós o respeito por Maria a mãe do Salvador?

 Junto dela e de seu filho Jesus, a humanidade inteira é amada e podem-se encontrar a paz. Pobre, pequena, humilde, e simples, foi isto que impediu satanás de ver a grandeza,  a santidade dela.

 Só Deus sabia, que nela estava seu plano de amor, por cada um de nós. Por graça e favor foi a escolhida, a preparada, para ser a mãe do Filho de Deus encarnado.


Por graça, ela recebeu os dons espirituais, que a fez única, acima de toda as mulheres, e homens pecadores, livre sempre de todas as maldades, espirituais e carnais. O próprio Martim Lutero dizia: "A virgem Maria é a bendita, doce mãe de Deus".

 Ela é aquela que meditou, o mistério do Advento do Reino dos Céus, sabe que para Deus, implantar a salvação dos pecadores, é necessário que seu querido Filho, passe pelo batismo da cruz, para a salvação da humanidade. 

Também seu coração de corredentora, foi penetrado pela espada da dor, sendo ela a mãe do divino Salvador. Deus ofereceu-nos a plenitude da paz e salvação. 

Seu Filho Jesus veio a este mundo, para salvar a humanidade da morte eterna, resgatar-nos para o Reino dos Céus. Maria nos mostra através de seu exemplo: "o servir!" (Lc 1,56)


Mesmo gravida, acorreu as montanhas, para ajudar sua prima Isabel, que estava no sexto mês de gravidez,  colocando-se a serviço da casa, até que Isabel sua prima desse a luz ao João Batista. Só depois do parto  de Isabel, Maria voltou para casa.

 Ela é a jovem mãe, que os pastores encontraram na gruta de Belém, com seu filhinho Santo, deitado numa manjedoura; Que noite feliz e radiante, avisados pelos anjos que cantavam: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amado!" 

  Ela é a jovem mãe com seu divino bebê, retirantes para o Egito, fugindo do maligno, personificado no rei Herodes; ela esposa de José, o carpinteiro de Nazaré. Ela é a mãe do Senhor, que permaneceu de pé aos pés da cruz, com as mulheres da comunidade cristã.



 Maria é a mulher do Gênese, a mulher do Apocalipse, aquela que Deus quis precisar, para nos trazer no seu plano de amor, a nossa salvação. (Gn 3,15; Ap 12)

  Após a transgressão,  que resultou no pecado original de nossos primeiros pais, Deus disse a serpente no Éden:"Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. 

 Esta te ferirás a cabeça, e tu ferirás o calcanhar". Quer dizer, que entre Maria e satanás não existe acordo. Quem esmaga a cabeça de satanás é seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Em Cristo Jesus seu Filho, está o projeto de nossa vida e a esperança verdadeira, que é o Reino dos Céus. Maria mãe de Jesus, é a rainha da paz, também nossa mãe. 

Ela é aquela que estava com os Apóstolos no dia de Pentecostes pedindo, ensinando e intercedendo pela comunidade. Maria não é deusa, mas depois de Jesus neste mundo não existiu ninguém maior! Santa Maria rogai por nós! Amem!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DO LIVRETO LITÚRGICO DEUS CONOSCO dia a dia : EVANGELHO SÃO LUCAS 2,16-21 Ano "A"  Janeiro 2017 -- "SOLENIDADE SANTA MÃE DE DEUS" --TEXTO ELABORADO DA PUBLICAÇÃO   "JESUS É O SENHOR!" 2014 Ano "A" -- joseinacioh.blogspot.com. BÍBLIA DO PEREGRINO.



           
                 


                                 

Um comentário:

  1. Queridos leitores o texto de JESUS É O SENHOR! desta vez ficou muito grande, para nós vermos o resto da publicação clikar em: Mais informações, obrigado Deus os abençoem e vos guardem!

    Joseinacioh.blogpot.com

    ResponderExcluir