domingo, 11 de dezembro de 2016

EVANGELHO SÃO MATEUS 1,18-24 4º DOMINGO DO ADVENTO ano litúrgico "A" 2017 - LEITURAS: 1ª Is 7,10-14; Sl 23; 2ª Rm 1,1-7 - Cor roxa "SERÁ CHAMADO EMANUEL DEUS CONOSCO!"


                      TORNAR-SE SERVIDORES DO REINO!
                           
 NOIVADO DE MARIA E JOSÉ!

   
18 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20 Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho, e lhe disse: "José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e tu darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o povo de seus pecados". 22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 "Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco". 24 Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

"JOSÉ FILHO DE DAVI, NÃO TENHAS MEDO DE ACOLHER MARIA COMO TUA ESPOSA, POIS O QUE ELA CONCEBEU É OBRA DO ESPÍRITO SANTO". Mt 1,20
Queridos irmãozinhos povo bendito de Deus, estamos celebrando o 4º Domingo do Advento, às portas do Natal, as leituras deste tempo litúrgico nos apontam para o maravilhoso mistério; Deus se fez homem, e veio estar conosco. "Jesus Menino, Deus Emanuel, Deus conosco!" Aleluia! (Is 7,14)

 Ascenderemos neste tempo, o quarto círio litúrgico do Advento, sob nossa visão teológica espiritual, que aponta à festa que virá do nascimento de Jesus,  na noite sublime do Natal de 2016. Tempo propicio, estarmos reunidos com nossas famílias, tempo de partilha na comunidade, tempo de perdoar e tempo de pedir perdão.

 Que o final deste Advento lindo, nos leve a refletirmos,  nossas ações, nossas dificuldades espirituais, diante do belíssimo convite ao serviço do Reino de Deus, num significado mais profundo neste tempo tão bonito, que é o Natal. 

"JESUS É O SENHOR! O MESSIAS PROMETIDO POR DEUS PAI!" Gn 3,15


O mistério do Natal é este: Deus em Jesus Cristo se fez Emanuel, o Deus conosco. De "Deus altíssimo" (Transcendente) se tornou um Deus próximo, Deus humanado para os homens.

 O que significa tudo isso? Que Deus esteve sempre com o ser humano, desde a criação, desde o principio; mesmo quando pela desobediência o homem perdeu a graça de Deus no Paraíso.

 Antes da vinda de Jesus, era um diálogo com Deus a distância, feito por meio de profetas. A aliança que Deus fazia com os homens era difícil e precária.

 Mas por meio Cristo, Deus abdicou-se de sua realeza entrou pessoalmente no meio da humanidade,  em carne e osso, fazendo-se um de nós, para nos falar e nos salvar por meio de nossa situação de pecado. 
 AQUI TENS A ESCRAVA DO SENHOR. QUE TUAS PALAVRAS SE CUMPRA EM MIM! Lc 1,3
 Deus ama o pecador, mas não ama o pecado, porque ele é amor, puríssimo e santíssimo. A Nova Aliança se tornou eterna, porque as duas partes - Deus e o homem - já são uma só pessoa, um ser não mais divisível: Jesus Cristo. Por isso que ele é "Emanuel Deus conosco!"

Cada um de nós batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, somos chamados pelo nosso batismo, como coerdeiros de Jesus, imitadores de Cristo, arautos anunciadores  do Reino dos céus. (Rm 8,17)

 Por isso a obrigação do cristão, é propagar o Evangelho, o Senhorio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ao longo da história de nossa salvação, Deus  veio sempre ao nosso encontro, e, Ele não cessa de nos atrair para  si,  nos chamado ao serviço das obras do seu Reino de amor. (CIC Parg 27)


"NOSSA SENHORA DO DESTERRO DESTERRAI O MAL DA NOSSA VIDA!"

 Irmãozinhos! O Reino de Deus está no meio de nós, mas ele só crescerá com nossas atitudes e reações espirituais, para-se culminar o Reino dos céus. E para que o serviço do Reino tenha exito, Deus tem derramado sem cessar, seu Santo Espírito sobre sua Igreja.

 Hoje o Espírito Santo, chama e atrai os Cristãos de última hora, a ingressar nesta legião dos preparadores definitivos do Advento, a parusia final; a segunda vinda gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas lembremos daquele versículo do Eclesiástico que nos exorta diante às dificuldades de seguir as pegadas do Senhor.

 "Filho meu, quando te aproximares para servir o Senhor, prepara-te para a prova; mantém o coração firme, sê valente, não te assustes quando vier uma desgraça, apegue a ele, não o soltes e o final serás enaltecido. (Ecl 2,1-3)




 Quer dizer para nós; que para se colocar a serviço do Reino de Deus é preciso deixarmos de lado nossas arrogâncias, nossos egoísmos, nossos orgulhos, nossas a autossuficiências. E vejam que beleza, na lógica de Deus  o menor será o maior no Reino de Deus. 

Essa lógica do serviço do Reino, sabemos que se contrapõe aquela dos grandes deste mundo, que querem ser os primeiros e escravizar os pobres, os pequenos. Ao contrário do que se pensa; os servos do Senhor não são escravos, mas possuem a liberdade de filhos de Deus.

 É exatamente essa condição que permite  sairmos de nós mesmo e irmos ao encontro de nossos irmãos, excluídos e marginalizados pela sociedade do mundo anti-reino. As leituras deste Domingo são magnificas, elas se abrem com a célebre profecia de Isaías:


AVE CHEIA DE GRAÇA! 
 "O próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará a luz um filho, e chamará "Deus conosco". O trecho proclamado do Evangelho nos descreve que a profecia se cumpriu na virgem Maria, que em sua virgindade deu à luz Nosso Senhor Jesus Cristo.

 O Evangelista Mateus comenta - aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta. (Is 7,14)  No ventre de Maria, o divino se fez plenamente humano, para nos humanizar e nos libertar da escravidão do pecado e da morte.

 Celebremos então o mistério do amor de Deus, que se revela na manjedoura a simplicidade de uma criança. Este é o grande sinal de que o Pai Celeste, é fiel a sua aliança! Uma pergunta para cada um de nós: O que celebraremos neste Natal?  Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO  DO LIVRETO LITÚRGICO: DEUS CONOSCO dia a dia DEZEMBRO 2016 - EVANGELHO SÃO MATEUS 1,18-24 ANO LITÚRGICO "A" (2017)  Pg 72-74.122 TEMA  TORNAR-SE SERVIDORES DO REINO: CATEQUESE DE: Pe ROGÉRIO MISSIONÁRIO REDENTORISTA E Pe FRANCISCO ALBERTIM, DIOCESE DE GUAXUPÉ MG.- JESUS É O SENHOR! joseinacioh.blogspot.com
"POREI ÓDIO ENTRE TI E A MULHER, ENTRE A TUA DESCENDÊNCIA E A DELA. ESTA TE FERIRÁ  A CABEÇA , E TU FERIRÁS O CALCANHAR!" Gn 3,15 




SERÁS A MÃE DO SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário