domingo, 4 de dezembro de 2016

EVANGELHO SÃO MATEUS 11,2-11 3º DOMINGO DO ADVENTO ANO "A" 2017 - "A BOA NOVA É ANUNCIADA AOS EXCLUÍDOS - LEITURAS: 1ª Is 35,1-6a.10; Sl 145; 2ª Tg 5,7-10 - COR ROXA OU RÓSEA JESUS É O SENHOR!

  SOIS VÓS AQUELE QUE DEVE VIR, OU DEVEMOS  ESPERAR POR OUTRO?





Naquele tempo, 2 João estava na prisão. Quando ouviu, falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos,3 para lhe perguntarem: "És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar  um outro? 4 Jesus respondeu-lhes: "Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5 "Os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e os pobres são evangelizados. 6 "Feliz aquele que não se escandalizar por causa de mim!" 7 Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João. "O que fostes ver ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8 O que foste ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão no palácio dos reis. 9 Então o que fostes ver? Um profeta? Sim eu afirmo, é alguém que é mais do que profeta. 10 É dele que está escrito: "Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti". 11 Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele". 

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!




Querido povo de Deus, estamos cada vez mais próximos da festa do Natal. Neste 3º Domingo do Advento, a Igreja em sua sabedoria, nos coloca diante do Evangelho de São Mateus. As leituras deste tempo litúrgico são lindíssimas, nos fala do Cristo Salvador.

 A primeira leitura é do profeta Isaías, nos convida a revivermos esta espera, neste Advento que celebramos, a esperança, a fé e a paz. Entendemos que a longa espera messiânica foi almejada, pelo povo de Deus no exílio, entre preces, lagrimas, lamentos, no cativeiro  dos Assírios, da Babilônia. (Esdra 10,2; Sl 137)

Os judeus filhos da promessa, ao longo da caminhada não desanimaram da longa espera do Advento Messiânico. Quando o povo iam desanimando da longa espera, Deus suscitava no meio do povo, profetas para encher de esperança o povo de Deus. Eles cantavam: "O Senhor vai chegar, o Senhor vai nos libertar, o Senhor vai nos levar  ao um lindo lugar!" ( Canta, canta povo de Deus - Padre Zezinho Scj)

 Isaías foi um profeta de uma uma visão do futuro messiânico, ele viu para o futuro, esperança e paz. Viveu 700 anos antes da vinda de Jesus, seus escritos parece que viveu no tempo de Jesus, e o conheceu pessoalmente, plagiando toda a  história salvífica do redentor.

JUDEUS LEVADOS CATIVOS AO EXÍLIO DA BABILÔNIA!

Os judeus tinham sonhos de utopia, do Messias  libertador. Foram 70 anos  no exílio longe da pátria, longe de casa; muitos dos que foram levados cativos, morreram no cativeiro, os anciões, iam transmitindo, aos filhos, aos netos, os jovens, a grande promessa de Deus de enviar o Messias,  o prometido libertador.

 Depois de 70 anos no cativeiro, completou no coração de Deus a libertação de seu povo, por meio de um rei pagão foram libertados, e reconduzidos de volta a Israel o povo de Deus. A palavra diz que voltaram para casa, pareciam sonhar, cantando louvores ao Senhor! (Sl 126) (Rei Ciro da Pérsia - Esdra 1,1-11 - 700 AC)

Para o evangelista Mateus, o profeta João Batista é muito importante, para as comunidades cristãs Judaicas de seu tempo; os cristãos convertidos do judaísmo, podiam ver e aperceber os sinais do Reino dos céus, no meio deles. "Convertei-vos e credes no Evangelho!"

 Hoje também podemos sentir que "Ele, o Cristo, está no meio de nós!" O Reino de Deus começa aqui conosco, neste Advento rumo a parusia. O "Reino dos Céus" é o próprio Deus no meio de seu povo. "Deus Emanuel, Deus conosco!" "Deus é amor!" (1 Jo4,8)



 O texto do Evangelho de hoje, nos fala da preocupação  do Batista, mesmo preso no cárcere de Herodes, se preocupa fazer Jesus ser reconhecido pelo povo. Ele é o Filho de Deus, o prometido do Velho Testamento. Jesus é o libertador "o Novo" da Nova  e eterna Aliança, de Deus com os homens. (Hb 9,24)

Mateus confirma à Igreja, o Senhorio de Jesus; o Batista para levar sua missão de precursor, envia discípulos até o Divino Mestre para confirmar, que o Reino dos céus chegou. Que linda  a resposta de Nosso Senhor aos discípulos de João.

Jesus mostra que nele se  cumprem as profecias: Idem dizer a João, "Os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam,  o Evangelho é anunciado aos pobres". ( Mt 11,5)

 Mas Jesus disse uma coisa muito seria,  a seu próprio respeito: "Feliz aquele que não se escandalizar de um pequeno, por causa de mim!" (Mt 11,6) Jesus disse em outra passagem aquele que escandalizar de um pequeno, que crê nele, seria melhor que pendurasse no pescoço uma pedra de moinho e se atirasse no fundo do mar. "Ai do mundo por causa do escândalo!" ( Mt18,6)


Irmãozinhos! Embora o Reino de Deus esteja no meio de nós, mesmo assim o Cristo tem sido causa de divisão para muitos no meio de nós, tanto pela sociedade, como por parte de alguns membros de sua própria igreja. (Mt 10,34-36) "Onde semeia o trigo à também o joio". (Mt 13,24-30.36-43)



 É neste sentido que a primeira leitura de Isaías exorta os cativos da Babilônia a fortalecerem as mãos no louvor a Deus, se firmarem os joelhos debilitados, que não se dobram para Deus para orar, pedir perdão dos pecados, mesmo diante de sofrimentos e a depressão do corpo e da alma.

 O profeta exorta seu povo sofredor: "Criai ânimo, não tenhais medo! Vede é nosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para nos salvar". O salmista já exortava o povo sofredor de Israel: "Senhor, Deus justiceiro, Deus das vinganças, aparecei em vosso esplendor [...]!" (Sl 93- Hb 94)

 São Tiago na segunda leitura nos diz: "Tende, pois, paciência, meus irmãos, até a vinda do Senhor [...] ficai firmes, fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. (Tg 5,7-10) 

A Igreja de Cristo não cessa de pedir a volta gloriosa do Senhor Jesus. Esta profecia da volta de Jesus glorioso foi o próprio Jesus que nos prometeu seu próprio retorno quando este aqui com nós, num tempo futuro que só o Pai do céu o sabe, o tempo, o dia e a hora.


 Por isso em todas as Missas celebradas, nas orações Eucarísticas dizemos: "Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde Senhor Jesus! "(MR 477, 482; 495; 842; 866)

 Esta espera da parusia, este Advento é o verdadeiro tema dominante da liturgia da palavra deste Domingo. Não é uma espera como aquela do povo de Deus no Velho Testamento, como os profetas outrora esperaram a vinda do Cristo.

 Hoje a nossa espera, não é mais como a do povo do Novo Testamento, aquela testemunhada presença do Salvador, apontada pelo João Batista, a nossa espera hoje é uma espera  Teológica e escatológica. Isto é, do definitivo Reino dos céus, a parusia cada vez mais próxima dos filhos de Deus. (Ap 22,6-21) "Vem Senhor Jesus!"


 Como dizia o patrístico Santo Irineu de Lyon, no primeiro seculo da  era cristã, ele que foi discípulo de São Policarpo, discípulo do Apostolo São João Evangelista: "O Novo" chegou com Jesus Cristo. Ele trouxe toda a novidade ao mundo, trazendo a si mesmo". 

Irmãozinhos! Por este Cristo que nos trouxe as novidades do Reino dos céus, como verdadeiros cristãos, devemos manter a alegria e a esperança de um mundo melhor e vindouro, porque Deus nos enviou seu Filho Jesus para nos salvar da morte eterna.


 Agora cada um de nós cristãos, observando os Mandamentos e os ensinamentos do Senhor aguardamos seu retorno iminente e glorioso, seu Advento final para implantar definitivamente seu Reino.

 Com a  ressurreição, e vitória de Cristo sobre a morte, teremos "Novos Céus e uma Nova Terra"; o próprio Cristo estará conosco para sempre. Cantemos hoje povo de Deus neste terceiro Domingo do Advento: "Vinde Senhor para salvar vosso povo!" (Sl 145) Amém!

Jesus é o Senhor!


TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA 3º DOMINGO DO ADVENTO: EVANGELHO SÃO MATEUS 11,2-11 - TEMA: SOIS AQUELE QUE DEVE VIR, OU DEVEMOS ESPERAR OUTRO?" Pg 23-25-- livreto litúrgico: DEUS CONOSCO dia a dia : 3º DOMINGO DO ADVENTO: EVANGELHO SÃO MATEUS 11,2-11 Pg 52-54.121.  Blog: JESUS É O SENHOR! joseinacioh.blogspot.com 




NOSSA SENHORA DO DESTERRO DESTERRAI O MAL DA NOSSA VIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário