sábado, 17 de dezembro de 2016

EVANGELHO SÃO JOÃO 1,1-18: "NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" É NATAL! É VIDA! É REDENÇÃO! - 2016 - Ano liturgico:"A" 2017 - Leituras liturgicas: 1ª Is 52,7-10; Sl 97; 2ª Hb 1,1-6 - Cor liturgica:branca


                                            JESUS É O SENHOR!


 1 No princípio era a palavra, e a palavra estava com Deus; e a palavra era Deus. 2 No princípio estava ela com Deus. 3 Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4 Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram domina-la. 6 Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7 Ele veio como testemunho, para dar testemunho da luz: para que todos chegassem à fé por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9 daquele que era a luz de verdade, que vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. 10 A palavra estava no mundo - e o mundo foi feito por meio dela - mas o mundo não quis conhecê-la. 11 Veio para o que era seu, e os seus não não a acolheram. 12 Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13 pois estes não nasceram do sangue nem da carne nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. 14 E a palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio  de graça de verdade. 15 Dele, João dá testemunho, clamando: "Este  é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existe antes de mim". 16 De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17 Por meio de Moisés foi dada a lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18 A Deus, ninguém jamais viu. Mas o unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!



Queridos irmãozinhos cristãos, povo amado de Deus, neste lindo emocionante dia, tão esperado; chegou para nós o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Alegremo-nos!

 Celebremos hoje com fé, proclamemos que a eternidade, penetrou a terra inteira, e alcançou o coração humano. 

O Senhor visitou seu povo, "a palavra se fez carne e habitou entre nós!" (Jo 1,14) Naquela fantástica noite, uma multidão do exército celeste, cantavam sobre os campos dos pastores de Belém.

 "Hoje nasceu em Belém o Salvador!" (Lc 2,11) "Glória a Deus no alto dos céus, e na terra paz aos homens que ele ama!" (Lc 2,13-14)

Irmãozinhos! A palavra de Deus nos conduziu desde a primeira semana do Advento, a descobrirmos quem é "aquele que devia vir". "Jesus Cristo, nosso único salvador e redentor". 

"Não existe nenhum outro nome que nos pode proporcionar a salvação; "não há outro nome sob o céu, concedido aos homens, que possa salvar-nos". (At 4,12) Só Jesus Cristo é o Senhor!



 No segundo Domingo do Advento falamos de "Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus", e  nossa conversão. O Batista dizia em alta voz na galileia:"Convertei-vos, porque o Reino dos céus está próximo!" ( Mt 3,2)

No terceiro Domingo falamos de "Jesus o nosso único salvador". Jesus é o caminho a verdade e a vida, só em Deus, encontramos forças para superarmos as dificuldades da vida. (Jo 14,6)

 A verdadeira conversão em Cristo, nos leva a conversão radical! Sua palavra é luz, que nos faz enxergar espiritualmente, sua chegada, e produzirmos frutos de justiça e solidariedade.

 No quarto Domingo do Advento, proclamamos "aquele que se encarnou, fazendo-se homem, tornou-se Deus conosco"; "Deus Emanuel!" 

A concepção do Cristo no ventre da virgem Maria, nos revela a fidelidade de Deus, em sua promessa de nos libertar da escravidão do pecado e da morte.




 O mistério do Natal, foi nos explicado e meditados durantes as quatros, semanas do Advento: hoje com alegria, celebramos neste Domingo o Natal de Jesus. 

Celebremos o mistério do amor de Deus, que se revelou na simplicidade de uma criança.

 O encontro maravilhoso da eternidade com a humanidade, o encontro de Deus encarnado na vida dos homens e mulheres de boa vontade.

 Na pessoa de Emanuel Deus conosco, o divino se fez humano e a salvação se tornou-se acessível a toda a humanidade que reconhecer que "Jesus é o Senhor!"

 O Evangelho deste Domingo de Natal é maravilhoso. Jesus é a palavra na qual, o Pai do céu criou todas as coisas.

 Tudo foi criado Nele e para Ele, tudo foi feito por causa Dele e sem Ele nada seria feito. ( Jo 1,1-3; Cl 1,15-20 ) Cristo é a palavra que se fez carne, tornando o transcendente visível, aos filhos de Deus.



Ele é o verbo de Deus, o prometido! Hoje, no dia luminoso da festa Natalina, não devemos nos estender em explicações.

 Mas somente abandonar-nos numa contemplação alegre e reconhecida do insondável mistério do "Deus feito Homem". Da manjedoura até a cruz, Cristo nos revela o rosto misericordioso do Pai.

 Ele nos chama para experimenta-lo, na nossa mortal e frágil condição humana. Somos todos pecadores, mas Deus é  amor, e misericórdia!

Irmãozinhos! Não somos capazes de imaginar o tamanho do amor de Deus por nós. Este mistério do amor de Deus, está muito além de nossas compreensões, e imaginação, pobres criaturas mortais que somos.



 Como pode um Deus, abdicar de sua realeza, deixar sua glória para revestir-se de nossa fragilidade humana? Como pode o Senhor "rebaixar-se a nossa altura e nos dar a sua plenitude de sua vida? 

E como somos ingratos para com nosso Deus, nas nossas atitudes! "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho em troca de nossos pecados!" (Jo 3,16)

 A promessa de Deus está sempre de pé, para cada um de nós. Aquele que o acolhe, o assume, se torna verdadeiramente filho ou filha de Deus. Então meditemos hoje: "Como tratamos Deus em nossas vidas?"

 Bendito seja o Senhor que lembrou de seu povo. Acordemos, e redescubramos o sentido do nascimento do Cristo! "Hoje vos nasceu na cidade de Davi o Salvador, o Messias e Senhor! ( Lc 2,11)

Jesus veio entre nós para nos mostrar como Deus Pai nos olha, e que faz por nós. 

Uma pergunta para cada um de nós! Será  que de fato entendemos este mistério que hoje celebramos? 

Pode ser que até racionalmente entendamos, mas espiritualmente não desceu ao nosso coração e o tocou definitivo.

 Deus quer curar nossas enfermidades,  uma que ele faz questão é a cura do nosso coração inquieto, atribulado, sem paz. 

Façamos hoje uma experiência com o Deus Menino, que chegou para nos neste Natal. Irmãozinhos! Que celebraremos hoje neste dia de Natal..?

 Por isso o autor da carta aos Hebreus se preocupa, tem pressa em mostrar o Cristo, como centro da história e Senhor de nossa salvação.

 "Jesus é o Deus que salva, que cura e nos liberta!" (Hb 1,1-6)  Os primeiros cristãos primitivos perguntavam, que trouxe de novo o Senhor vindo ao mundo?

 Santo Irineu dizia: "Trouxe toda a novidade trazendo a si mesmo". Irmãozinhos façamos hoje, uma experiência com o Deus menino, que chegou para nós neste Natal!



Feliz Natal a todos os amigos leitores. Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DO LIVRETO DE LITURGIA: DEUS CONOSCO dia a dia; EVANGELHO SÃO JOÃO 1,1-18 - NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!  2016 - MISSA DO DIA - ANO LITÚRGICO "A" 2017.  Pg 99 e.Pg 123.  HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA EVANGELHO SÃO LUCAS 2,15-20 ANO "B" TEMA VAMOS A BELÉM!" Pg 245-247 - BÍBLIA DO PEREGRINO. - JESUS É O SENHOR! joseinacioh.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário