domingo, 5 de fevereiro de 2017

EVANGELHO SÃO MATEUS 5,17-37 6º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" 2017 "O REINO É DOS HUMILDES!" Leituras litúricas 1ª Eclo 15,16-21; Sl 118; 2ª 1 Cor 2,6-10 -- Cor verde - Liturgia p/12/02/2017


                      O REINO É DOS HUMILDES!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20 "Eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21 Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: " Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal". 22a Eu porém, vos digo: todo aquele que encoleriza com seu irmão será réu em juízo. 27 Ouviste o que foi dito: "Não cometerás adultério". 28 Eu porém vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério em seu coração. 33 Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: "Não jurarás falso", mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor". 34a Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum. 37 Seja o vosso sim: "Sim", e o vosso não: "Não". Tudo o que for além disso vem do maligno".

Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!





Irmãos, igreja povo Deus, o Evangelho deste Sexto Domingo do Tempo comum, é, um ensinamento maravilhoso. Nosso Senhor nos fala de três mandamentos do decálogo; para que possamos sermos felizes e herdeiros do Reino dos Céus.

 Mateus dirige o Evangelho, à sua comunidade; a proposta de Deus é, e será sempre a favor da vida! Os mandamentos do Senhor, são para a defesa da dignidade humana, e a promoção da vida, dom divino de Deus. Pois "Deus é amor!" (1 Jo 4,8)

 Estes mandamentos, são propostas expressas para a nossa felicidade; Jesus não aboliu nenhuma delas. "Não matar, não adulterar, e não tomar o Santo nome de Deus em vão" são exigências que estão no contexto da Nova Aliança para a nossa salvação.

 Por isso o amor à Deus, vem em primeiro lugar, acima de todas as observâncias da lei. Amar a Deus sobre todas as coisas, ou Amai-vós uns aos outros, supera todos os demais mandamentos. ( Ex 20,3-17; Dt 5,7-21 ;Ex 34,28; Jo13,34) 
OS 10 MANDAMENTOS!

Cada um de nós cristãos, somo chamados pelo nosso batismo; em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; de sermos também, um outro Cristo, em Cristo Jesus, embora pecadores que somos. Mas  Jesus disse, que somos sal e luz do mundo! (Mt 5,13-16)

 Isso quer dizer-nos, que ao assumirmos como bons cristãos, o nosso geito, o nosso modo de vida, não pode ser mais como dos hipócritas, que pregam, ensinam, falam tanto de leis, doutrinas, moralidades; mas não vivem nada o que dizem. Mas os pequeninos, os humildes entendem bem depressa, os sinais, os ensinamentos do Reino dos Céus. 

 No caminho do Reino dos céus, os humildes reconhecem que o  amor verdadeiro, cria a fraternidade e relações humanas saudáveis; se deixam educar pelo Evangelho, pois sabem que ele é fonte de vida e salvação.

 "A palavra do Senhor é fonte de Paz, de misericórdia e salvação!" A primeira justiça que o Senhor nos fala hoje é: "Não matar!" (Gn 4,1-26)

 Se pararmos para meditarmos, profundamente aquelas Bem-aventuranças, aquelas que promovem a  Paz, veremos que a muito ela está em crise, desde o começo do mundo, os homens na sua maldade se deixa levar pela violência, esqueceram do amor de Deus. (Mt 5,9) 

Verdade que muitas vezes, nossas tendências ao pecado nos leva a destruir nosso próximo, não com armas, mas com a violência de nossas línguas, as vezes ferinas e sem misericórdia, vamos eliminando nossos irmãozinhos. 

O pecado da inveja, da mentira, das falsas afirmações, e dos falsos julgamentos que fazemos; com isso vamos fazendo a obra do maligno. Quantos irmãos, quantas famílias destruídas moralmente, por pessoas invejosas, sem escrúpulos. 



Nos cristãos precisamos vigiar, e prestar atenção nas palavras que saem de nossas bocas, pois da nossa boca, podem sair bençãos mas também maldições. Benção, quando abençoamos nossos próximos, falamos bem deles e os elevamos a Deus. 

Maldições quando falamos mal , não usamos da misericórdia, que tanto Nosso Senhor nos ensinou, dizendo: Eis que vos dou um novo mandamento: "Amai vos uns aos outros como vos amei!" (Jo 15,12)

 A outra justiça nos fala do adultério. Nestes finais de tempos tornou-se  muito natural, casarem e descasarem, os homens esqueceram daquele mandamento de ordem do Senhor:

 "O que Deus uniu, o homem não separe. O mundo paganizado relativizou estas normas sagradas; casam e descasam, e as famílias se despedaçam; surgem as alternativas. 



 Quando o mandamento da lei de Deus, fala-nos do  adultério, não está só falando de traição conjugal, mas de escolhas que podemos fazer, durante nossas vidas, escolhas que substitui Deus, por coisas, material, ou até mesmo falsos Deuses,  isso é uma idolatria.

 O Senhor Deus disse na montanha: "Não terão outro Deus diante de mim!" ( Ex 20,3; Dt 5,7.11) Este deus Mamon, do dinheiro, da fama, do prazer, do poder, do ter com sua luxúria não é o Deus do Reino dos Céus! 

 Lembremos que na tentação do deserto, satanás ofereceu a Jesus as imanências deste mundo, mas Nosso Senhor não aceitou. Porque a verdadeira riqueza que nos espera está com o Pai dos Céus, Jesus mosso senhor é a ponte que nos leva até Ele.



 A outra justiça é: "Não tomar o Santo nome de Deus em vão!" (Ex 20,7) Jesus disse também: "Não tentarás o Senhor teu Deus!" ( Lc 4,8) "Somente a Ele renderás o culto e a adoração". (Mt 4,10) Deus quando nos criou, deu nos o livre arbítrio para escolhermos, por que Ele deseja adoradores em espírito e verdade. 

"O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem foi criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar". (CIC "O desejo de Deus" Parag 27)

 O nosso Deus propõe, e espera nossa escolha livre, sobre o que desejamos fazer, por isso Ele mostra-nos o caminho a seguir, para que não percamos o caminho do Reino dos Céus. Jesus disse: "Fazei tudo para passar pela porta estreita! ( Mt 7,13)

 Na leitura do Eclesiástico está escrito: "Diante do Homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir". Não mandou a ninguém agir como impio, e a ninguém deu licença de pecar". (Ecl 15,21)



 Irmãozinhos! Somos salvos pela graça, em Cristo Jesus, e, Deus Pai espera que nós o reconheçamos, em seu Filho nosso salvador. Os mandamentos do Senhor, são propostas radicais para a nossa salvação. Jesus não mudou nenhum mandamento, mas o ampliou: 

"Amai vós uns aos outros como vos amei e tenho Vós amado, se for preciso amai também vossos inimigos. (Jo15,9-12) Irmãozinhos! Cantemos hoje com o salmista: Feliz o homem sem pecado em seu caminho,/ que na lei do Senhor Deus vai progredindo!" Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA - Lit "O VERBO SE FAZ CARNE": Reflexões sobre a palavra de Deus  ano "A" Pag. 121-12: EVANGELHO SÃO MATEUS 5,17-37--  DEUS CONOSCO dia a dia : EVANGELHO SÃO MATEUS 5,17-37 Ano "A" 2017 Pg 68-70 --  BÍBLIA AVE MARIA -- Texto corrigido da publicação "JESUS É O SENHOR!" 2014 -- joseinacioh.blogspot.com. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário