sábado, 11 de fevereiro de 2017

*EVANGELHO SÃO MATEUS 5,38-48 7º DOMINGO DO TEMPO COMUM Ano "A" 2017 -- Leituras litúrgicas: 1ª Lv 19,1-2.17-18; Sl 102; 2ª 1 Cor 3,16-23 - Cor verde -- Liturgia p/19/02/17 -- "SÊDE PERFEITOS COMO VOSSO PAI!"

            SÊDES PEFEITOS COMO VOSSO PAI É PERFEITO!
                                               

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38 "Vós ouvistes o que foi dito:"Olho por olho e dente por dente!" 39 Eu porém vós digo: "Não enfrenteis que é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40 Se alguém quiser abrir um processo para tomar a túnica, dá-lhe também o manto! 41 Se alguém forçar a andar um quilometro, caminha dois com ele! 42 Dá a quem pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. 43 Vós ouvistes o que foi dito: "Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu porém vos digo: "Amai vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45 Assim vos tornareis filhos de vosso Pai que está no céus, porque ele faz nascer o sol sobre os maus e os bons, e faz cair a chuva sobre o justo e injustos. 46 Porque se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47 E saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48  "Portanto, sede perfeitos como vosso Pai Celeste é perfeito!"

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


Queridos irmãozinhos, Igreja povo de Deus! O Evangelho deste Domingo, nos fala do amor de Deus; Nosso Senhor nos propõe algo novo e diferente: Amar até os inimigos. 

O amor verdadeiro não tem jogo de interesses, muito menos busca compensações. Quando falamos do amar, não podemos esquecer do perdão; pois quem não perdoa não ama.

 É preciso perdoar e acertar os erros; aquele que corrige o seu próximo com carinho, é porque ama e faz a vontade de Deus. (Mt 18,15) 

Na continuação do Sermão das bem-aventuranças, encontramos algumas das consequências e das possibilidades da presença do Reino de Deus entre nós Igreja. 


Nesta vida nova à exemplo do Cristo, já não tem sentido, a vingança, a violência, mas sim, o amor.

 Na primeira parte do Evangelho de hoje retoma aquele tema exemplificando-o: Jesus cancela a antiga máxima dada por Moisés a seu povo, que tinham dureza de coração.

 Era "olho por olho, dente por dente". ( Ex 21,14) Na segunda parte do trecho o Evangelho, Jesus vai além e diz a seus discípulos para amar até mesmo o inimigo. 

"Amai vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e vos perseguem. (Mt 5,44) 

Muitos irmãozinhos, ouvintes do Evangelho neste ponto desta passagem, são tentados a dizer como os Hebreus no deserto: esse discurso do Mestre é duro demais; quem o pode compreender? ( Jo 6,60)



 "Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho único, para que todos Nele crer, não pereça mas tenha a vida eterna". (Jo 3,16) 

Mas também sabemos que os preceitos do primeiro mandamento é: "Amar a Deus sobre todas as coisas!" A novidade trazida do céu por Jesus, é amar não só os amados, mas também os inimigos. 

Muitas vezes perguntamos onde estão nossos inimigos, eu digo para você meu querido irmão, as palavras do Eclesiástico, comesse a caminhar com o Senhor que aparecerão os divisores.

 "Filho meu, quando aproximares para servir o Senhor, prepara-te para a prova; mantém o coração firme e valente, não te assustes quando vier uma desgraça". (Ecl 2,1-18) 



Jesus mostrou para o mundo o exemplo do que é amar, dando sua vida até o extremo, morte de cruz. Então quando amamos o próximo, estamos fazendo a vontade de Deus, pois Deus ama o nosso irmão também!

 Se fizermos isto, estamos na lógica do amor de Deus, que ama a todos sem exceção. Diante do amor infinito de Deus, Jesus quebrou a antiga lei. "Agora é a lei do amor, porque Deus é amor!"

 Jesus venceu todo o mal, transformando aquilo que gerava ódio, desamor em novidade, em alicerces para o Reino dos Céus. (Ex 21,14)

 O amor cria o bem e gera a vida, transforma nossa própria pessoa e a sociedade, num mundo melhor ao nosso redor! Vamos amar nosso irmão, mesmo com nosso insucesso da nossa pobre e frágil pessoa, pecadora que somos. 



Pois Jesus nos adverte, não enfrentarmos o malvado, pois ele está personificado pelo maligno, que está no mundo, para destruir à nós, filhos de Deus. 

Se soubermos enfrentar o inimigo de nossa salvação, com o Cristo a frente, estamos então no caminho da perfeição do amor que é o convite de Jesus para cada um de nós hoje.

 Uma coisa que o mal não suporta em nós, é a fidelidade a Deus, o amor pelo próximo e o perdão mútuo. Porque satanás é observante a lei, olho por olho e dente por dente, e nada de misericórdia. 

Jesus foi mais longe na sua lógica de ensinar o amor: "Se alguém lhe bater o rosto direito, oferece lhe também o rosto esquerdo. (Mt 5,38-39) Oferecer a outra face?



 Seria perdoar o próximo, dar-lhe outra chance, caminhar junto na igreja "Corpo Místico de Cristo". (1 Cor 12,12-14) A igreja unida, em torno de Jesus ressuscitado, que sente a dor e o sofrimento dos irmãos. 

São Paulo na sua linda exortação, nos diz que pelo nosso batismo somos os membros do corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, cuja cabeça é o próprio Cristo. (Rm 12,5) 

Jesus também nos ensinou que devemos perdoar até setenta vezes sete. (Mt 18,21-22) Perguntamos: O que será do mundo futuramente, diante de tantas guerras e conflitos, e mortes de tantos inocentes?

 O Evangelho de Domingo passado nos falava para sermos sal e luz no mundo, verdadeiras testemunhas de Cristo crucificado ressuscitado

 O mundo que o Evangelho nos fala, é um sistema do mundo, um sistema anti-deus, anti-evangelho e anti-salvação. Porque o mundo em que vivemos não se conforma com o cristianismo, é o mundo do egocêntrico, e ateu; vivem somente para o egoismo próprio. 

São os discípulos do divisor, que o adoram e querem morrer por ele. Por isso Jesus nos deu os meios objetivos, para vencermos a nós mesmo.

 Estes meios são os sacramentos da "penitência e a Eucaristia". Por isso ho"je o Senhor está nos dizendo: Se a vossa justiça for melhor

São os meios de quebrarmos os jugos do mal de dentro de nós! Esforcemo-nos portanto pela nossa santidade como o Senhor nos falou: "Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito". Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA: "EVANGELHO SÃO MATEUS 5,38-48 7º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" --  LIT "O VERBO SE FAZ CARNE"  Reflexões sobre a palavra de Deus - Pg 124-127 --  "DEUS CONOSCO dia a dia" EVANGELHO SÃO MATEUS 5,38-48 Pg 89-91 ano "A" 2017 - - Foi usado o texto da publicação "JESUS É O SENHOR!" de 2014 - joseinacioh.blogspot.com.





Nenhum comentário:

Postar um comentário