domingo, 19 de fevereiro de 2017

EVANGE LHO SÃO MATEUS 6,24-34 8º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" 2017 -- Leituras: 1ª Is 49,14-15, Sl 61; 2ª 1 Cor 4,1-5 -- Liturgia p/ 26/02/2017 - Cor verde.

   Esse é um dos últimos textos que meu pai deixou pronto antes de falecer, alguns estão incompletos, mas irei posta-los com o tempo para ser uma das últimas homenagens para ele. 
Amo você pai! <3

Olhai os lírios dos campos! Mt 6,28




Naquele Tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24 Ninguém pode servir a dois senhores; pois, ou odiará um e amará outro, ou será um fiel a um e desprezará outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. 25 Por isso vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26 Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está no céus os alimenta. Vós não valeis mais que os pássaros? 27 Quem de vós pode prolongar a própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28 E porque ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios nos campos: eles não trabalham e nem fiam. 20 Porém eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã e queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? 31 Portanto, não vos preocupeis, dizendo: o que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos vestir? 32 Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está no céus, sabe que precisais de tudo isso. 33 Pelo contrário buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá as suas preocupações! Para cada dia basta seus próprios problemas".

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

Querido povo de Deus estamos diante do Evangelho de São Mateus, 7º Domingo do Tempo Comum. Diante desta linda palavra do Senhor, devemos ser humildes e acolher sem reservas o seu ensinamento. Pois os humildes quando à acolhem produz muitos frutos,

 Os orgulhosos, porém, ficam mergulhados em sua autossuficiência e não produz nenhum bem. Em poucas palavras do contexto do Evangelho, Nosso Senhor nos coloca, diante de duas escolhas, radicais neste mundo. Qual vamos seguir; Deus ou o dinheiro? Na analogia de hoje, podemos  perguntar, qual o dinheiro?

 Não certamente aquele dinheiro honesto, que ganhamos com o suor do nosso trabalho, aquele dinheiro que é a justa paga do próprio trabalho, que serve para adquirimos o necessário; o pão de cada dia, na mesa da nossa família. 

Este dinheiro significa o pão de cada dia, que Jesus nos ensinou a pedir na "Oração do Pai Nosso!"Não se trata, portanto de dinheiro que serve a vida, mas daquele dinheiro, que escraviza, que do meio  se torna fim e de servo se torna patrão. 

Ou aquele maldito dinheiro corrupto, que se acumula absorvendo o dos outros, que cresce a preço de sangue, e da miséria alheia, o dinheiro que é extorquido.

 Por isso que Jesus nos diz: "Eu vos digo, para a vossa vida, não vos preocupeis com o que comereis ou bebereis, nem para o vosso corpo, o que vestireis. A vida não vale mais que o alimento, e  o corpo não vale mais que a roupa?"

 "Olhai as aves do céu: não semeiam nem colhem, nem ajuntam mantimento no celeiro; no entanto, vosso pai celeste lhes dá o alimento. Será que não valeis mais do que elas? (Mt 6,26-28) 

Irmãozinhos! Deus sabe o que é bom para nós, Ele quer que a sua santa palavra nos transforme, e nos liberte de todo mal. Por isso Ele nos pergunta: A quem serviremos, a Deus ou ao dinheiro..?

 Sim..! Serviremos o nosso Deus que tem propostas para o Reino dos Céus; ao dinheiro do poder não; pois  sua meta é imanente, pertence ao sistema desse mundo.

Sabemos que o dinheiro é sinônimo de poder. Pois através dele, os homens poderosos manipulam e sondam a vida da humanidade no mundo.   Este tema, esta reflexão, nos leva a uma realidade triste e terrível, daquilo que está acontecendo no mundo.

 Os homens gananciosos e maus, através deste poder, fazem guerras e  matanças de inocentes no mundo, para terem mais poderio. 

Quando uma nação fica pobre é  porque outra se enriqueceu na sua miséria. Há muita miséria no mundo, muita fome, doenças e abandono de todos os tipos, isso, porém, não é porque Deus falhou.

 Deus colocou no conjunto da natureza os meios para que todos tenham uma vida digna. Se falta para alguns, é por nossa culpa, ou porque nos apoderamos ou permitimos que alguns se apoderem de mais do que o necessário. 

 O sol brilha para todos, até mesmo para aqueles que oprimem os pequenos, e fazem injustiças. O Sermão da montanha tem clamado ao céus; até quando prevalecerá o mal e a injustiça?

 Nestes tempos modernos, dependente da tecnologia, o trabalho  sutilmente escraviza, os seres humanos, não lhes dando condições de oferecerem graças, e o louvor ao Criador, no "Dia do Senhor!"  

"Sabemos que o trabalho edifica o ser humano, por isso o trabalho é para o homem, e não, o homem para o trabalho..!" Mas nestes tempos modernos, empresas exigem; as maquinas não podem parar, para que os empresários tenham mais lucros, entreguem as encomendas,  nos prazos estabelecidos.  

Assim os trabalhadores escalados, tem que trabalhar dia e noite, conforme os seus turnos de trabalhos; os Domingos os dias Santos deixam de fazer parte da vida cristã do operário.

 O louvor e a ação de graças à Deus, fica em segundo plano. E assim afastam da Igreja, e do evangelho, só preocupando-se com as coisas materialistas sem sentido espiritual.  

Quando entramos neste tema difícil e polemico, estamos falando daquilo que pode nos escravizar, os meios, as necessidades se tornam finalidades e justifica as metas na nossa vida. 

Horas extras, trabalhar e trabalhar, para poder ter uma soma a mais no minguado salário. Assim Deus fica esquecido, fica esquecido em segundo plano, e o dinheiro se torna o Senhor dos homens, o preferido. 

 E claro que todos nós, sonhamos com uma vida abastada, e melhor e para nossa família; ai subjugamos ao trabalho, se matamos de trabalhar, fazemos viradas, cargas horárias e extras. Pensamos termos o  teto, independência, e mais conforto para nossa família.

 Os Domingos, os dias santos, que cai com folgas para descansar,  transformam em churrascadas, cervejadas, a poltrona cativa, com a transmissão do futebol; fica esquecido o culto ao Deus Senhor. Onde ficou então o culto a Deus..?

 É claro que Ele esteve, e está sempre conosco, pois ele é um Deus de amor, nos entende e nos ama. Só espera de nós, a nossa gratidão e  louvor..! Deus está sempre de mãos estendidas para nos acolher. Apesar de nossas infidelidades, Ele é Pai e faz cair a chuva sobre os justos e injustos, sobre os bons e os maus!

No sistema do mundo, os patrões, e os poderosos, o dinheiro que se acumulam, absorve o dos outros, como um vampiro, sangue-suga, a preços de trabalhos escravos, as vezes com sangue de inocentes.

Para nós cristãos o Senhor diz no evangelho de Mateus: ( Mt 6:19-24 ) 19 "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam, 20 mas ajuntai tesouros no céu, onde a traça e nem a ferrugem consomem, onde os ladrões não minam, nem roubam. 

 O evangelho de hoje nos convida a fazermos uma profunda reflexão: O nosso Deus é Pai e providente; e não abandonará seus fieis filhos, ninguém pode sentir abandonado no caminho do Reino, Ele nos ama a cada um de nós, conforme a nossa necessidade. 

O profeta Isaías na segunda leitura nos exorta a confiança no Pai do Céu: 15 Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Diz o Senhor: Se ela esquecer, eu, porém não me esquecerei de ti. ( Is 49,15)

 Confiantes, confiemos na certeza de sua fidelidade imutável, apesar de nossas infidelidades Deus mantém sempre fiel para conosco. Ele nos sustém em sua graça, mas deseja e espera da nossa parte uma resposta de amor! Por isso Nosso Senhor nos exorta, neste Evangelho maravilhoso, não nos colocar nossa felicidade, só nesta vida.

 Jesus disse: "Olhai os lírios do campo: eles não trabalham e nem fiam. Nem Salomão, em toda sua glória, jamais vestiu como um deles." "Olhai os pássaros do céus; eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em celeiros. No entanto, vosso Pai que está no céus os alimenta."  

  Igreja povo de Deus, não vamos-nos desgastar ou deprimir nas situações difíceis e materialistas, Deus é Pai! Confiemos na sua providência, pois Ele mesmo irá julgar quem é o merecedor da sua atenção Divina. Deus tem sua demoras, mas quando nos atende ele capricha.  

Também daqueles irmãos que não podem adorar Jesus na Sagrada Eucaristia, ou que faz tanto tempo que já esqueceram a adoração e o louvor, porque tem que trabalhar para servir o sistema do poder deste mundo.  Amém!

Jesus é o Senhor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário