domingo, 29 de maio de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 7,11-17 10º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 - Cor verde - Leituras: 1ª 1Reis 17, 17-24; Sl 29; 2ª Gl 1,11-11-19 -- ANO DA MISERICÓRDIA! - Liturgia p/05/06/2016

                   JESUS É VIDA E COMPAIXÃO!
NÃO CHORES! Lc 7,13
 Naquele tempo,11 Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12 Quando chegou a porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava.13 Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: Não chores! 14 Aproximou-se, tocou o caixão, e os que carregavam pararam. Então Jesus disse: “Jovem eu te ordeno, levanta-te!”15 O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus entregou à sua mãe.16 Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar seu povo”.17 E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira, e por toda a redondeza. Lc  7,11-17


Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!
                                 
                 JESUS É VIDA E COMPAIXÃO!
UM GRANDE PROFETA APARECEU ENTRE NÓS , E DEUS VEIO VISITAR O SEU POVO! Lc 7,16


Queridos Irmãozinhos, Igreja povo do Senhor! Estamos no 10º Domingo do Tempo Comum, as solenidades litúrgicas  agora cessaram, são para o fim do ano; então é um tempo propicio para a nossa catequese.

 Hoje o Evangelho de São Lucas,  nos traz a belíssima passagem, da ressurreição do filho da viúva de Naim. Esse episódio em Naim, só se encontra no Evangelho de Lucas; faz parte das “tradições particulares” que o evangelista aspergiu, por sua iniciativa, mediante aquela “acurada investigação”, da qual fala no início do seu evangelho. ( Lc 1,1-3)

 Para a Igreja de Lucas, a ressurreição do filho da viúva de Naim, do ponto catequético, manifesta-se a intenção de definir Jesus, como o “grande profeta”, “quem e o Messias?” Quem é este Homem que cura e liberta as pessoas, a morte ouve sua voz, a vida se manifesta?! 

Que facilidade Jesus operou o milagre, vivificando o morto simplesmente com uma palavra: “Jovem eu te ordeno, levanta-te!” Irmãozinhos que maravilha! “Jesus é Deus”, Ele tem poder sobre a matéria e o tempo, sobre a vida e a morte. (Ap1,17-18) "Jesus é o Senhor!"

 A primeira leitura da liturgia de hoje, é parecida com a do Evangelho. O texto, nos fala da uma viúva, qual tinha um filho único e doente, que havia expirado em seus braços. ( 1Rs 17,17-24)

 O profeta Elias vendo a aflição e a tristeza daquela mãe,  rogou a Deus pela vida do menino, e foi atendido na sua prece; Deus concedeu novamente a vida aquela criança. Que alegria para aquela mãe, ter seu filhinho vivo nos braços, e saudavel.


 O profeta Elias “invocou a Deus”, rogando pela vida do filho único da viúva, e foi atendido. Na "Boa Nova" da liturgia hoje, Jesus, é ele mesmo o Senhor que diz: “Levanta-te jovem, eu te ordeno!”

Irmãozinhos! Ao lermos o Evangelho de hoje não podemos contentar só com a leitura histórica ou literal, nem com a eclesial, mas de chegarmos à uma leitura espiritual.

 O Espírito Santo, nos revela sem cessar, que “Jesus Cristo é Deus!” Para as Comunidades primitivas cristãs, Nosso Senhor ao ressuscitar o filho da pobre viúva de Naim, revela-se como o Messias esperado, que Ele é Deus, e, está presente no meio do povo que sofre. 

Que fantástico estupendo, não existem palavras para nós pobres pecadores mortais, a não ser, louvarmos e agradecermos a Deus, pelo dom da vida! Jesus é  amor e vida, e nos somos suas pertenças. (Col 1,16 ; Jo 1,3)

 Que maravilha! Por aquela rua da entrada de Naim, caminhava o Senhor da vida eterna, do outro lado oposto vinha a morte, caminhava a tristeza de uma mãe que chora, a perda de seu filho  querido e único. 

Irmãozinhos! Nosso Senhor, é aquele que tem as chaves da eternidade, portador do Espírito Santo de vida; então ele vai ao encontro da comitiva fúnebre; vai ao encontro da dor humana, e com toda a sua misericórdia, mobiliza o poder da vida, e vivifica o filho da chorosa mãe. (Sl 49,15; 1 Cor 15,54) 

 Nosso Senhor aproximou e tocou o esquife, dizendo: "Não chores mãe! Tocou o morto dizendo: "Jovem, falo contigo levanta´te! Sou eu que falo contigo, sou o poder da vida, sou o teu Senhor. Morte eu te ordeno, devolve a vida a este corpo.

 É o poder máximo de Deus, criador de todas as coisas; sobre a vida e a morte. A morte encontrou com a vida, e não aguentou; “Jesus tem poder, Ele é  vida em todo os sentidos! "O morte onde esta o teu aguilhão?" ( Os 13,14 ; 1 Cor 15)

 Por isso este maravilhoso milagre atualiza todos os ditos antigos: “Tu tens poder sobre a vida e a morte, e a luz  da Páscoa, prefigura a ressurreição; porque mostra que a morte não será caminho sem retorno. ( Dt 32,39; Tb 13,2; Sb 16,13)

 Jesus ao terceiro dia ressuscitou, retornou da morte, para a glória de Deus Pai. Tudo isso aconteceu por causa de cada um de nós, e das nossas fragilidades humanas! Deus é vida e amor! “Cristo é aquele que vence a morte e nos dá a salvação”.

 A ação de Deus é sempre gratuita, o que nos leva a entender, a fé como resposta em agradecimento ao amor de Deus, que abdicou sua realeza celeste, veio ao nosso encontro, para nos conceder a vida eterna!

Somente um coração humano agradecido e livre no Espírito, pode perceber a presença amorosa de Deus, e festejar cheio de esperanças a vida plena futura, que Ele nos oferece.

 O Espírito Santo do Senhor disse, o que nos espera na eternidade: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles o amam!” ( 1Cor 2,9)

 Devemos lembrar que a ressurreição deste jovem não é de vida eterna, ele só foi vivificado, porque futuramente  ele morrera de novo.  

Pois quando falamos de ressurreição, o Senhor nos fala de vida eterna. Jesus crucificado, ressuscitado, é o modelo de ressurreição para todos os filhos de Deus, que Nele espera a salvação eterna. 

Irmãozinhos! Nós já temos um protótipo humano maravilhoso, ressuscitado no céu, Nele está a nossa vida futura desejada por Deus, . Ele é o nosso Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES: TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA – 10º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO “C”- EVANGELHO SÃO LUCAS 7,11-17 – Reflexões sobre a palavra de Deus – “CRISTO REDENTOR DO HOMEM!” Pg 648-657 – FOLHETO LITURGICO: DEUS CONOSCO dia a dia – 10º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO “C” 2016 – EVANGELHO SÃO LUCAS 7,11-17 – JESUS É VIDA E COMPAIXÃO – Pg 38-40 e 121. Consultou o Blog Jesus é o Senhor! Ano 2013 ano "C" – com o tema: A viúva de Naim”







 
Jesus tocou o caixão e disse: Jovem eu te ordeno, levanta-te!


Nenhum comentário:

Postar um comentário