domingo, 5 de junho de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 7,36-8,3 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 COR LITÚRGICA VERDE -- Leituras: 1ª 2 Sm 12,7-10.13 ; Sl 31; 2ª Gl 2,16.19-21 -- Liturgia p/12/05/2016 -= ANO DA MISERICÓRDIA!

                           A LIBERTAÇÃO DA MULHER!

 Naquele tempo, 36Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.40Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!” 41“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro, cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”. 44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor”. 48E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!” 8,1Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam. Lc 7,36-8,3

 Palavra da Salvação. 
Glória a vós, Senhor!





Querido irmãozinhos povo de Deus! Estamos no 11º Domingo do Tempo Comum, o evangelista Lucas nos conta que Jesus e sus discípulos foram convidados a uma refeição na casa de um conhecido, por nome de Simão.

 Alguns exegetas estudiosos nas Sagradas Escrituras, não duvidam, que o anfitrião se trata de Simão o leproso, que foi curado por Jesus, e pode ele ser, muito intimo da família de Lazaro, Marta e Maria.

 Por isso a facilidade da mulher, estar na sala dos convivas do jantar, entrar e sair da casa, onde estava o Rabi com os discípulos. A mulher tem facilidade e acesso na casa, podemos concluir que é Maria de Betania, irmã de Lazaro e Marta; Maria possivelmente é cunhada de Simão o ex-leproso, ela faz parte da família.

(Existem evidencias que em Betânia havia uma colonia de leprosos de classe media isolada da sociedade judaica, que distava uns 3 km a leste de Jerusalém no tempo de Jesus. Os leprosos segundo as normas judaicas, não podiam conviver com a sociedade) ( Jo 12:11; Mc 14:3­9; Mt 26:12 Lázaro e sua família possivelmente moravam nestas comunidades.) 

Lazaro é aquele que Jesus havia o vivificado, depois de quatro dias morto pela enfermidade da lepra, voltou a vida, saindo saudável do túmulo. Neste fantástico e estupendo milagre Jesus mostrou seu poder Divino. "Jesus é o Senhor", Ele tem o poder sobre a vida e a morte! 

O texto Lucano, nos diz que durante um jantar, uma mulher irrompe os comensais, com um vaso de perfume muito precioso, começa a ungir os pés de Jesus. Essa mulher foi tocada pela unção poderosa, das palavras de Jesus.

 Maria de Betania tinha estado, tantas  vezes com Jesus, tinha visto o Senhor vivificar seu irmão Lazaro depois de quatro dias sepultado, mas não tinha caído  em  si,  que estivera sempre  diante  do poder de  Deus. 

Aquele  dia Maria  foi tocada no seu intimo, o discernimento o arrependimento  de seus pecados, que Jesus era realmente o Filho de Deus! Precisava fazer um esforço, para sair, daquela vida que levava, precisava romper com o pecado da luxuria. 
                         

Para romper com o pecado, era preciso quebrar o vaso de alabastro, aquele perfume carissimo de sua lúxuria. Quebrar o vaso, seria selar o inicio de sua conversão. Que beleza de conversão! Adorar o Senhor, ungir lhe os seus santos pés, beijá­-los reconhecendo, o quanto era pecadora e miserável! 

Ela recebeu a unção, das palavras de Jesus no seu coração, era preciso mudar de vida. A palavra de Deus tem poder transformador! A palavra de Deus, cura, liberta e transforma, mas para isso precisamos, abrir o nosso coração; se não for assim, serão palavras jogadas  ao  vento.   

 O  primeiro  lugar  que  Deus  quer  curar em nós,  é  o  nosso coração. Maria de Betânia tinha feito muitas escolhas  erradas, mas  agora havia encontrado o verdadeiro sentido  da sua vida.  Por isso ela rompe com a vida  velha  de  pecado,  quebrando  o  vaso  de  perfume. 

 Ela nunca  mais  iria  se prostituir. O vaso de perfume lembra o seu passado, e o seu pecado; Maria nós ensina como romper com os vícios, e tudo aquilo que faz lembrar escravidão e  morte da alma e do corpo. Quebra o vaso!?  





Maria era pecadora publica, o perfume era de uso pessoal para a sua prostituição, com os leprosos abastados. Jesus nunca censurou Maria, pela vida desrregrada que levava. Jesus gostava muito da acolhida de seus amigos em Betânia, era o lugar predileto para descansar com os discípulos, quando ia a Jerusalém.

 Maria teve o privilegio de ter diante de si o próprio Deus; quantas vezes Marta sua irmã a censurou, por estar entretida ouvindo e conversando com o mestre, deixando os afazeres domésticos sem fazer.(Lc 10:38-­42) 

Maria sem pensar o que os convivas pensassem dela, entrou no recinto do jantar, soltou os cabelos e ungiu os pés do Senhor, entre lagrimas copiosas e enxugava os santos pés do Senhor, com seus cabelos. 
       

   

 Simão no seu intimo censurava a atitude da mulher porque era  sua conhecida, e pensava no seu intimo; Se realmente o Rabi é um profeta, saberia que tipo de mulher pecadora unge seus pés. Jesus conhecendo os seus pensamentos disse a Simão: 

Um homem tinha dois devedores, um devia muito, e o outro pouco, e por não conseguirem pagar lhe, perdoou ­lhes a dívida. Qual dos dois deverá ter mais gratidão ao credor? Respondeu Simão: Aquele que perdoou mais.

 Respondeu certo disse Jesus. Vês esta mulher; desde que entrei na sua casa, não me deste água para lavar os pés, e ela os lava com lagrimas e enxuga com os cabelos, tu não perfumaste a minha cabeça, e ela perfuma meus pés com mirra, você não me deste um beijo e ela não cessa de beijá­los.

 Jesus  disse  a  Simão:  Muitos  pecados  foi  lhe  perdoados,  já  que  você  se preocupa com a vida que ela leva?! Maria teus pecados estão perdoados, vai em paz tua fé te salvou! Quanta alegria sentiu Maria, estava livre da opressão que a torturava, nunca mais voltaria àquele pecado.


Jesus disse que as prostitutas e os ladrões nós precederão no Reino dos céus. (Mt.21:31) Quantos de nós fazemos julgamentos errados das pessoas, e  sem mesmo as conhecerem as julgamos.   Qual e a mensagem do Evangelho,  para nós? O que você está pensando sobre esta reflexão? 

  O nosso Deus é puro amor, Ele perdoa todos os pecados, e não olha à quem! Para Ele somos todos iguais, não importa o pecado que tenhamos cometidos.

 Quantos de nós estamos acostumados só colher as graças, e alimentar da mesa do Senhor e não tomamos as atitudes, e disciplina de conversão.

 A Igreja Católica é Santa e pecadora, Santa porque o seu fundador Jesus Cristo veio do céu, pecadora porque é formada por homens, e mulheres pecadores. Nosso Senhor nós oferece o sacramento da reconciliação, busquemo­-o, e amemos o Senhor que muito nós perdoou! (Jo 20:22­-23) 

 Precisamos reconhecer as nossas misérias, porque a conversão não é só uma vez, ela tem que ser por todos os dias da nossas vidas. Precisamos romper com o pecado e quebrar os vasos dos perfumes da hipocrisia.

 Maria de Betânia era uma quase discípula de Jesus, mas não levava a serio sua conversão. Mas àquele dia foi tocada profundamente e teve uma experiência com o Santíssimo Senhor, nunca mais foi a mesma, mas uma mulher de vida nova, e renovada!

 O gesto de Jesus com a pecadora, quebra o julgamento de condenação e revela que somente Deus pode nos justificar e não a lei. Deus sempre transborda nossas intituições, porque sua misericórdia não conhece limites. Celebremos hoje a Eucaristia com alegria e esperança, pois Deus nos ama e quer nossa felicidade.  Amem! 

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO CORRIGIDO, DO BLOG "JESUS É O SENHOR!" 2013 - EVANGELHO SÃO LUCAS 11º ANO "C" 2016 -- Joseinacioh.blogspot.com -- "DEUS CONOSCO dia a dia" EVANGELHO SÃO LUCAS 7,36-8,3) 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" -- Pg 59-61,121-122.




Nenhum comentário:

Postar um comentário