domingo, 19 de junho de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 9,51-62 13º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 - COR LITÚRGICA VERDE - 1ª Leitura: 1Rs 19,16b.19-21; Sl 15; 2ª Gl 5,1.13-18 -- Liturgia p/26/06/2016

             
       SEGUIMENTO É RENUNCIA E DOAÇÃO!

 51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros a sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de Samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os Samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a imprensão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: "Senhor, queres que mandemos fogo do céu para destruí-los? 55Jesus, porém voltou e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado. 57Enquanto estavam caminhando, alguém na estrada disse a Jesus: "Eu te seguirei para onde quer que fores". 58Jesus lhe respondeu: "As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça: 59Jesus disse ao outro: "Segue-me". Este respondeu: Deixa -me primeiro ir enterrar meu pai". 60Jesus respondeu: "Deixa que os mortos enterrem seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus".  61Um outro ainda disse: "Eu te seguirei, Senhor, mas deixa me primeiro despedir-me dos meus famíliares". 62Jesus porém respondeu-lhe: "Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus".

 Palavra da Salvação.      
 Glória a vós, Senhor! 

"NÃO SABEIS DE QUE ESPÍRITO SOIS ANIMADOS?" Lc 9,55-56
 Querido povo de Deus, o Evangelho deste Domingo, é o de São Lucas; a liturgia de hoje nós trás mensagens muito serias, para o nosso crescimento espiritual. 

Jesus está preparando-se, para sua ultima missão; subir à Jerusalém, sabe que lá está o desfecho final de sua missão redentora. "O seu martírio, a sua cruz!"

 Por isso o Senhor, precisa de fieis discípulos, para a continuidade da grande missão do reino de Deus, que deverá continuar no mundo, quando for arrebatado em sua ressurreição.

 Ele está preocupado: "A messe é grande, os operários são poucos." (Lc 10:1­2) "Quem por a mão no arado, e olhar para traz não está apto, para o Reino de Deus". ( Lc 9,62)

 Nosso Senhor está decidido, enfrentar todos os desafios missionários, a começar pela Galileia e por Samaria. Por isso enviou discípulos à sua frente, para preparar lugar onde ficar.

 Mas Jesus não foi aceito pelos Samaritanos, quando souberam que Ele dirigia ­se a Jerusalém, que passaria por ali; repudiaram-no.

Quem são estes habitantes Samaritanos tão odiados pelos judeus? No seculo oito antes de Cristo, o povo judeu que habitavam o reino de Judá, foram conquistados e levados ao exílio  da Babilônia para   servirem, os povos Assírios,  lá ficaram no degredo, por setenta anos longe de sua terra. 

Nestes tempos, enquanto estavam na servidão, os Assirios foram fazendo emigrações, trazendo suas gentes, para habitar as terras de Judá na Palestina. 

Ocuparam-se a região onde viviam os judeus levados  cativos  para a Babilônia; assim foram formando  as cidades  e aldeias Samaritanas na Judeia. Esses emigrantes estrangeiros, trouxeram consigos suas culturas, suas crenças, e cultuavam o Deus Javé dos Judeus. 

Quando os Judeus foram libertados do cativeiro da Babilônia, pelo rei Ciro, voltaram a Palestina, encontraram esses estrangeiros, ocupando a região de Judá, como comerciantes, fazendeiros e artesões. Foram setenta anos no exilio, nem todos que foram ao cativeiro voltaram a sua terra natal; voltaram foram seus filhos e seus netos.


 Por isso os Judeus, não combinavam com os Samaritanos, porque roubaram suas vidas, suas esperaças, suas dignidades, suas liberdades  e suas terras. Não podiam perdoar, havia muito recentimentos.

 Os Samaritanos, construíram um templo no Monte Garizim para adorar Javé, pois não podiam ir  ao templo em Jerusalém, por serem inimigos, do povo de Israel. ( Jo 4,20)

  Os Judeus evitavam passar pela região da Samaria, faziam outros caminhos, passando pelo lado montanhoso agrestes do mar da Galileia, só para não passar perto das habitações deles. ( 2Rs 17:24-­41 )

Os Samaritanos, não aceitaram, a presença de Jesus na Samaria, o rancor, a hostilidade dos Judeus e Samaritanos  era  maldição que passava  de  pai  para  filho. 

Talvez a rejeição do povo Samaritanos à presença de Jesus, foi o modo indelicado, a falta de humildade, como os discípulos anunciaram o Senhor Jesus, pedindo pousadas!

 Os  Judeus  chamavam  os  Samaritanos  de cães, tal era o desprezo que tinham por estes povos. Nosso Senhor era conhecido deles, lembrando o episodio da Samaritana,  o Rabi, no poço de Jacó. (Jo 4,5)

Foi por causa desse maldito rancor, que os discípulos João e Tiago, pediram a Jesus, um castigo do céu contra os Samaritanos, confiando presunçosamente nos poderes dados pelo Mestre. Senhor queres que mandemos que caia um raio do céu e acabe com eles?!

Os discípulos não entendem nada da lógica de Deus. Não entendem que o Reino que Jesus prega, é o amor e a misericórdia. O poder e a autoridade que Jesus lhes dera, era para  porém  a serviço do Reino de Deus (2Rs 1:10.12)
               
Nosso Senhor os repreendeu severamente, pela falta de amor e desprezo pelos inimigos. "Não sabeis de que espírito são animados? O Filho do Homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salva-las." ( Lc 9,55-56; versão de manuscritos antigos: Bíblia Ave Maria)


SAMARITANOS NO MONTE GARIZIM

Três anos de vida pública, caminhando com o Cristo, vendo o anúncio da Boa Nova, as curas, os sinais estupendos que Jesus realizava, não haviam convertidos, ainda tinham os corações emperdenidos, não amavam. 

 "Nosso Senhor não veio para destruir as pessoas, mas para salva-las." Eles não entendem a missão de Jesus, não sabem para onde Jesus se dirige, nem podem entender, a lógica do Reino de Deus.

 Só em Pentecostes serão verdadeiramentes missinários do Reino de Deus. A lógica do Reino é amar o próximo como a nós mesmo, mesmo que seja nossos inimigos, porque Deus ama a todos nós sem distinção. (Jo 13,34 ; At 2,1)

 Irmãoszinhos! As vezes corremos risco, de parecermos muito com Tiago e João, em nossas comunidades, quando entramos em divergências espirituais, com nossos irmãos na Igreja.

Muitas das vezes por trabalhos comunitários ou pastorais, esquecemos  que Jesus é o Senhor da Messe e somos servos para servir os pobres e excluidos marginalizados pela sociedade.

 Estas situações são muito comum em nossas comunidades, mesmo naquela mais bem organizada. Não somos humildes bastante, para pedir perdão ou desculpas aos nossos irmãozinhos de fé.

 Acharmos que as correções do Senhor, não é para nós, devido nossas   presunções, nossos "eu", nossas cegueiras espirituais estamos ainda no "Jesus Histórico".

Ficamos uma vida inteira de comunidade, sem partilha, um falso diálogo com o próximo, desejando e torcendo que ele, não tenha êxito, ou oportunamente puxar o seu tapete, para que caia, desocupe o lugar. 

 Não foi isso que Nosso Senhor nos ensinou! "De que espírito somos animados?" Esse é um pecado terrível, presunçoso, tem o nome de inveja espiritual.

 A inveja é uma tristeza de ver o talento do outro.( Ef 4:25­27) Jesus disse: "Eis que vós dou um novo mandamento, amai vós uns aos outros, como eu vós tenho amado!" ( Jo 15,9-17)

Viver o Evangelho, é viver em comunidade, em comunhão com os irmãos, permitir que o Senhor use de nós, para  sermos  caminhos onde  Deus  através  de  nós,  alcance  outros  irmãos,  que  não conhecem  a  "Boa Noticia do Reino".



Alguém na multidão disse ao Senhor: "Eu te seguirei onde fores". Nosso Senhor o desiludiu na hora, dizendo: "As raposas tem suas tocas, mas o filho do homem não tem onde encostar a cabeça. (Lc 9,57-58) Qual o motivo que levou essa pessoa desejar seguir o Cristo e sua cruz? (Gn 28,11; Pr 27,8)

A boa vontade de seguir Jesus, nós exige exigências do seguimento, da radicalidade, do despojamento e da entrega! Aquele que não ama seu próximo em nome do seu "eu", é, de uma fé tíbia, não está apto para seguir o Senhor. 

Foram palavras profundas de Jesus, que tocou a alma daquele discípulo que disse ao Senhor, que o seguiria onde fosse, como tocou e tem tocado, tantos outros irmãos; que mudam de vida, e dissididamente deixam tudo, se apaixonam pelo Reino de Deus.

 Jesus não veio ao mundo, só para fazer milagres, ressuscitar mortos, mas sim salvar o homem todo e da morte eterna; nós dizer que existe um Deus, que é amor e misericórdia.

 O discípulo tem que sentir livre para anunciar o Reino, mesmo diante da perda dum ente querido, tudo isso dominado pelo desejo, de seguir em companhia do Senhor! ( Lc 9,60-61)

O maior obstáculo para seguir Jesus, está em nossos corações, se somos apegados as coisas do mundo. As coisas materialistas que temos, ou pessoas, não podem ser empecilho para  nós seguirmos o Senhor. Foi por isso que Jesus disse: "Deixem que os mortos enterrem seus mortos."

O verdadeiro seguidor de Cristo, não olha para trás! Quem pega no rabo do arado não olha para trás, porque pode sair do risco, da direção, e da meta. 

 A nossa meta é Deus, é o céu, por isso vamos amar mais o nosso próximo,  sermos  generosos,  derrubar  os  muros  da hipocrisias e das divisões. Aquele que ama o irmão, compartilha com ele na dor, na alegria e no perdão, faz parte do corpo místico de Cristo. 

 Irmãozinhos vamos pedir ao Senhor fogo do céu, o Fogo do Espírito Santo, Fogo de amor sobre a nossas comunidades. Este fogo o Senhor Deus não negará a ninguém, a quem o  invocar! 

Oremos: Ó Deus pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


JESUS É O SENHOR!

O TEXTO ELABORADO CORRIGIDO É DO BLOG Joseinacioh.blogspot.com "JESUS É O SENHOR" DE 2013, EVANGELHO SÃO LUCAS 9,51-62 ANO "C" COM O TEMA: "CAMINHO PARA JERUSALÉM" FEZ USO DO FOLHETO LITURGICO: DEUS CONOSCO dia a dia EVANGELHO DE SÃO LUCAS 9,51-62 ANO "C" 2016 ANO DA MISERICÓRDIA, Pg 105 - 107. CONSULTOU O CONTEXTO DO EVANGELHO. DE SÃO LUCAS NA BÍBLIA AVE MARIA, CAPÍTULO 9,55-56  RODAPÉ DO EVANGELHO Lc 9, NA BÍBLIA  DO PEREGRINO. NO FINAL DO TEXTO  A"ORAÇÃO EUCARISTICA" DO PREFÁCIO DA LITURGIA PRÓPRIA DESTE DOMINGO.






Nenhum comentário:

Postar um comentário