domingo, 12 de junho de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 9,18-24 12º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 - COR VERDE - "ANO DA MISERICÓRDIA" LEITURAS LITURGICAS: 1ª Zc 12,10-11;13,1 ; SL 62; 2ª Gl 3,26-29 -- Liturgia p/19/06/2016


                          TOMAR A CRUZ E SEGUI-LO!
                                                                            


   18Naquele  tempo,  estando  ele  certa  vez  orando  a  sós,  os  discípulos  se aproximaram  e  ele  os  interrogou:  Quem  dizes  o  povo  quem  eu  sou: 19Responderam: Uns, João Batista; outros, Elias; outros dizem que surgiu um dos antigos profetas. 20Perguntou­lhes: E vós, quem dizeis quem sou? 21Pedro respondeu: Tu és o Messias de Deus. Ele  os  admoestou,  ordenando­lhes  que  não  o  dissessem  a  ninguém.  22E acrescentou: Este homem tem que sofrer muito, ser rejeitado pelos senadores, sumos sacerdotes e letrados, tem de ser condenado à morte e ressuscitar ao terceiro dia. 23 E dizia a todos: Quem quiser seguir me, negue a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e venha comigo. 24 Quem se empenha em salvar a vida, a perderá; quem perder a vida por mim, a salvará.

 Palavra da salvação!
 Glória vós Senhor.



Queridos irmãozinhos povo do Senhor! Estamos no decimo Segundo Domingo do Tempo Comum. O Evangelho deste Domingo, Nosso Senhor está dando inicio, sua caminhada salvífica, pela salvação do mundo. Ele faz perguntas aos seus discípulos, o que o povo pensam dele: "Que dizem os homens ao meu respeito?"

 Hoje, queremos saber, pela pergunta de Jesus aos discípulos o que pensavam dele, seus contemporâneos, "nos dias de sua carne"; isto é quando esteve neste mundo conosco, revelando, o rosto misericórdioso de Deus Pai! São João Batista o batizador, disse aos seus discípulos: É Ele o Cristo, "o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo!" (Jo 1,29)
                                        

 Nestes tempos finais tão debatido, da pessoa do "Jesus histórico", não conhecemos. É verdade: nos não conhecemos mais este Jesus "segundo a carne" (2 Cor 5,16); conhecemos o Cristo que encontramos na fé da Igreja, o Cristo ressuscitado e "espiritual".

 Coloquemos nos então, na descoberta do "rosto humano" do nosso salvador. É o Jesus,  que pela nossa fé percebemos  perto de nossas caminhadas, lutas e sofrimentos. "O justo vive pela fé!" (Rm1,17)

 Ele  é o fundamento que nos sustenta, pois a nossa fé no Cristo, não está em "engenhosas fábulas", que tem maculado a fé Cristã, neste finais de Tempos. (1 Tm 4,1-16)

 Nos cremos, em Jesus Cristo crucificado e ressuscitado, nosso intercessor diante do Pai, qual virá mais uma vez, para julgar os vivos e os mortos. No Evangelho deste Domingo, Jesus está ensinando os seus discípulos.

 Fala da fidelidade de servir o Reino de Deus,  as dificuldades em  segui­-lo. Por isso Ele pergunta aos discípulos: "Quem dizes quem eu sou?" Quem sou eu para vós! Hoje Nosso Senhor, pergunta a nós também; quem sou eu para vós? 
 
Eís o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo! Jo 1,29
Ou somos aqueles cristãos tíbios, acostumados com a graça derramada, ficamos a buscar graças e encontros, ali e acolá, sem uma verdadeira conversão, não pomos os nossos dons a serviço do Reino.

Nestes Tempos Finais, o mundo personificado pelo anti­-cristo  tem apresentados muitos falsos profetas, dizem serem iluminados, com doutrinas enganosas, das curas e prosperidades; com promessas de quem aceitar os seus Cristos e suas doutrinas, resolverão todos os problemas espirituais e materiais. ( Jo 15,18-25 ; Sl 34,19 ; Sl 68,5)

O Evangelho deste Domingo, diz que Nosso Senhor estava em oração e sozinho, Jesus não fazia nada sem falar com Deus. Quantos de nós que dizemos sermos cristãos, mas não temos tempo, para orar a Deus! 

 Muitas das vezes, só queremos colher graças, e não dispomos à oração, em favor de ninguém, quando vem as dificuldades achamos que Deus não e bom;  queremos  que Deus  faça  milagres  rápidos  para resolver  os  nossos problemas. Não sabemos esperar as demoras de Deus, porque não confiamos em Deus.

 Jesus interrogou os seus discípulos: Quem sou eu para vocês!? Essa pergunta  é muito seria, chega até nós, muitos não sabemos responder, pois não temos intimidade com  o  Senhor. E  quando  vê alguém em  oração,   numa  entrega  intima ao Senhor,  se escandaliza, porque não fez uma experiência intima com Deus.

Veja a resposta dos discípulos, quando Jesus perguntou: Quem dizes quem sou? Disseram: uns dizem João, outros Elias, ou algum dos profetas. Nestes finais de tempos podemos falar, daqueles cristãos mornos, que acreditam em tudo.

 São os  tíbios na fé, que misturam cristianismo com a Nova Era; acreditando em horóscopos, reencarnação, duendes, mal feitos, etc; mas não acreditam na bondade e na  misericórdia de Deus!


 Irmãozinhos! Ouçamos hoje a voz do Senhor! "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3:16)

Hoje o Senhor continua a fazer a mesma pergunta, a cada um de nós! Quem sou eu para você? O que dizem os homens quem sou? O Jesus historico? Ou aquele que é Deus e nos salva para a vida eterna!

 No meio dos Apóstolos, tinha um discípulo que fizera a experiência do amor de Deus, por isso falou por todos os discípulos. "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo!" Disse Pedro a Jesus. Pedro confessou o seu acreditar, a sua fé o seu ser dependente de Deus. (Mt 16:16­17; Jo 6,68)

 Nosso Senhor ficou muito contente, com aquela resposta de Pedro e disse: "Pedro você não falou por si mesmo, mas pela força do Espírito Santo!"

 Irmãos, sem o Espirito Santo não somos nada! O saudoso São João Paulo Segundo, falou para a Igreja numa homilia: "O homem sem Deus, é um desnorteado e sem rumo, não sabe para onde vai".

 Muitos falam de Jesus, e até vivem por causa Dele, mas não o conhece com  sua cruz, e detestam sua cruz. Só querem o Cristo glorioso que faz milagres (2 Cor 11:4) 

 Nosso Senhor anuncia neste Evangelho, que para cumprir o plano de amor do Pai deverá ser perseguido, rejeitado  pelos sumos sacerdotes, e sofrer muito, e ser condenado a morte e ao terceiro dia ressuscitar. 

O Senhor também falou, da dignidade para segui­lo, e impôs condições para ser  seu discípulo. Quem quiser seguir­me, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga­me. Não disse tome sua regalia e vem! O que é tomar a cruz para seguir o Senhor? Todos nós temos cruzes! 

 É negarmos a nós mesmo, é esforçarmos na luta contra o pecado, despojando nós, desapegando­nós de  tudo aquilo, que  nós pode levar ao pecado. É fazer como a pecadora, perdoada por Jesus, quebrar o vaso de alabastro,  romper  com a vida velha de  pecado. (Lc 7:32)

 O homem contaminado pelas paixões do mundo, quando volta para Deus, se torna homem de Deus. Lembremos do Eclesiastes que diz: Lembra do teu criador nos dias da tua juventude, antes que venham os maus dias......!? ( Ecle 12:1­8 ) 

 O  nosso  Deus  é  amor,  mesmo  quando  estávamos  perdidos,  sem  direção enviou seu filho único para nós salvar da morte eterna.  Por isto que Ele insiste na pergunta: Quem sou Eu para você? Ele quer ouvir de nós; do nosso louvor: Tu és o meu Senhor e meu Deus!

 Ele é aquele Jesus, cujo "rosto humano" da história reconstruímos, agora se torna nosso companheiro na fé e nosso alimento na Eucaristia.

 Querido povo de Deus, preparemo-nos para recebê-lo com ardente desejo que expressamos no salmo responsorial: "Minha Alma tem sede de vós, a minha carne também vos deseja. A Comunidade do Senhor tem sede de vós Senhor! Amém!

JESUS É O SENHOR! 

TEXTO ELABORADO E CORRIGIDO DA PUBLICAÇÃO   DO SITE "JESUS É O SENHOR" DE 2013 EVANGELHO SÃO LUCAS 9, 18-24 ANO "C" -- REFLEXÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS DE RANIERO CANTALAMESSA: O VERBO SE FAZ CARNE: Pg 658-664 - "O JESUS DA HISTÓRIA!" 12º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" -- "FOLHETO LITÚRGICO: "DEUS CONOSCO dia a dia" EVANGELHO SÃO LUCAS 9,18-24 10º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016, Pg 81.122.  FEZ USO DA BÍBLIA PEREGRINO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário