domingo, 26 de junho de 2016

EVANGELHO SÃO MATEUS 16,13-19 -- SOLENIDADES SÃO PEDRO E SÃO PAULO - ANO "C" 2016 -- ANO DA MISERICÓRDIA -- Leituras: 1ª At 12,1-11; Sl 33; 2ª 2 Tm 4,6-8.17-18 -- Liturgia p/03/07/2016

  
  SOLENIDADE SÃO PEDRO E SÃO PAULO 
                     
                   
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que desligares na terra será desligado nós céus".

Palavra da salvação.
Glória a vós,Senhor!



Queridos irmãozinhos, Igreja povo de Deus! Neste Domingo estamos celebrando a festa de São Pedro e São Paulo. Esta festa de São Pedro e São Paulo nos remete a Igreja Primitiva, aos primórdios cristãos. Graças a estes dois incansáveis Apóstolos, o Evangelho chegou aos lugares mais distantes deste mundo.

 São Pedro e São Paulo, morreram martirizados nos anos 64 da era cristã, com a perseguição de Nero à jovem Igreja. Através destes dois incansáveis Apóstolos, a Igreja do Senhor celebra hoje sua apostolicidade: "Creio na Igreja Una, Santa, Católica, Apóstólica".

 O que siguinifica isto? Que celebramos seu fundamento apostólico, graças ao qual ela se apoia diretamente, sem espaços vazios, sobre a pedra angular, que é Nosso Senhor Jesus Cristo. São Paulo Apostolo dos gentios, nos exorta maravilhosamente, na sua Carta à Igreja de Éfeso.

 "Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadão dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus". (Ef 2,19-20) 

São Paulo foi o missionário incansável, ardoroso e destemido dos gentios, que rompeu barreiras culturais e religiosas, para levar o cristianismo em meio ao mundo pagão. A fé em Jesus e a comunhão, marcaram a vida destes dois homens que neste Domingo celebramos: " São Pedro e São Paulo!"

Os dois Apóstolos conversaram entre si, discutiram pontos importantes da fé, juntos, são considerados colunas mestras de nossa Igreja. Através deles houve o "primeiro encontro de Jerusalém" no ano 48 a  respeito da circuncisão dos gentios. ( At 15,6-29)

Paulo de Tarso, judeu perseguidor implacável da Igreja de Cristo, no caminho de Damasco, teve um encontro pessoal com o Senhor, numa visão com Jesus, depois disto Paulo nunca mais foi o mesmo. A Missionáriedade de Paulo foi vital para a expanção do cristianismo no mundo.



 Jesus lhe disse: "Saulo, Saulo, porque me persegues? (At 9,4) Paulo só teve forças de balbuciar: "Quem és Senhor?" Naquele maravilhoso dia, Jesus Cristo agarrou sua alma e seu incansável corpo! (Fl 3,12) Jesus tornou-se sua chama interior, sua paixão ao dizer-nos: "O amor de Cristo nos constrange". (2 Cor 5,14)

 São Paulo, percorreu o mundo conhecido de então, pregando Cristo aos judeus e aos pagãos. Suas viagens formam uma teia sobre o mapa daquele tempo. De perseguidor transformou-se em defensor da fé, até seu martírio em Roma. Foi decapitado.


 A espiritualidade destes vinte séculos de cristianismo, nutriu-se do ardor da fé e da caridade de São Paulo. A primeira leitura nos mostra o Apóstolo Pedro como representante das Comunidades Primitiva, perseguida e presa mas liberta, pela ação de Deus. 

A profissão de fé, na ação libertadora de Deus por meio do anjo que tirou Pedro da prisão, fortaleceu ainda mais o anúncio do Evangelho. São Pedro, conviveu com Nosso Senhor Jesus Cristo, do qual recebeu a missão sublime de ser a rocha firme do edifício da fé cristã.  

A função que Pedro recebeu de Jesus não é honorífica, ou uma recompensa ao mérito, mas um serviço. Nosso Senhor explicitou o sentido de “ligar” e “desligar”, quando disse a Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas”. ( Jo 21,15)

. São Paulo foi um missionário ardoroso e destemido, que rompeu barreiras culturais e religiosas para levar a “Boa Notícia” em meio ao mundo pagão. A fé em Jesus e a comunhão marcaram a vida desses dois homens.

 Paulo nos mostra a grandeza missionaria da Igreja, por meio das comunidades que formou, e Pedro a Igreja organizada, e sua fidelidade a Cristo, na doação incansável pela igreja.

 Hoje o Papa Francisco nos conduz na caminhada de fé como sucessor de Pedro, aquele que Nosso Senhor disse: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. (Mt 16,18)





 A função que Pedro recebeu de Jesus não é honorífica, ou uma recompensa ao mérito, mas um serviço. Nosso Senhor explicitou o sentido de “ligar” e “desligar”, quando disse a Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas”. ( Jo 21,15)

 Irmãozinhos, vamos  rezar ela vocações religiosas! Orar antes de tudo, para que Deus faça de nós cristãos verdadeiramente apostólicos, solidamente ancorados à fé dos Apóstolos Pedro e Paulo. 

Vamos rezar também pelo sucessor de Pedro, o Papa Francisco, para que o Espírito Santo que o colocou em tal posição o ilumine e o torne capaz de “confirmar os irmãos”. A Igreja é sacramento do Reino de Deus e devemos amá-la de verdade!

  Amém!


Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO E CORRIGIDO DO BLOG: "JESUS É O SENHOR!" 2013 Joseinacioh.blogspot.com. EVANGELHO SÃO MATEUS 16,13-19 ano "C" -  HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA REFLEXÕES HOMILETICAS: "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 837-842 EVANGELHO SÃO MATEUS 16,13-19 ANO "C" -- FOLHETO LITURGICO : "DEUS CONOSCO dia a dia" ; EVANGELHO SÃO MATEUS 16,13-19 SOLENIDADES SÃO PEDRO E SÃO PAULO ANO "C" 2016. CONSULTOU A BÍBLIA DO PEREGRINO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário