domingo, 15 de maio de 2016

FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE - EVANGELHO SÃO JOÃO 16,12-15 ANO "C" 2016 - ANO DA MISERICÓRDIA - Cor branca - Leituras: 1ª Pr 8,22-31; Sl 8; 2ª Rm 5,1-5 - Liturgia p/22/05/2016


              TRINDADE É COMUNHÃO DE AMOR!



Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos:12 “Tenho ainda muitas coisas a dizer vos:  mas vos não sois capazes de as compreender agora.13 Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vó-lo anunciará.15 Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse o que ele receberá e vós anunciará é meu”.  Jo 20,19-23

Palavra da salvação.
Glória a vos, Senhor!


Queridos irmãozinhos povo de Deus, as Comunidades católicas no mundo inteiro, se reúnem hoje em torno do altar da Eucaristia, para celebrar a Solenidade da Santíssima Trindade.

 Para nós e uma das mais importantes solenidades do ano litúrgico, o dogma de nossa fé: “Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito Santo.

O dogma de fé estabelecido na doutrina Católica, nos ensina a essência de um só Deus, em Três pessoas distintas: “Pai Filho e Espírito Santo”, é, de difícil interpretação, impossível de ser assimilado pelas interpretações humanas.

No Concilio de Niceia foi definido o dogma de fé: “Cremos... em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, nascido do Pai como unigênito, isto é, da substância do Pai Deus da luz, Deus verdadeiro de Deus, de Deus verdadeiro gerado, não feito consubstancial como o Pai, porque foi feito tudo que há no céu e na terra [...] cremos no Espírito Santo Senhor, fonte de vida, que procede do Pai e o Filho, é adorado e glorificado o qual falou pelos profetas”. 

“O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central de nossa fé Cristã. Só Deus pode dar-nos o seu conhecimento, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo”. ( CIC Parag 261) Deus não é um só, mas não solitário.”

 “Pai, Filho e Espírito Santo, não são nomes que designam modalidades do ser divino, porque são realmente distintos entre si. Aquele que é o Filho não é o Pai, aquele que o Pai não é o Filho, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai e o Filho”. ( CIC Parag. 68)

As Três Pessoas da Trindade olha para o calice da  salvação, dos pecadores deste mundo. Quem irá por nós?
Lc 19,10 - Gn 18

Pintura do Icone da Trindade: do Monge russo: Andrej Rublev.

 São distintos entre si pelas relações de origem. “O Pai gera o Filho e gerado o Espírito Santo procede”. “A unidade divina é Trina”. ( Parag. 254) O pai é o amante, o Filho o amado e o Espírito Santo é o amor do Pai e do Filho.

 As três Pessoas da Santíssima Trindade tem três atributos próprios – O Pai é o criador, o Filho o salvador e o Espírito Santo o santificador.

 Os atributos não se esgotam, o significado de cada uma das pessoas, porque, como elas se “inter-compenetram” e a Igreja acredita em um só Deus, há atributos apropriados também. 

Ao  fazermos um estudo sobre a Trindade de Deus, nenhum teólogo ou filosofo cristão encontraria a verdade absoluta, para se convencer, e dizer, encontrei a verdade.

 Santo Agostinho passou quase toda a sua vida querendo desvendar o mistério, e não encontrou a verdade da Santíssima Trindade.

 Nós cristãos, precisamos ter cautela com doutrinas que negam a Santíssima Trindade, pois negando a Trindade, negam também Nosso Senhor Jesus Cristo o nosso Salvador pessoal. 

Pois, apenas ofusque a fé em Deus Trino, todo o resto se obscurece; antes de qualquer outra coisa a segunda Pessoa da Santíssima Trindade: Nosso Senhor Jesus Cristo o nosso salvador! 

 Jesus é Deus no Pai, sem Ele não existe remissão dos nossos pecados e a salvação da vida eterna. Sem o Espírito Santo não existe Igreja e unidade, e nem santidade a nosso favor; sem Ele não existe conversa. A trindade é a Comunidade perfeitíssima, “Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo”. 

Mesmo sendo três pessoas distintas, estão intimamente unidas entre si em torno de um só propósito: a vida plena da humanidade. Nesta festa da Santíssima Trindade somos convidados a contemplar o amor de Deus, que nunca desistiu de nós.

 Mesmo quando lá no éden, o primeiro homem caiu no pecado, e impiamente todos nós ingressamos nas trevas, instigados pelo inimigo de nossa salvação.



  “Após a primeira queda do pecado original do homem no paraíso, imediatamente a Santíssima Trindade usou da sua infinita misericórdia, para conosco, enviando a Segunda Pessoa Trina, para nos redimir de nossos pecados, salvar-nos da morte eterna”. Parag:  CIC. 396)

O Espírito Santo realizador de Santidade, cuidou-se, preparar o caminho do Verbo, tornando-o humano como nós, menos no pecado. 

Através do santíssimo seio da Virgem Maria, à escolhida sem pecado, veio a salvação a todos nós: “O verbo se fez carne e habitou entre nós!” (Gn 3,15)

 Para que fossemos salvos precisávamos de um Deus que fosse cem por cento Homem e cem por cento Deus. O nosso Deus de amor  e misericórdia.

 Então veio ao nosso encontro, diferente de outras crenças religiosas e  filosofias  anti-cristãs; que creem que é  numa epopeia lutando, que o homem vai até Deus.

 Irmãozinhos..! O amor de Deus é gratuito e infinito, nós não merecemos esse amor, mas Ele nós dá esse dom. (1 Jo 4,8) 

Deus não cessa de chamar-nos e atrair-nos em sua direção, seu desejo é que nos convertamos ao seu amor. (CIC Parg 27) 

A vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, expressa o amor de Deus que não esqueceu de nós. (CIC Parag 50) Ele abdicou sua realeza para vir ao encontro do pecador penitente.

O tema fundamental deste Evangelho, é percebermos o Espírito Santo atuando sem cessar, na missão da Igreja, como nunca se viu antes nestes tempos tão difíceis para o cristianismo. 

O mistério da Santíssima Trindade não desapareceu nunca da Igreja de Nosso Senhor, desde os Apóstolos e as revelações, isto é da vida da Santa Igreja.

 Basta remover certos extratos de pó, para que a planta do edifício da fé, volte a brilhar em plena luz.

 Irmãozinhos! Deus olhando para este mundo, Ele esvaziando de si mesmo, encheu-se de compaixão, e enviou seu Filho precioso para nos salvar da morte eterna.

 No seu amor infinito, derramou seu Espírito Santo sobre a sua Igreja, e Ele estará conosco, até a nossa futura ressurreição, e adentrarmos na pátria celeste. Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES: TEXTO ELABORADOS DO FOLHETO LITÚRGICO: DEUS CONOSCO dia a dia –  SOLENIDADE DE SANTÍSSIMA TRINDADE – EVANGELHO SÃO JOÃO 16,12-15 – ANO “C” 2016 –  HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA : “PORQUE CREMOS NA SANTÍSSIMA TRINDADE -  “O VERBO SE FAZ CARNE” pag 329-332 ANO “B” – DEUS CONOSCO dia a dia ANO “B” pag 113-114 ANO DA PAZ. REVIU COPIA DO TEXTO DO Blog: JESUS É O SENHOR! FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE - EVANGELHO SÃO MATEUS 28,16-20 –ANO “B” 2015 - 31/05/2015 – FOI USADO OS TEXTOS DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA.




QUEM É O HOMEM PARA QUE SE LEMBRE DELE?

Eb 2,6 ; Sl 8,4







Nenhum comentário:

Postar um comentário