domingo, 1 de maio de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 24,46-53 7º DOMINGO DA PÁSCOA!


                      A ASCENSÃO DO SENHOR!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
46“Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
48Vós sereis testemunhas de tudo isso. 49Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.
50Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. 51Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. 52Eles o adoraram.
Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. 53E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.

– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.



Queridos irmãozinhos povo de Deus, estamos diante do Evangelho de São Lucas. (24,46-53) "A ascensão do Senhor!"

A liturgia da ascenção que hoje vamos celebrar, é permeada por um grande sentido de alegria: “Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de Graças [...]” (Oração litúrgica nº 6  do préfacio da liturgia deste Domingo) 

A liturgia de hoje não é, portanto, uma saudosa liturgia de adeus de Jesus que deixa a terra e volta ao seu tranquilo paraíso, mas a liturgia de louvor e exaltação. 

Descobrirmos o motivo desse louvor e desta exaltação, significa celebrarmos o verdadeiro mistério do dia de hoje.

 A oração litúrgica, a que acenamos acima, expressa este mistério que rezamos nesta Santa Missa: “Membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar de sua glória”. 

Jesus levou consigo nossa humanidade; entramos em uma dimensão de convivência com as realidades do céu. 

Agora a nossa humanidade terrena, está unida à humanidade glorificada de Cristo. No prefácio desta liturgia rezamos: “Subiu aos céus, a fim de nos tornar participantes de sua divindade”. 

Esta é, a identidade do cristão batizado: participar da natureza divina, como filhos adotivos de Deus em Cristo. “Jesus é o Senhor!”

 O Apostolo São Paulo, escreve que em Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou nos céus. (Ef 2,6) Por enquanto, porém, possuímos uma candidatura, bem forte e segura, uma espécie de âncora lançada desde o mar até a terra firme. 

Esta firmeza na fé se chama Nosso Senhor Jesus Cristo, a única ponte que pode nos levar até Deus Pai!

 Por isso que nesta festa da ascensão a liturgia nos fala da esperança. Podemos lembrar  as palavras da carta aos hebreus: 

“Temos um sumo sacerdote, que está sentado à direita do trono da Majestade divina nos céus. 

"Por esse motivo irmãos, temos ampla confiança de entrarmos no santuário eterno, em virtude do sangue de Jesus, pelo caminho novo e vivo, para chegar a Deus que é o Cristo imolado e ressuscitado". ( Hb 8,1;10,19-20)

 Em nossa profissão de fé: "O Creio" dizemos - Creio em Jesus Cristo...que ressuscitou ao terceiro ia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos”.

 A festa da ascensão, subida de Jesus ao céu, passa em segundo plano em nossas celebrações.

 Mas sem ela não podemos compreender o coroamento de sua missão e nossa participação nesse mistério que nos ensina sobre Jesus e sobre nós.

 Se não houvesse a ascensão não entenderíamos a missão salvífica de Cristo morto e ressuscitado.

 Nosso Senhor Jesus Cristo não perdeu a humanidade; agora ela está glorificada. Ele manifesta a sua condição divina, que ficara oculta na sua encarnação. (Lc 1,26-38)

 Jesus antes de subir para o Pai, recomendou aos discípulos que não se afastassem de Jerusalém, até que viessem a eles a força do alto; o Espírito Santo. ( Lc 24,24-49; At 2,1-23)

 Jesus em sua vida terrena, seu caminho percorrido foi o amor e doação aos pobres.

 O seu testemunho é imitado por todos nós, que dizemos  cristãos, pois seu projeto de amor, deve-se continuar através de nós seguidores do Cristo ressuscitado: amor doação e comunhão.

 Esses exemplos de Cristo, muitos santos, homens, mulheres e jovens, santificaram-se abraçando pra valer, a causa do Reino em busca da ascensão futura.

 Na sua ascensão disse aos discípulos definindo a missão dos Apóstolos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura!” ( Mc 16,16) 

O anúncio da Boa Nova agora está na responsabilidade dos discípulos da sua Igreja.

 A experiência com Jesus ressuscitado ascendendo ao céu, acorda os discípulos da letargia espiritual, a tristeza, o luto, o desânimo devolvendo-lhes a alegria e a esperança, os ânimos.

 Agora não devem ficar a olhar para cima o Cristo que sobe para o Pai, mas de irem anunciar O Cristo crucificado ressuscitado ao mundo que não conhecem Deus.

 E o que acontece também conosco, na nossa caminhada de cristão, ficamos mais, a olhar para o céu e esquecemos de nos comprometer, com nossos irmãos que sofrem, que precisam de nossas atenção.
   
                                  
 Por isso que o anjo disse aos discípulos: “Homens da galileia, que fazeis ai olhando o céu? Este Jesus que vos foi arrebatado para o céu, virá como vistes partir para o céu. ( At 1,11) 

O Espírito Santo será o poderoso provedor de santidade à Igreja missionária, deixarão para trás as seguranças  os afetos humanos, tudo, por causa da missão do amor ao Evangelho. 

Irão a todas as criaturas, pois os milagres e os sinais os acompanharão quem crerem no Evangelho.

 Quem recusar ficará a margem da salvação. Deus não quer que seus filhos se dispersem e percam, o anúncio do Reino, a esperança e a fraternidade com todos os irmãos.

 “Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado. (Mc 16,16)

 São duras estas palavras do Senhor no Evangelho de Marcos, mas se não fossem importantes, Nosso Senhor não as teriam impostas a todos nós. 

Pois Ele pagou caro por nossos pecados, por isso Ele pode impor-nos o seu preço de amor. 

Se realmente queremos segui-lo, tenhamos a sua marca, o selo do batismo! Pelo batismo morremos com Cristo, ressuscitando com Ele, para a vida eterna. 

Segundo momento, do Evangelho de São João, Jesus ressuscitado sobe ao céu com seu próprio poder, porque Ele é Deus glorificado pelo Pai. 

 Através de seu sacrifício único, pela salvação do mundo, pode agora abrir-nos as portas do céu. “Jesus é o Senhor!”

 A ressurreição e a ascensão de Jesus, nos garante se formos fieis ao Senhor, estaremos com toda a certeza de nossa fé, dentro do projeto do amor do Pai celeste.

 Jesus antes de ascender ao céu disse: “Na casa de meu Pai existem muitas moradas, vou preparar vos lugar, para que onde eu esteja, vós estejais também! ( Jo 14,3-6)

 Nós não estamos órfãos, o Espírito Santo com seu batismo de fogo nos assiste, ajudando a Igreja a vencer as desilusões, o comodismo e as mesmisses.

 Como seguidores do ressuscitado e seu caminho, não podemos pensar em salvar só a nós mesmos, mas que o nosso próximo esteja juntos conosco nesta mesma missão, rumo a morada eterna que Jesus foi nos preparar. (Jo 14,1-3)

 A missão continua sempre urgente até que ele volte, por isso salmodiemos com alegria nesta celebração da Eucaristia: “Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. ( Sl 46) 

Desde o início da Igreja, entre os cristãos ressoa uma pergunta: Como será a vinda do Filho do Homem e quais serão os seus sinais? (Mt 24,3) 

Hoje parece nos entrever uma resposta nova àquela pergunta que integra a antiga.

A segunda vinda de Jesus glorioso, não será, acontecerá só “do céu”, mas contemporaneamente, também na terra; acontecerá quando esta presença da qual o mundo está prenhe, se revelar em toda a sua glória. 

Quando os olhos dos homens não estiverem impedidos de reconhecê-lo, (Lc 24,16) quando tiver acabado a espera da criação e tiver chegado para ela o dia do parto. ( Rm 8,19)

 Então queridos irmãozinhos: Jesus poderá fazer o seu ingresso na nova Jerusalém, seguido de todos os seus santos, entregando o mundo ao Pai para que Deus seja finalmente tudo em todos. ( 1 Cor 15,28) Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES: TEXTOS ELABORADOS DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA: 7º DOMINGO DA PÁSCOA EVANGELHO SÃO LUCAS 24,46-53 – “O VERBO SE FAZ CARNE Pg 590- 592 “Tema: “O mundo também e de Cristo!” FOLHETOS LITÚRGICO: “DEUS CONOSCO dia a dia” EVANGELHO SÃO LUCAS 24, 46-53 ANO “C” 2016 – Pg 40-43.121 – REVIU O BLOG JESUS É O SENHOR! ANO “C” 2013. Joseinacioh.blogspot.com -- 02/05/2016









Nenhum comentário:

Postar um comentário