domingo, 8 de maio de 2016

EVANGELHO SÃO JOÃO 20,19-23 - "DOMINGO DE PENTECOSTES" ANO "C" 2016 - ANO DA MISERICÓRDIA - Leituras: 1ª At 2,1-11; Sl 103; 2ª 1 Cor 12,3b-7.12-13 - Liturgia p/15/05/2016


               APARIÇÃO AOS DISCÍPULOS JO 20,19-23
                           
                


  19 Ao entardecer desse dia, "o primeiro da semana,"os discípulos estavam com as portas fechadas, por medo dos Judeus.Jesus chegou, pôs-se no meio e lhes diz: A paz esteja convosco! 20Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos se alegraram ao ver o Senhor.21 Jesus repetiu: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, eu vós envio. 22 Dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; a quem os mantiverdes ficarão mantidos. 
Jo 20,19-23

Palavra da salvação! 

Gloria vós, Senhor!



Querido povo, Igreja de Deus, hoje falamos da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Deus santificador e autor de todas as coisas. A solenidade que hoje celebramos recorda a vinda do Espírito Santo sobre a Igreja. 

Após sua ressurreição, Nosso Senhor Jesus Cristo aparece a seus discípulos naquele anoitecer de Domingo; a força e o impulso de seu Espírito Santo, doravante é necessário, aos discípulos que dispõem, a anunciar e testemunhar o seu Evangelho.

 Ele é o doador de dons que confere à Igreja, os dons necessários para a realização de sua missão, tornando-a capaz de se renovar, e atualizar em meio, às transformações deste mundo. 

Os dons  e os carismas é um presente espiritual, oferecidos por Deus através do poder do Espírito Santo para favorecer as comunidades na realização de sua missão.

 Portanto uma comunidade não pode ter divisões, pois o Espírito Santo, é união de amor; temos que ser unidos e fraternos, de coração aberto e solidários, sempre o perdão em todas as ocasiões. Onde não a o perdão o Espírito Santo não atua.

 A oração do prefacio deste Domingo é maravilhosa; rezamos: “O Deus que, pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todas as nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo, e realizai agora no corações dos fieis as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho". (Oração litúrgica nº 6 )

 Éle é o Deus de amor que realizou no seio da virgem Maria a encarnação do Filho unigênito de Deus Pai. Ele procede do amor de Deus Pai e de Deus Filho. Sem Ele não existe a Igreja!

Irmãozinhos..! A solenidade que hoje celebramos recorda a vinda do Espírito Santo, na festa de Pentecostes, sobre os discípulos. O paráclito é a promessa de Deus Pai a seu povo escolhido. (Ez 36,26)

Pentecostes era a festa da colheita, celebrada pelos judeus em memória da conquista da terra prometida, quando semearam e tiveram as bençãos dos primeiros frutos da terra. 

Nosso senhor antes de subir para o Pai disse aos discípulos que não se afastassem de Jerusalém, até que viesse o prometido do Pai o consolador. 

Eles não entenderam nada, mas se perseveraram em vigílias e preces, talvez até, conduzidos pela mãe de Jesus; Ela que tinha feito a plena experiência no Espírito Santo, na concepção de seu filho Jesus, quando o anuncio do Anjo Gabriel em sua visita: “Ave cheia de graças o Senhor é contigo!”


 Chegado o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar, então ouviu um forte ruído e vendaval que soprou no lugar e apareceram linguas como de fogo, que repartidas pousaram sobre eles,  todos ficaram cheios do Espírito Santo. ( At 2,2-4)

 Jesus mandou da parte do Pai, a força, o impulso de seu Espírito, necessários aos que dispõem anunciar e testemunhar a Boa Noticia: Jesus crucificado ressuscitado, presente na Eucaristia, vivo entre nós! ( 1Cor 12,11)

 “A cada ano a festa de Pentecostes oferece a Igreja a ocasião para entrar, por assim dizer, em si mesma e descobrir-se animada e conduzida pelo poder do Espírito Santo.

 Uma presença forte, mas discreta e silenciosa, da qual quase não nos damos conta; São João Batista começou a pregar aos seus contemporâneos dizendo: “No meio de vós está quem vós não conheceis” (Jo 1,26); o desconhecido era então Jesus, o Filho de Deus que tira os pecados do mundo. (Jo 1,29)

 Agora nós Igreja, deveríamos talvez repetir a mesma coisa do Espírito Santo: no meio de nós está plenamente o Espírito Santo, ou melhor dentro de nós, há alguém que não conhecemos!

 E mais lindo ainda: "Somos templos do Espírito Santo", não damos conta que o conhecemos, não valorizamos e respeitamos o nosso corpo? (1 Cor 6,19)

Nos últimos dia de sua vida, Nosso Senhor prometeu aos discípulos que iria deixar-lhes o Paráclito como sua herança mais verdadeira, como continuação de sua presença: “E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco.(Jo 14,16)

 É o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conheceis, porque permanecerá convosco e estará em vós”. (Jo 14,16-17) 

No tópico do Evangelho que acabamos de ouvir revivemos o momento em que esta promessa se torna realidade; no cenáculo, Jesus ressuscitado entra, saúda seus discípulos e, pairando sobre eles, diz: ” Recebei o Espírito”. 

“ O Evangelho de hoje narra, que no primeiro dia da semana (Domingo) ao entardecer, os discípulos estavam reunidos com as portas fechadas, pois temiam os soldados romanos e os Judeus, lá fora nas ruelas de Jerusalém. 

Os acontecimentos com Jesus, haviam sido executados em vésperas, estavam portanto os Apóstolos apavorados, temendo pelas suas seguranças, pois eram discípulos do Rabi. O Evangelho de João descreve a dramática situação dos amigos de Jesus. 

A noite se aproxima e a pequena comunidade está de luto, no meio hostil pagão, sentem desamparados, inseguros, desorientados, sem referências, não sabem para onde ir. Sabem que lá fora os soldados romanos procuram Galileus seguidores de Jesus, então, a comunidade tem medo, estão de portas fechadas.

 Não fizeram ainda, a experiência interior e mística com o ressuscitado, no poder do Espírito Santo. Mas naquele início de noite, no dia da ressurreição do Senhor, uma nova luz é acesa para os assustados Apóstolos, que trancaram no cenáculo.

 Mas vejam que beleza fantastica: ainda, na dor da morte e do medo dos discípulos, Jesus ressuscitado se põe no meio deles fazendo a saudação da paz: Shalom! A saudação de Jesus enche de alegria os discípulos, que choram de alegria por verem o seu mestre, acabou-se o medo. “A paz esteja convosco disse o Senhor!”


37 Perturbados e espantados, pensaram estar vendo um espírito.38 Mas ele lhes disse: “Porque estais perturbados, e porque essas dúvidas nos vossos corações?39 Vede minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo; apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho”.40 E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.41 Mas vacilando eles ainda e transportados de alegria, perguntou: Tendes aqui alguma coisa para comer?42 Então, ofereceram-lhe um pedaço de peixe assado.43 Ele tomou e comeu à vista deles. 44 Depois lhes disse: “Isto é o que vos dizia quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na lei de Moisés, nos profetas e nos salmos”. [...]. 48 Vos sois testemunhas de tudo isso. 49Eu vos mandarei o prometido de meu pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos do alto”. (Lc 24,36,49)

 O dia da ressurreição do Senhor, no início da noite, uma nova luz e acesa para os assustados discípulos. Quarenta dias depois viria o consolador para permanecer conosco até o fim dos tempos, até quando completar no coração do Pai, a gloriosa volta do Senhor, para julgar os vivos e os mortos.

 Jesus ao soprar sobre os Apóstolos, faz o gesto do Pai, que soprou sobre o primeiro Homem, Adão, o hálito de vida. (Gn 2,7) Jesus sopra e abre ao homem a vida eterna, e ele se torna Homem espiritual. “Somos templos vivos de Deus. Deus mora em nós!”

 Para os estudiosos exegetas Católicos, a cena que São João descreve maravilhosamente, pode se reconhecer traços de uma celebração Eucarística presidida pelo próprio Senhor Jesus ressuscitado. É Domingo - “Dia do Senhor” - Presença de Jesus na Comunidade, reconciliação pelo perdão, recordação da paixão, e o dom do Espírito Santo. ( Texto do rodapé da Bíblia do Peregrino: Jo 21,20-23; At 1,3-4) 

Irmãozinhos..! Vivemos nos últimos tempos que são os tempos do Espírito Santo, todos nós Igreja formamos um só corpo, e bebemos de de um mesmo Espírito. Somos o corpo místico de Cristo, somos muitos membros mas formamos um só corpo. (1 Cor 12,13)  

Os carismas do Espírito Santo são infinitamente diversos, e o Espírito sopra onde quer, mas quando é derramado é para a igreja, e não de uso especificamente particular e m benefício próprio.

 Os dons carismáticos pertencem ao corpo místico de Cristo que somos nós, membros de sua Igreja. Cantemos com alegria nesta festa de Pentecostes: “Enviai o vosso Espírito Senhor, e da terra toda a face renovai!” (Sl 103) Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES: FOLHETOS LITÚRGICOS: “DEUS CONOSCO dia a dia” - LITURGIA P/ 15/05/2016 - ANO “C” Pg 64-66.122 – REVIU O BLOG JESUS É O SENHOR !  – EVANGELHO SÃO JOÃO 20,19-23 ANO “C” 2013 – “CONSULTOU A BÍBLIA DO PEREGRINO”














Nenhum comentário:

Postar um comentário