domingo, 3 de janeiro de 2016

Evangelho são Lucas 3, 15-16.21-22 - "Batismo do Senhor!" Côr litúrgica branca - "Ano da Misericórdia" -- leituras: Is 42,1-4.6-7; Sl 28; At 10,34-38 -- Liturgia p/ 10/01/2016

           MERGULHAR NO PRÓPRIO BATISMO!
                                        

Naquele tempo,15 o povo estava na expectativa e todos perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso João declarou a todos: "Eu vos batizo com água, mas virá  aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vós batizará no Espírito Santo e no fogo". 21 Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22 e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: "Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem querer". Lc 3, 15-16.21-22

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


Queridos irmãozinhos em Cristo Jesus, a liturgia deste Domingo é linda, maravilhosa; O Evangelho de São Lucas, nos transporta, ao Jordão, o batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo! Jesus não precisava ser batizado, pois não tinha pecado, mas Ele foi até o Batista, para ser batizado. Deixando-nos o exemplo, que todos nós precisamos ser batizados para que tornemo-nos filhos adotivos, de Deus em Cristo Jesus. (Gl 4,4-7)

 João não queria batiza-lo e dizia: Eu que preciso ser batizado por ti e tu vens a mim,  mas Jesus insistiu: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou. ( Mt 3,14-15)  No tópico do Evangelho de hoje se fala de dois batismo: "O batismo que Jesus recebe e o batismo que Jesus promete; fala-se do batismo de Jesus e do nosso batismo".

 Na primeira noticia, fala-se como um evento histórico ( Lc 3,1-3: No ano décimo quinto do reinado de Tibério [...], João Batista, percorria toda a região do Jordão); da segunda noticia, a mensagem, fala ao futuro, pela boca do profeta João  Batista, de uma promessa: "Ele vos batizará  no Espírito Santo e no Fogo". (Lc 3,16) Essas palavras representam, para o sacramento do "batismo," aquele discurso sobre o pão da vida, na sinagoga de Cafarnaum,  a "Eucaristia". (Jo 6,24-35)

 Os dois sacramentos, antes de serem instituídos, em sua morte-ressurreição, foram prometidos e explicados por Nosso Senhor Jesus Cristo.(Jo 6,54-56) O batismo que Jesus recebeu de João é  o batismo velho da penitencia com água; mas o fato que desceu sobre Ele o Espírito Santo, de forma corpórea, como uma pomba, fez daquele batismo um batismo novo, o primeiro batismo no Espírito Santo.



 Não foi a água do Jordão que santificou Jesus, mas foi Jesus que santificou a água; sim, todas as águas. A cada batismo que nós cristãos fazemos, prolongamos o mistério daquele dia: O Espírito Santo desce sobre a criatura e ela se torna filho de Deus em Cristo Jesus. Nosso Senhor ao sair do Rio Jordão, saiu pleno do Espírito Santo, mas também, naquele momento solene, tomou sobre si, todos os nossos pecados e nossas misérias. Jesus é o Deus que nos salva e nos liberta..! 

Ele é o Filho de Deus, o Cordeiro de Deus, que veio tirar os pecados do mundo. (Jo 1,29) Irmãozinhos deste evento grandioso é marcada a nossa vida cristã, pelo nosso batismo, no Pai, no Filho e no Espírito Santo, tornamo-nos filhos de Deus, co-herdeiros de Deus em Cristo Jesus. ( Rm 8,13-17; Gl 4,7) O batismo  foi e continua sendo para muitos cristãos, como um presente embrulhado, recebido a muito tempo, mas que não foi ainda, desembrulhado e aberto.

 Temos o pacote do presente, mas não sabemos que somos ricos, não pensamos em agradecer, louvar e alegrar-nos como filhos ricos da graça de Deus. Nesta festa de hoje, devemos abrir decididamente aquele presente embrulhado, e mergulharmos, nas águas do nosso batismo. Peçamos sempre ao Espírito Santo em nome de Jesus, "Senhor batiza me outra vez!"

Os dons de Deus são irrevogáveis, e se tornam verdadeiros e operantes em nós, no momento em que, iluminados pelo Espírito Santo, o desejamos e tomamos consciência dele e o acolhermos com toda a nossa pobre fé. O batismo no Espírito, é o batismo de fogo cujo batizador é o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo..!

( Rm 11,29) Digamos com fé ao Senhor: Batiza-me Senhor com teu Espírito Santo de amor..!  Jesus ao ser batizado por João no Jordão o céu se abriu e uma voz se fez ouvir: “Eis o meu Filho amado”. Assim, a voz de Deus anuncia ao mundo a filiação divina de Jesus Cristo nas águas do Jordão.

 Ao mesmo tempo, as forças do Espírito Santo repousa sobre Ele, as antigas promessas de um Messias libertador tornam-se reais para o povo sofredor. Irmãozinhos Igreja do Senhor, o batismo de Jesus é sinal de nossa consagração batismal, gesto que nos une agora ao redor do altar com o Cristo, com muita alegria, renovemo-nos neste festivo Domingo, nossas promessas  batismal.
                                       

 O Batista disse aos penitentes: Eu batizo com água mas aquele que vem depois de mim é mais forte que eu, Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo, e, eu não sou digno de desamarrar suas sandálias. (Lc 3,16) No tempo de Jesus existia e vigorava a lei do levirato conforme o (Deuteronômio 25,5-10), se um homem viesse a falecer, o seu irmão deveria receber por esposa, sua cunhada para honrar o falecido, proteger a viúva, a família, o clân e os bens materiais.

 Caso o cunhado não quisesse  receber a viúva por esposa, se realizava um ritual diante dos anciões, no qual a viúva tirava as sandálias do cunhado dizendo: “É isso que deve fazer a um homem, que não edifica a casa do seu irmão”. O gesto de tirar as sandálias é um gesto de desprezo em relação ao cunhado, que não quer assumir o seu dever de dar descendência  ao seu irmão.

 João Batista ao dizer, que não e digno de desatar as sandálias do Cristo, pois ele é servo daquele que ele anuncia, está afirmando, que Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio ao mundo receber a humanidade pecadora por esposa, e não existe outro homem para substitui-lo nesta missão salvífica. Só Ele cem por cento Deus, e cem por cento homem, pode remir os pecados do mundo.

O povo da promessa, somos todos nós, que reconhecemos, que Jesus Cristo é o Senhor. A lei do live-rato e ultrapassada, não mais existe; Jesus não nos rejeitou, mas nos assumiu, com seu sangue redentor. Deus nos assumiu em seu Filho Jesus, como co-herdeiros do Reino. Mas é preciso que aja da nossa parte, nossa verdadeira conversão, sincera e contrita. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

E assim o Evangelho de hoje, a voz de Deus anuncia ao mundo  a filiação divina de Jesus Cristo nas águas do Rio Jordão. Ao mesmo tempo a força do Espírito Santo repousa sobre ele e as antigas promessas de um Messias libertador tornam-se reais para o povo sofredor.

O batismo de Jesus é sinal de nossa própria consagração batismal, gesto que nos une agora ao redor do altar e que com alegria renovamos neste dia do senhor. Com alegria salmodiemos: "Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo! (Sl 28) Amém!


Jesus é o Senhor!

FONTES: HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA: BATISMO DO SENHOR JESUS, EVANGELHO SÃO LUCAS 3,15-16.21-22 SUA OBRA "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 521-526 ANO "C"--  FOLHETO LITÚRGICO DEUS CONOSCO dia a dia: EVANGELHO SÃO LUCAS 3,15-16.21-22 Pg 47-49 -- BÍBLIA DO PEREGRINO.


EU NÃO SOU DIGNO DE DESAMARRAR A CORREIA DE SUAS SANDÁLIAS. ELE VOS BATIZARÁ NO ESPÍRITO SANTO E NO FOGO! Lc 3,16




Adicionar legenda



Nenhum comentário:

Postar um comentário