domingo, 27 de dezembro de 2015

EVANGELHO SÃO MATEUS 2,1-12 FESTA DA EPIFANIA DO SENHOR ! ANO LITÚRGICO "C" 2016 ANO DA MISERICÓRDIA - LITURGIA P/03/01/2016 - COR BRANCA

                                 SENHOR LUZ DE TODOS OS POVOS!


1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém perguntando: "Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adora-lo".3 Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.4 Reunidos todos os sumos sacerdotes e os mestres da lei, perguntavam-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: "Em Belém na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti saírá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo". 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo:"Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adora-lo". 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria sua mãe. Ajoelharam -se diante dele, e o adoraram. Depois abriram os cofres e lhe ofereceram presentes: Ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retomaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!


 Queridos irmãozinhos, Igreja do Senhor, neste Domingo celebramos a festa da Epifania; isto é, a manifestação de Deus no meio dos homens. 

O Evangelho é lindo, Mateus apresenta a visita dos três reis Magos, que, guiados pela estrela, vieram do Oriente, para verem o recém-nascido: O Menino Jesus, o Filho de Deus.

 Com grande alegria litúrgica, celebremos a manifestação divina do Senhor..! "Deus na sua infinita misericórdia visitou seu povo". ( Lc 1,67-80)

O Evangelista, não está preocupado em apresentar uma reportagem jornalista no seu texto, que nos conte a visita de três reis estrangeiros, mas sim, de ostentar o Filho de Deus, como enviado do Pai, que veio ao mundo oferecer a salvação, a todos os homens de boa vontade. 

Os Magos, provavelmente eram pessoas cultas na ciência, sábios que perscrutavam, as profecias das Sagradas Escrituras, e procuravam saber das coisas dos astros do céu, não para lerem o futuro, ou tirar vantagens para si, mas que buscavam algo mais. 

Buscavam a verdadeira luz, capaz de indicar o caminho, não só desta vida, mas também a busca do Messias prometido por Deus. Eles sonhavam e desejavam a vinda do Deus Emanuel, Deus conosco..! ( Is 7,14)

Foi por isso que eles foram atrás da estrela de Belém, porque perceberam que algo maravilhoso estava acontecendo.

Para o Apóstolo Mateus evangelizar sua comunidade, ele usa dos três reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar; que empreendera uma viagem do Oriente, seguindo uma nova e belissíma estrela, até chegarem onde se encontrava, o Senhor de todas as estrelas. 

 O recém-nascido, nos braços de sua mãe Maria, o Menino Jesus!
Uma pergunta para cada um de nós, qual é a estrela que  estamos seguindo..? Esta estrela só tem brilho para este mundo, ou tem brilho de eternidade..?

 Hoje o Senhor está nos apresentando a verdadeira estrela que tem brilho, não só para esta vida mas também para a vida eterna. Ela se chama Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os reis magos nos ensina, a liberdade absoluta, dos que ouvem a palavra de Deus, para serem livres, Cristo nos libertou. (Gl 5,1) 

Os convertidos quando encontram-se verdadeiramente com o Cristo, se põe a caminho, modificam o curso de suas vidas, alteram a ordem dos dias e o desenvolvimento de seus trabalhos, disponibilizando seu tempo para o Senhor, com à alegria na revelação do Espírito Santo.

Talvez o melhor meio para entendermos, o que Mateus quer nos inculcar, com a presença dos três reis Magos, e que deixemos ser guiados, pela estrela verdadeira, que são os sinais de Deus, no cotidiano cristão de nossas existências. A palavra de Deus, a tradição Apóstolica, e o magistério, são os meios com o qual Deus fala conosco.

 Por isso examinemos os espíritos se são de Deus ou não, pois nestes finais tempo, tem surgidos estrelas, com doutrinas de filosofias enganosas e ateias, a respeito da nossa salvação, e muitos irmãozinhos inocentemente, estão embarcados nestas imanências, só para esta vida! (1 Jo 4,1; Tes 5,21)

 Nestes Finais de Tempo, encontram se estudiosos, teólogos, peritos, exotéricos, seitas fundamentalistas que sabem tudo, sobre as Sagradas Escrituras.

 Eles conhecem suas possíveis interpretações, até citam de cor cada passagem que lhes interessam; não são obedientes a palavra de Deus, ao magistério da Igreja, e a Tradição Apostólica. 

São os Herodes deste tempo que buscam tirar a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, enganando a muitos, com suas ideias relativistas e racionalistas. 

"Para eles as escrituras são como um livro Atlas, para serem lidos e consultados, ou por curiosidade, palavras de conceitos para serem examinadas e saberem discutir doutoradamente". 

Palavras do Papa francisco: Muitos hoje não leem a Bíblia buscando a estrela de Cristo, mas como objeto de estudo de discussão e não para buscar a vida eterna. 

 Penso como indiquei na "Exortação Apostólica Verbum Domini", em nós deveria sempre renascer a profunda disposição, para ver nas palavras da Sagradas escrituras lida na Tradição viva da Igreja. ( Nº18) 

"A verdade que nos diz, o que é o homem e como ele pode realizar-se plenamente, a verdade que é o caminho percorrido cotidianamente, junto com os outros se queremos construir a nossa existência sobre a rocha e não sobre a areia". 

A solenidade da Epifania recorda-nos por sua vez, que o único lugar onde, de fato, podemos buscar e encontrar Deus nesta terra é na humanidade de Jesus."

Essa busca constitui as etapas, que todas as pessoas, devem percorrer ao longo da vida, para que possam encontrar de fato o prometido de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Essa estrela que brilha no céu, não é coisa do passado e sim do futuro, pois liga cada um de nós a uma história de fé e amor, que Deus Pai preparou para nós.

 Irmãozinhos..!  Igreja do Senhor, façamos festa, nos alegremos, pois nasceu para nós o Salvador, e sua estrela está no céu, mostrando o caminho a seguir. Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES: FOLHETO LITÚRGICO "DEUS CONOSCO dia a dia Pg 28-30.120-121; ANO "C" 2016- FESTA DA EPIFANIA DO SENHOR. EVANGELHO SÃO MATEUS 2,1-12 --"ANO DA MISERICÓRDIA" -BÍBLIA DO PEREGRINO: EVANGELHO SÃO MATEUS 2,1-12 - Pg 48-49.-- EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS SINODAL "VERBUM DOMINI" BENTO VI Pg 40 PARAGRAFO 18






Nenhum comentário:

Postar um comentário