domingo, 13 de dezembro de 2015

EVANGELHO SÃO LUCAS 1,39-45 4º DOMINGO DO ADVENTO - LITURGIA P/ 20/12/2015

                              MARIA E O ADVENTO - O MAGNIFICAT


39Naquele dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo- se apressadamente, a uma cidade da Judeia.40 Entrou na casa de Zacarias e comprimentou Isabel.41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.42 Com um grande grito exclamou: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!43 Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor me venha visitar?44 "Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.45 Bem aventurada aquela  que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor prometeu."

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!

Queridos irmãos chegamos finalmente no Quarto Domingo do Advento, vesperas do Natal. Nestes dias que antecedem o Natal o Pai nos propõe seu projeto de salvação, que visa  nossa felicidade futura. 

São Lucas narra magistralmente, o encontro de Maria e sua prima Isabel, ambas estão gestando uma criança, em seus ventres. O Menino Jesus no ventre de Maria e o menino João Batista no ventre de Isabel.

 O encontro de Maria e Isabel, mostra-nos o carinho de Deus para com os mais necessitados, e a alegria da humanidade em receber tão grande presente: Nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso Salvador. 

Neste tempo do Advento, a liturgia nos fala e nos ensina por meio de três grandes guias: Isaías, João Batista e a virgem Maria. Hoje é a vez de Maria, a mãe do Senhor, a própria Isabel diz: "Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor venha me visitar?" (Lc 1,43)

É muito profundo o diálogo de Isabel, para nós e aqueles que tem aversão a Virgem Maria. Lucas escreveu o Evangelho 40 anos depois da ressurreição de Jesus, às comunidades cristãs, falando da maravilha da Mãe de Jesus!

 Lucas coloca nos labios santos de Maria o magnifico louvor do "Magnificat." Hoje ainda Maria nos ajuda a intensificar, e encontrar a nossa espera. O que esperamos..? Que Jesus Menino venha ao nosso coração neste Natal. 

Nos três Domingos passados na palavra do Evangelho o temo visto de longe: Com o olhar do profeta Isaías, que o via descer como o orvalho dos céus,  ora com o olhar de São João Batista que o aponta e que o espera no deserto.

 Hoje somos convidados a fixar um ponto bem preciso, ou melhor uma pessoa especial: Maria, "aquela que deve vir", já chegou; o mistério escondido desde os seculos sem fim, ela trás em seu ventre, o Verbo de Deus encarnado agora no meio de nós.

 Se o Advento significa espera de Cristo, Maria é a espera em pessoa; a espera teve para ela o sentido realista e delicado que esta palavra tem para cada mulher que espera o nascimento de uma criança. 

E assim que devemos imaginar a Mãe do Senhor na eminência deste Natal que se aproxima. Ela com aquele olhar amavel de mãe, dirigindo mais para dentro, do que para fora de si, que se nota numa mulher que carrega em seu seio, uma criatura, e parece que já a contempla e com ela se dialoga e acaricia.

 Maria manteve com seu filho uma comunhão intima e interrupta de amor, como uma pessoa que recebe a Sagrada  Eucaristia e profundamente, à comunga, à ama em seu corpo!

 O Evangelho já estava todo nela, ela é a Mãe do Evangelho, porque nela estava a palavra, a mesma, a única e pessoal; o Verbo de Deus encarnado nela crescia como ser Homem.

Concluamos nossa refrexão, voltando a contemplar a virgem Maria, ela mesmo caminho real, pelo qual veio a nós o Salvador do Mundo. 

Até aqui fomos gestando em nossas almas o Espírito do Natal, agora entendidos dessas maravilhosas verdades, acolhamos o divino Salvador também em nossos irmãos. Feliz Natal..! Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES:TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA, SUA OBRA "O VERBO SE FAZ CARNE " Pg 497-500 -- 4º DOMINGO DO ADVENTO EVANGELHO SÃO LUCAS 1,39-48. -- FOLHETO LITURGICO: O PÃO DE CADA DIA: Pg 71-72 

 TODOS MEUS LEITORES UM FELIZ NATAL! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário