domingo, 6 de dezembro de 2015

EVANGELHO SÃO LUCAS 3,10-18 3º DOMINGO DO ADVENTO ANO C - LEITURAS: 1ª Sf 3,14 ; Sl Is 12 ; Fl 4,4-7 -- COR ROXA OU ROSÉA - LITURGIA P/13/12/2015

                                   O CRISTÃO DA ALEGRIA!
                                                      


Naquele tempo,10 multidões perguntavam a João: Que devemos fazer?11 João respondia: "Quem tiver duas túnicas, Dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!"12 Foram também para o batismo cobradores de impostos, e perguntaram a João: Mestre, que devemos fazer? 13 João respondeu: "Não cobreis mais o que foi estabelecido." 14 Havia também soldados que perguntavam:"E nós que devemos fazer?" João respondia: "Não tomeis dinheiro a força de ninguém, nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com vosso salário!"15 O povo estava na expectativa e todos perguntaram no seu intimo se João seria o Messias. 16 Por isso João declarou a todos: "Eu batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. "Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.17 Ele virá com a pá na mão; vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele queimará no fogo que não se apaga."18 E ainda de muitos outros modo, João anunciava ao povo a Boa Nova. (Lc 3,10-18)

Palavra da salvação.
Glória a vós Senhor!

                                                
Queridos irmãos povo de Deus, estamos no terceiro Domingo do Advento, bendito aquele que vem em nome do Senhor, que fez o céu e a terra. A liturgia de hoje é maravilhosa, está permeada do tema da alegria.

As primeiras palavras com as quais a liturgia nos acolheu, no inicio da Santa Missa nos dizendo: "Alegrai sempre no Senhor..!" "O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele te exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti em louvores, como no dia de festa." (Sf 3,14-18)

De novo na segunda leitura proclamamos: "Alegrai vós! O senhor está perto: Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! (Fl 4,5) Que alegria irmãos..! É o Senhor que está chegando neste Natal, não unicamente só de clima de festas, mas quem sabe espiritualmente em muitos corações abertos ao diálogo e o perdão mutuo.

O Senhor Jesus, já está no meio de nós, pela presença do Espírito Santo. Jesus menino é nossa paz por excelência, o Divino aniversariante, nosso Deus salvador, que veio ao encontro do Homem caído pelo pecado. Jesus é o Senhor..!

São João Batista dá o seu testemunho de saber; seu lugar e sua missão, que é preparar a vinda do Senhor! Dizia ele: "Eu  vos batizo com água, mas aquele que vem depois de mim, vos batizará com fogo do Espírito Santo. ( Lc 3,16)

E com essas afirmações, e questionamentos, vamos nos preparar para comemorarmos um Santo Natal em família. É as famílias, os vizinhos, se perdoando mutuamente, passando por cima das diferenças e indiferenças, iluminados pela palavra do Senhor.

Como na leitura do Evangelho de Domingo passado: "Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda a montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. E todas as pessoas verão a salvação de Deus." (Lc 3,4-6)

Que a proximidade deste Natal que chega, aumente em nós o desejo de salvação. Que o Espírito Santo nos ilumine e nos dê a capacidade de formarmos uma comunidade ( Sociedade) mais justa e humana, onde todos possam viver com dignidade. Pois a palavra de Deus faz sempre nascer em nosso coração a esperança de redenção.

Nosso Senhor Jesus Cristo, veio eliminar todo o mal e redimir o pecador arrependido, oferecendo a cada um de nós, uma vida nova. Portanto o Advento, é tempo de espera daquele que veio, que vem e que virá em glória,  arrebatar sua Igreja. Por isso que, para nós católicos, o tempo do Advento é um tempo propicio de arrependimento e conversão.

É com os pobres de espírito que renasce a esperança do mundo novo. Quando Jesus vier em glória, teremos novos céus, e uma nova terra, onde a paz reinará para sempre no meio dos homens novos em Cristo. Foi o que os anjos cantaram, aos pastores na gruta de Belém: Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens, de boa vontade. ( Lc 2,14)

Os que ouvem o chamado do Senhor, esses são os que acolhem a Boa Nova do Reino de Deus, se convertem ao projeto de salvação em Cristo. São Lucas neste Evangelho não dirige a palavra a sua comunidade, somente aos fariseus e saduceus, de seu tempo mas a todos os cristãos, e também a todos nós nestes finais de tempo, onde os sinais escatológicos são visíveis à nossa Fé. O fim dos tempos chegou..! E agora irmãos..?

O verdadeiro Cristão deve encarar o fim dos tempos com alegria, e sem medo, porque temos o Espírito Santo que nos vivifica todos os dias, a Eucaristia, e a palavra de Deus, que nos fortalece e nos consola, contra o pecado.

 Esta alegria não é uma alegria "subjetiva," toda intima e sentimental, que muitas vezes não passa de uma excitação, mas de uma alegria "objetiva que se fundamenta sobre a realidade em si mesmas alegres, algo que existe e só espera vir de nós.

Não se trata de uma alegria "individual" ou privada, mas de uma alegria comunitária fraterna e cristã. É o Espírito  do Advento natalino na comunidade Cristã, que somos hoje convidados à alegria espiritual daquele que vem nos salvar.

Na primeira leitura, o profeta Sofonias recorda o povo eleito sua missão e procura despertar, nele a esperança e a coragem dizendo: Solta gritos de alegria, filhos de Sião! Solta gritos de júbilo, o Israel! Alegra-te e rejubila-te de todo o teu coração, filha de Jerusalém" (Sf 3,14)

O canto do salmista se associa a Isaías: "O Senhor é minha força, meu louvor e salvação... Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel. 

A água que o profeta Isaías convida a buscar em Deus é precisamente a água da alegria e da esperança, a que sacia a sede do coração, e não da boca. "Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo; O Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis no manancial da salvação, e direis naquele dia: Dai louvores ao Senhor!" (Is 12,1-6)

Por isso São Paulo na carta aos Filipenses, fala do mandamento da alegria:"Irmãos, alegrai-vos! Hoje a palavra de Deus nos motiva a fazer diversos propósitos. Não se pode ser feliz sozinho; "alegrai-vos" significa também: irradiai alegria. A alegria é um exorcismo, e os demônios não a suportam..!

Nosso Senhor Jesus Cristo, era uma pessoa alegre, nele não havia tristeza. Também nosso Deus e Pai, é infinitamente alegre, o Deus da alegria, doador de dons é o Espírito Santo. Não se pode esperar estar completamente sadios e de bom humor, só por sorrir a alguém; o sorriso pode ser um pequeno grande dom, uma luz que se acende, uma janela que se abre, que deixa entrar a luz da alegria.

O inimigo da alegria não é o sofrimento; é o egoismo, o voltar a si mesmo, muitas vezes dentro de nós. Neste tempo do Advento, preparação para o nosso Natal, é um tempo propicio, para a nossa conversão, deixarmos a tristeza do pecado, através do sacramento da reconciliação.

Conversão é mudança de vida, é deixar a vida velha de pecado e voltar para Deus. Os que iam até o Batista para serem batizados e, perguntavam a João diante de sua pregação de conversão: Mestre o que devemos fazer?

É a mesma pergunta, que cada um de nós devemos fazer nesta caminhada de preparação para o Natal e também, para o Ano Jubilar da Misericórdia em 2016. É olhando para a mensagem do Evangelho, na nossa vida, esforcemos-nos na nossa conversão para receber o Cristo Menino que vem! Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES: TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA - EVANGELHO LUCAS 3,10-18 ANO "C" TEMA: "O CRISTÃO E A ALEGRIA." -EXTRAÍDO DE SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 492-496 -- FOLHETO LITÚRGICO "DEUS CONOSCO dia a dia" EVANGELHO SÃO LUCAS 3,10-18 ANO "C" 2015 , Pg 53-55






















Nenhum comentário:

Postar um comentário