domingo, 29 de novembro de 2015

EVANGELHO SÃO LUCAS 3,1-6 2º DOMINGO DO ADVENTO -- Leituras:1ª Br 5,1-9 ; Sl 125; 2ª Fl 1,4-6.8-11 - Cor roxa -- Liturgia p/6/12/2015

                                UM CAMINHO PARA O SENHOR!        


1No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes administrava a Galileia, seu irmão Filipe, as regiões da Itureia e Traconitíde, e Lisânea a Abilene;2 quando Anás e Caifás  eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.Ele percorreu toda a região do Jordão, pregando o batismo de conversão para o perdão dos pecados,4 como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: "Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas. 5 Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados.6 E todas as pessoas verão a salvação de Deus."

Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!



Queridos irmãos povo de Deus, estamos celebrando o segundo Domingo do Advento. O Evangelho e lindo, maravilhoso, nos apresenta João Batista, o precursor de todos os profetas. A Igreja, como Mãe e mestra, convida-nos à confiança e ao compromisso.

 Confiança porque Deus nos oferece, a abundância de sua graça, em seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo. Compromisso, porque como seguidores de Cristo, esperamos que venha  sua parusia. Nestes tempos finais em que vivemos, os sinais escatológicos no mundo são visíveis.

 Mas os sinais do fim dos tempos, não são  nada animadores, devido as guerras, terremotos, tsunamis, fome, doenças e perseguições religiosas; o planeta que rebela, que agoniza seus rios, e florestas pela destruição da natureza, provocada pela ganância do homem. A profecia da segunda vinda do Senhor Jesus, vai se cumprir, mas deve ser preparada por nós cristãos obedientes, e lembrada todos os dias. O Senhor Jesus virá..!

O Evangelho de hoje, nos convida a conversão: "Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas..! (Lc 3,4) Por isso nesse Advento preparemos os nossos corações para a sua chegada, vamos olhar mais para Jesus sacramentado e dizer sem medo: Vem logo Senhor Jesus..! 

O Batista nos convida, a endireitar nossos caminhos tortuosos pelo pecado, renovemos nossos propósitos de conversão e arrependimento. Irmãozinhos..! Isto é, mudança de vida! Por isso neste tempo tão propicio, vamos buscar o sacramento da reconciliação, prepararmos confiantes na misericórdia do Pai, acolher o menino Jesus que vem trazer-nos a salvação.

 É isso que nós Igreja Católica, vamos celebrar através deste Advento,  um Santo Natal em família. João Batista é o ultimo profeta, aquele que viu e apontou para Jesus dizendo: "Eu não o conhecia; mas quem me enviou a batizar me havia dito: aquele sobre o qual vires descer o Espírito e pousar, é o que haverá de batizar com o Espírito Santo.

 Eu vi e testemunho que ele é o Filho de Deus." João ao ver Jesus passando disse aos seus discípulos: "É Ele..!" "Aí está o cordeiro de Deus que tira os pecado do mundo." Jesus é, a luz verdadeira, que ilumina todo o homem que veio ao mundo para nos redimir de todos os nossos pecados. ( Jo 1,4-8.33-36) 



A beleza da liturgia da nossa Igreja Católica, a cada ano faz-nos viver o Advento, como viveram os homens a espera do Messias até João Batista. A partir dos profetas até João Batista, foi o tempo das promessas; de João Batista até o fim dos tempos, é, o tempo da realização das promessas." ( Santo Agostinho, Enarr.In: Os 109,1) 

Os santos padres da Igreja Primitiva, distinguia esses dois tempos, chamando ao primeiro tempo da figura e ao segundo tempo da realidade. O primeiro tempo é o da espera da realização da promessa de Deus, ao povo escolhido da promessa, a vinda do Messias; e com sua vinda fez realidade o Reino de Deus, no meio de nós!

 A alma da pregação de João Batista, está contido naquela frase do profeta Isaías, 700 anos antes da vinda de Jesus, o Batista clama com grande força: "Eu sou uma voz que clama no deserto. Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas." (Lc 3,4)

 Em Isaías, o texto, é um pouco diferente; diz: "Uma voz exclama: "Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe, uma pista para nosso Deus..! (Is 40,3) Portanto, não uma voz no deserto, mas um caminho, no deserto. O que significa esta imagem, de um caminho aberto no deserto? 

Ela evoca grande acontecimentos da Bíblia: em primeiro lugar, o êxodo do Egito, quando Javé seguia seu povo no deserto e, por assim dizer, lhe traçava à frente uma estrada de salvação; depois, a volta do exílio, esperado e imaginado como um grande êxodo para a liberdade. ( Is 46,3-4; 63,9; Jr 16,14-15)

 Olhando para a nossa realidade histórica e social, perguntemos-nos: "Onde estão os desertos, a fome e  a sede, a esperança de nosso povo?" A esperança e a confiança no Senhor, nos levam a descobrir as necessidades do povo, que sofre no meio de nós.

 Olhando a metáfora, da realidade do Evangelho, o caminho aberto no deserto é o caminho que temos de abrir em nosso coração para o Senhor passar, não se trata de traçar um caminho no deserto, mas um caminho espiritual na nossa vida. 

Para isso, não é preciso trabalhar materialmente com picaretas, pás,enxadas e tratores, mas sim, converter-se, e crer no Evangelho, que nos leva para a vida eterna.

Na expectativa de acolhermos a salvação que vem do nosso Deus, a palavra nos adverte para que abramos a nossa mente e nosso coração, pois Deus quer reunir todos os povos dispersos, aplainar todos os caminhos tortuosos. 

Assim, devolver a nós seu povo, a tão esperada paz e salvação. Confiantes na misericórdia do Pai, neste Advento preparemo-nos para acolher Jesus Menino, que vem para nos trazer a salvação eterna. Proclamemo-nos: Maranatha..! Vinde Senhor Jesus..! Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES:TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA - 2º DOMINGO DO ADVENTO - EVANGELHO DE SÃO LUCAS 3,1-6 -- SUA OBRA "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 488-491 -- FOLHETO LITÚRGICO DOMINICAL "DEUS CONOSCO dia a dia": 2º DOMINGO DO ADVENTO Pg 29-31 






                                                 





                                                      

Um comentário: