domingo, 22 de novembro de 2015

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 21,25-28.34-36 1º DOMINGO DO ADVENTO - Leituras: 1ª Jr 33,14-16; Sl 24; 2ª 1 Ts 3,12- 4,2 -- COR ROXA- Liturgia p/29/11/2015

                            REDENÇÃO E LIBERTAÇÃO!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Haverá sinais no sol, nas estrelas. Na terra, as, nações ficarão angustiadas, com o pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, so de pensar que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então o filho do homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória.Quando estas coisas começarem acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque vossa libertação está próxima. Tomai cuidado para que vosso coraçães não fiquem insensiveis por causa da gula, da inbriaguez e das preocupações da vida, esse dia não caia derrepente sobre vós; pois esse dia cairá como como uma armadilha sobre todos os habitantes da terra. Portanto ficai atentos e orai a todo o momento a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem. Lc 21,25-28.34-36



Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

Querido irmãozinhos povo de Deus, Começa com este Domingo, um novo ano litúrgico e com ele também se inicia, nossa caminhada para o Natal. Vamos ao encontro daquele que vem, Nosso Senhor Jesus Cristo.


A palavra do Senhor nos sugere a atitude correta para este momento: O salmista cheio do Espírito Santo canta: "A vós, meu Deus, elevo a minha alma"; e, Jesus no Evangelho nós diz: Levantai as vossas cabeças porque se aproxima a vossa libertação.


 A leitura do Evangelho deste Domingo, contem frases escatólogicas e profeticas, nos fala do fim dos tempos; nos adverte, fala dos sinais que deverão acontecer, antes do Advento definitivo, da segunda vinda glóriosa do Senhor; a aflição da humanidade e da própria natureza que já agoniza. 


Irmãozinhos..! Temos visto nestes últimos tempos, dias de terror, rumores de guerra, terrorismo por todo o lado, pessoas que fogem de suas patrias por causa das guerras, doenças e epedemias incuraveis que assola as populações. 


Os nossos rios que eram tão lindos, agonizam-se, por causa da ganância do ser Humano, da ansia do poder. É o pecado social do homem, que distroi a Mãe Terra, e a natureza dá a sua resposta, aos homens de dureza no coração.


 É o cenário cosmico, com suas divisões; o "céu, a terra e o mar," com os sinais da parusia  eminente do Cristo que virá. A terra que Deus criou e a tornou habitavel, os homens a destroi,  já não tem mais segurança,  uma moradia segura.

QUE FOI QUE FIZEMOS CONTIGO MÃE TERRA? QUANTO TEMPO AGUENTARÁ..!

 No mar acontece o retorno, de sua condição primordial violenta, os tsumanis, os maremotos e os terremotos. O astro rei que queima mais, os astros do céu, o buraco da camada de ozonio, são as potencias que regem a ordem do mundo. As falsas doutrinas imanentes, são também sinais escatólogicos.


 Mas hoje o Senhor nos pede, que levantemos as nossas cabeças, contempremos a parusia que vem, como acontecimento alegre, e de libertação definitiva. O projeto de Deus e de salvação e libertação da humanidade, concretizado nas palavras de Jesus, que será o resgate de uma humanidade prisioneira do egoismo, do pecado e da morte. 


Cada um de nós cristão somos chamados pelo nosso batismo, a sermos membros do corpo mistico de Cristo. Somos então missionários de Cristo. A caminhada cristã, nunca, é um processo acabado, mas uma construção permanente, que se recomeça a todo instante da vida.


Nenhum cristão é perfeito, mas é aquele que cada dia, sente que há um caminho novo a fazer, e não se conforma, com o que se fez, sempre pensa mais alto para o crescimento do Cristo na comunidade, não se instalana mediocridade, vamos olhar para o alto levantar nossas cabeças, pois  o Senhor virá, e nossa libertação se aproxima.

 A vinda de Jesus não é para nos por medo, mas para enchermos de esperânças. Jesus o filho do homem, estará chegando para resgatar seus eleitos. Por isso, o Advento nos faz entoar, já agora mesmo, o Maranathá: "Vem Senhor Jesus!" Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA 1º DOMINGO DO ADVENTO COM O TEMA: o DEUS DA ESPERANÇA" Pg 483-487 - EVANGELHO DE SÃO LUCAS 21,25-28.34-35 -- FOLHETO LITURGICO: DEUS CONOSCO dia a dia: 1º DOMINGO DO ADEVENTO  EVANGELHO DE SÃO LUCAS 21,25-28.334-35 -- BÍBLIA DO PEREGRINO  Pg 268 NO RODAPÉ O CONTEXTO VERS. 21,25-28








2 comentários:

  1. Queridos leitores nesta edição do blog "Jesus é o Senhor!" o meu computador deu pane, ficou descontrolado quanto as cores das letras do texto, não aceitava publicar em letras pretas, queria só permanecer nas cores vermelhas. Por isso peço desculpas aos meus leitores por o texto ter sido publicado em cores vermelhas
    Propretario: Inácio

    ResponderExcluir
  2. A paz amado de Deus!

    Não sei se leu meu aviso de encerramento do face, por isso escrevo para lhe informar! Quando possível estarei retornando o contato. Caso queira entrar em contato conosco pode utilizar nosso ministério no site: www.otumulovazio.com

    Freternalmente,

    Sidnei Nogueira

    ResponderExcluir