terça-feira, 3 de novembro de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 13,24-32 -- 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "B" -- Leituras: 1ª: Dn 12, 1-3; Sl 15; 2ª: Hb 10,11-14.18 -- LITURGIA P/15/11/2015

                             MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO!

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:24"Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai escurecer, e a lua não brilhará mais,25 as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas.26 Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória.27 Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra, e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra.28 Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto.29 Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas.30 Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isso aconteça.31 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão.32 Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai." Mc 13,24-32
Palavra da salvação
Glória a vós,Senhor!



Queridos irmãozinhos povo de Deus, a liturgia de hoje nos fala da escatologia, os últimos acontecimentos, que deverão acontecer; isto é, a segunda vinda gloriosa, de Nosso Senhor Jesus Cristo. A liturgia de hoje nos convida à termos esperança, em todas as circunstâncias, de alegria ou de dor, confiarmos em nosso Deus libertador.

O discurso de Nosso Senhor apresentado, por São Marcos, é de uma linguagem profético-apocalíptica, relata a missão da comunidade cristã; a missão da Igreja perseguida, que vai desde a morte e ressurreição do Senhor, até o final da história humana, quando Deus o Senhor da história, criar um Novo Céu e uma Nova terra.

 A escatologia é a palavra da teologia cristã, para significar que Deus estará presente, no final da história da humanidade, e da história de cada ser humano. Só Deus vai garantir, que a vida humana vai continuar, após esse fim.

A primeira leitura do livro de Daniel, anuncia aos crentes perseguidos, e desanimados, a chegada eminente do tempo da intervenção libertadora do Senhor, para salvar o povo fiel. Esta esperança é para sustentar os justos que vivem pela fé, a permanecerem fieis a Deus, apesar das perseguições e das provas, pois serão recompensados na vida eterna.

A segunda leitura o autor sagrado da Carta aos Hebreus, nos exorta, que Nosso Senhor Jesus Cristo veio ao mundo, para concretizar o projeto de Deus no sentido de libertar o ser humano do pecado, e inseri-lo na dinâmica da vida eterna. "Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se a direita de Deus." (Hb 10,12)

 Todos os anos, e mais vezes no ano, nos encontramos diante desta pagina obscura e ameaçadora do Evangelho: o sol que escurecerá, a lua que não dará o seu resplendor, as estrelas que cairão do céu, mortos que ressuscitarão, e anjos que reunirão os escolhidos. 

Se parássemos por aqui, a explicação seria bastante fácil: Jesus - dir-se-ia - está falando dos "Novíssimos", isto é, do fim do mundo e da história, de sua volta final como juiz dos vivos e dos mortos. Daqueles que naquele momento estão ainda vivos e daqueles que dormem no pó. ( Dn 12,1-3)

 O Senhor Jesus disse, que sobre esse dia somente o Pai o sabe, o dia e a hora; quanto a esse dia, nem mesmo os anjos do céu o sabe, mas Nosso Senhor deixou algumas dicas dos sinais e acontecimentos, que deverão acontecer. ( Mt 24,35-37)

 Para que estas coisas aconteça é necessário que se cumpram as profecias. Virão, tempo de angústias e aflição..! O Filho do Homem virá sobre nuvens e procederá o julgamento. Algo bem longe, ou muito perto, um dia que ninguém conhece e que, por isso, não vale a pena de indagar sobre ele. (M13,26-27)

Só sabemos que: "Desde a Ascensão, o designo de Deus entrou em sua consumação. Já estamos na "última hora." ( 1Jo 2,18) Portanto, a era final do mundo já chegou para nós, e a renovação do mundo está irrevogavelmente realizada e, de certo modo, já está antecipada nesta terra." (CIC. 670) 

"A partir da Ascensão, o Advento de Cristo na glória é iminente, embora não nos caiba conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com sua própria autoridade. (At 1,7) Esse acontecimento escatológico pode ocorrer a qualquer momento, ainda que estejam "retidos" tanto ele como provação final que há de precede-lo." (CIC. 673)

"Antes do Advento de Cristo, a Igreja deve passar por uma provação final que abalará a fé de muitos crentes. A perseguição que acompanha a peregrinação deles na terra desvendará o "mistério de iniquidade" sob a forma de uma impostura religiosa que há de trazer aos homens uma solução aparente a seus problemas, à custa da apostasia da verdade." (CIC 675)

"A impostura religiosa suprema é a do anticristo, isto é, a do pseudo-messianismo em que o homem glorificará a si mesmo em lugar de Deus e de seu Messias que veio na carne." ( CIC. 675) 

 "Cristo Senhor já reina na Igreja, mas ainda não lhe estão submetidas todas as coisas do mundo. O triunfo do Reino de Cristo não se dará sem uma última investida das potências do mal." (CIC. 680)

"No dia do juízo, por ocasião do fim do mundo, Cristo virá na gloria para realizar o triunfo definitivo do bem sobre o mal, os quais, como o trigo e o joio, terão crescido juntos ao longo da história." ( CIC. 681)

"Ao vir no fim dos tempos para julgar os vivos e os mortos, Cristo glorioso revelará a disposição secreta dos corações e retribuirá a cada um segundo suas obras e segundo tiver acolhido ou rejeitado a graça." (CIC. 682)

 Irmãozinhos da esperança..! O Cristão é aquele que espera, que Cristo venha; se Jesus não vem, nós estamos indo ao seu encontro! Nós cristãos, não devemos temer esse dia, ou essa hora, se de fato acreditamos em Jesus Cristo Salvador, que com seu único sacrifício salva todos aqueles que lhes são fieis."De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica". (Hb 10,14)

Jesus é a nossa esperança, e pelo seu coração misericordioso, como que uma porta aberta, entraremos no céu. Tudo passará, o que permanecerá será somente o amor. "O Espírito e a Esposa dizem: "Vem!" Possa aquele que ouve dizer também: "Vem!" Aquele que tem sede,Venha! E que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida! ( Ap 22,17)

Viver hoje o amor fraterno e já viver a eternidade..! Salmodiemos com alegria na espera do ressuscitado, Rei da Gloria, que virá implantar seu Reino definitivamente:"Guardai-me o Deus, porque em vós me refugio!"  Amém!

Jesus é o Senhor! 
Vinde depressa Senhor!

FONTES:TESTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM EVANGELHO DE SÃO MARCOS 13,24-32  TEMA:" NAQUELE DIA..." -- ANO "B" Pg 471-473 -- FOLHETO LITÚRGICO : DEUS CONOSCO dia a dia 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" 2015 Pg 66-68 -- "CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA" Parágrafos: 670;673;675;680;681;682 -- BÍBLIA AVE MARIA.





"Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e deste de comer; tive sede e me deste de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim! Mt 26, 34-36







Nenhum comentário:

Postar um comentário