domingo, 15 de novembro de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 18,33b - 37 -- FESTA DE JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO -- Leituras: 1ª Dn 7,13-14; SL 92; 2ª Ap 1,5-8 -- ANO DA PAZ --Liturgia p/22/11/2015 .

                                   TU O DIZES: EU SOU REI!


O MEU REINO NÃO E DESTE MUNDO!
Naquele tempo,33b Pilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: "Tu és rei dos judeus?"34 Jesus respondeu: "Estás dizendo isto por ti mesmo ou outros te disseram isto de mim?"35 Pilatos falou: "Por acaso sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizestes?"36 Jesus respondeu: "O meu reino não é deste mundo. Se meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui." 37Pilatos disse a Jesus: "Então és rei? Jesus respondeu: Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade  escuta a minha voz."

Palavra da salvação.
Glória a vós Senhor!

Queridos irmãozinhos igreja do Senhor, estamos no final do ano liturgico "B"; a partir da festa de Cristo Rei, iniciamos o ano "C", com o evangelista São Lucas. Lucas foi companheiro do Apóstolo São Paulo, nas viagens missionárias. Lucas também escreveu o Atos dos Apóstolos, pouco antes do ano 68, seu Evangelho é, pois anterior a essa data.

 Embora não tenha ele sido testemunha ocular dos acontecimentos, seu livro é digno de crédito por causa do cuidado que teve o autor em documenta-lo. Ele utilizou certamente o texto de Marcos e o de Mateus. Alguns exegetas acreditam, que Lucas esteve com a virgem Maria, a Mãe do Senhor, por isso documentou maravilhosamente o texto do "Magnificat." O canto de Maria, a Mãe do Senhor!

 Neste Tempo liturgico do ano "B", que participamos, nós comunidades fomos a cada Eucaristia e cada Evangelho proclamado, conhecendo um pouquinho mais Nosso Senhor Jesus Cristo. E até já podemos dizer com muita fé, do fundo da nossa alma, que Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida e de nossa salvação! 

Com a solenidade de Cristo Rei do Universo, entramos na belissima liturgia do Tempo do Advento. O que é o Tempo do Advento..? É o período liturgico que evoca a dupla vinda de Jesus Cristo, a verificada dos textos sagrados do Evangelho, quando Jesus nasceu em Belém, e a segunda vinda que ocorrerá no seu regresso, no dia do juizo final.

 Por isso a caracteristica deste tempo, com o qual iniciamos a preparação, para receber aquele que vem! É um tempo de alegria cristã, por isso o Tempo liturgico do Advento é definido em quatro semanas, que antecede o Natal. Tendo seu início no Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro indo até o dia 24 de Dezembro. 

 Podemos fazer uma reflexão, e, entendermos três vindas de Nosso Senhor Jesus Cristo. A primeira vinda Ele nasce da Virgem em Belém, cresce no meio dos homens, manifesta sua profecia, anuncia o Reino dos céus, revela o rosto amoroso do Pai, depois se oferece em sacrificio expiatório, pelos nossos pecados, morre na cruz, ressuscita dos mortos, ascende ao céu senta-se a direita do Pai, de onde virá para arrebatar sua Igreja, no juizo final. È o que a Igreja proclama na oração do Creio.

 A segunda vinda de Cristo, ela é espiritual..! Jesus está presente no meio de nós; Ele vive e reina para sempre, pelo poder do Espírito Santo, vive em nós. Ele está presente em cada irmão fraterno, que ama o seu próximo. Jesus antes de partir deste mundo, disse que ficaria conosco, até a sua segunda vinda gloriosa. (Lc 22,15-20)

 Ele está na Sagrada Eucaristia, o pão sagrado para o nosso corpo e remedio para nossa alma. Jesus está presente na óstia consagrada do altar, com seu corpo,  sua alma e sua divindade, Jesus é Deus..! A terceira vinda do Senhor Jesus, lembra-nos o Evangelho de Domingo passado, é, escatólogico

Ele virá mais uma vez, com seu corpo de glória, para julgar os vivos e os mortos, ressuscitará todos aqueles que na ocasião da sua vinda, dormem no pó. A palavra do Senhor diz, que todos o verão, até mesmo aqueles, que o transpassaram na cruz. (Ap 1,7)

O Evangelho deste Domingo, nos trás Jesus, diante de Pilatos para ser julgado. O mundo o julgou, e, ainda nestes tempos finais ainda o julga, e, o condenam a morte todos os dias. Quantos irmãos de fé no Cristo, são assassinados por causa da sua palavra e sua cruz. O processo do julgamento de Cristo ainda não terminou, deve continuar até sua segunda vinda glóriosa, quando o Bem triunfará definitivamente sobre o mal. ( Ver: CIC parag. 680-681)

Ao vir no fim dos tempos para julgar os vivos e os mortos Cristo glórioso revelará a disposição secreta dos corações e retribuirá a cada um segundo as suas obras e segundo tiver acolhido ou regeitado a sua graça. (CIC parag.682) 

 A caracteristica do texto de João, é, movido desde o inicio ao fim, pela ideia, de um processo entre a luz e as trevas, entre a fé e a incredulidade: mais concretamente, entre "Jesus e o mundo." "A luz resplandeceu nas trevas, e as trevas não a compreederam. [...] Estava no mundo e o mundo foi feito por ele,  o mundo não o reconheceu." ( Jo 1,5.10)

 A luz é o próprio Filho de Deus, com seu "Espírito Santo," que veio a este mundo trazer a "Paz e  luz aos Homens de boa vontade."  Foi o que os anjos cantaram naquela maravilhosa noite do nascimento do salvador na gruta de Belém. (Lc 2,13-14)

 No processo da condenação de Jesus, levado diante de Pilatos, o homem é terreno e personificado pelas forças malignas das trevas, tem o poder de julgar e condenar, e, está a serviço de satanás, o qual João chama este sistema anti-cristo, de "mundo."

 Pilatos é visto claramente, como o representante de forças coletivas e cósmicas, muito maior que o próprio Pilatos, embora atrás dele, há o imperio romano, há judeus que a ele conduziram Cristo e pedem a sua morte. 

Irmãozinhos..! Existe um sistema neste mundo, um sistema diabólico, que está personificado nas pessoas, pela maldade, pelo egoismo e da soberba e do orgulho.

 Estão nos meios sociais da midia, as falsas doutrinas, a luxuria, e até acostumamos com elas, que nem importamos mais, nós não  a vemos, parece-nos inofencivas, mas este mal existe; trabalha incansavelmente, para que Jesus Cristo, não seja Senhor! O demõnio, não quer que Jesus Cristo, não seja Senhor de nada; não seja Senhor da nossa vida, da nossa família, da nossa Igreja e de nossa salvação..!

 Mas ele já é um derrotado, pois Jesus o venceu com seu sangue, derramado na cruz! "Jesus é o Senhor!" Proclamemos todos os dias esta jaculatória dizendo: "Jesus é o meu Senhor..!" ( Da minha casa, da minha família, da minha salvação, do meu trabalho...! etc)

Irmãozinhos..! Se tivessemos olhos espirituais veríamos uma batalha ao nosso redor, anjos do Senhor a nosso favor, a nos defender das envestidas do maligno. Quem é o vencedor deste processo cosmico do Cristo condenado..? De acordo com as aparências, e o que aconteceu com Nosso Senhor Jesus Cristo,  é o "mundo". 

O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO! 
O sistema das trevas, obtém tudo o que queria através de Pilatos, condenar o Justo dos justos.  Pilatos disse a Jesus: "Não sabes que tenho poder para te soltar e para te crucificar?" Respondeu Jesus: "Não terias poder algum sobre mim, se do alto, não te fora dado. Por isso, quem me entregou a ti, tem pecado maior." (Jo 19 10-11) Pilatos condena nosso Senhor: "Tomai-o vós e crucificai-o, ele próprio carregava a sua cruz para fora da cidade, em direção ao lugar chamado de Gólgota. (Jo 19,17)

Mas antes de nos conduzir a este ponto dramático da vida do servo sofredor, o evangelista nos fez já ouvir, as palavras de Nosso senhor, pronunciadas no canáculo: "Agora é o juiz deste mundo; (Jo 12,31) o principe deste mundo já está julgado e condenado" [...] "Coragem! Eu venci o mundo. (Jo 16,11.33) Isto quer dizer para nós, que satanás e seus anjos rebeldes já foram julgados, o juizo final já comessou, para eles só existe a condenação eterna. 

Por isso a festa de Cristo Rei, neste ano liturgico, escolhe e desenvolve precisamente este tema do processo e da vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre o mal. Jesus é o vencedor de todo o mal. Jesus veio implantar entre nós o  Reinado do Pai. Ele um Rei diferente de todos os reis da humanidade, por isso Ele diz: o meu reino não é deste mundo."

 O reino de Deus, não está fundamentado nas armas e nos exércitos, mas sim no amor, no perdão, na justiça e na paz. Jesus disse: Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, eu sou aquele que é, que era e que vem, o todo poderoso. (Ap 1,8) Jesus é a Encarnação do verbo eterno, aquele por meio de quem o Pai criou o Universo. Viva Jesus Cristo o nosso Rei! Amém, Aleluia, glória  ao nosso Deus..!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMIILIA DE RANIERO CANTALAMESSA 34º DOMINGO DO TEMPO COMUM: SOLENIDADE DE CRISTO REI. Fontes: "O VERBO SE FAZ CARNE" Pag.474-478 -- FOLHETO LITURGICO: DEUS CONOSCO dia a dia Pag. 88 Tema:JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO. BÍBLIA AVE MARIA. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA : paragráfos: 680-681-682 - Profissão de fé- Pg. 196



                           
    
TODOS OS OLHOS O VERÃO, MESMO AQUELES QUE O TRANSPASSARAM. POR SUA CAUSA HÃO  DE LAMENTAR-SE TODAS AS RAÇAS DA TERRA. SIM. AMÉM! Ap 1,7







,


Nenhum comentário:

Postar um comentário