domingo, 10 de janeiro de 2016

EVANGELHO DE SÃO JOÃO 2,1-11 2° DOMINGO DO TEMPO COMUM -- ANO "C" 2016 -- "ANO DA MISERICÓRDIA"---- COR VERDE -- leituras: 1ª Is 62,1-5; Sl 95; 2ª Cor 12,4-11.-- LITURGIA P/17/01/2016


As Bodas de Caná 
"AGORA TIRAI E LEVAI AO MESTRE SALA!" Lc 2,8
Naquele tempo,1 houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente.2 Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento.3 Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não tem mais vinho”.4 Jesus respondeu-lhe: “Mulher porque dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou”.5 Sua mãe disse aos que estavam servindo: “fazei o que ele vos disser”.6 Estavam seis talhas de pedra colocadas para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabia mais ou menos cem litros.7 Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca.8 Jesus disse: “ Agora tirai e levai ao mestre sala”. E eles levaram.9 O mestre-sala experimentou a água, que tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois era eles que tinham tirado a água.10 O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardastes o vinho bom até agora!”11 Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele. Jo 2,1-11

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

"FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER!"



Querido povo, igreja do Senhor, estamos no Segundo Domingo do Tempo Comum. O Evangelho de hoje é lindo, maravilhoso; tem o toque feminino, preocupado, da mãe de Jesus. Maria aponta para nós o caminho:"Fazei o que Ele vos disser!"Em Caná da Galileia, se iniciam a vida pública de Nosso Senhor, os sinais libertadores do Reino de Deus. 

Jesus o Filho amado do Pai, começa a revelar a sua identidade de Messias, o esposo da humanidade. O Apóstolo João, no texto deste Evangelho, quer nos falar de um Deus nupcial, que desposou a humanidade, por meio de seu Filho Jesus, o noivo eterno da Igreja..!

As núpcias nas Sagradas Escrituras, sempre foram a melhor imagem, para exprimir os laços do Senhor, para com seu povo. Em Caná da Galileia, se realizou o sinal do Vinho Messiânico; em Jerusalém o Cristo anunciou o sinal da ressurreição, o amor de Deus pela sua amada Igreja. 

Na união do Cristo e a Igreja, Ele à amou e se entregou por ela eternamente; derramando seu sangue redentor, no madeiro da cruz. "Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho único, para que todo aquele que nele crê, não pereça mas tenha a vida eterna". (Jo 3,16)

 O Evangelista João, na sua narrativa das Bodas de Caná, aponta para um detalhe fundamental. A água que foi transformada em vinho, foi tirada das talhas de pedra, que segundo os costumes do ritual judaico, servia para a purificação dos convidados. 

Os serventes que acreditaram nas palavras de Maria prontificaram em abastecer as talhas de água. "Fazei tudo o Ele vós disser!"Graças a fé daqueles servos, que buscaram a água e encheram as talhas, Nosso Senhor pode realizar o milagre do vinho. 

 Com este gesto Jesus quer revelar, que nenhuma tradição pode se fechar num ritualismo legalista, pois, quando isso acontece, é destruída a alegria de viver, os corações se tornam, insenssiveis como pedra, como as das talhas, e é, aniquilado o senso de humor, tão vital para enfrentar a imprevisibilidade do dia a dia.

 Precisamos  do discernimento e perceber, quanta beleza ainda existe para nós, partindo desse ponto, lutarmos contra tudo aquilo, que destrói a verdadeira alegria, pois o elemento constituinte do cristão é a alegria. A alegria é o sorriso é o grande exorcismo, na luta contra o poder das  trevas. 

O Espírito Santo que nos conhece, distribui seus dons e age em cada um de nós, preparando nossos caminhos; pois para Deus não existe tristeza, pois Ele é somente alegria. Peçamos sempre ao Espírito Santo de Deus: Senhor, dai-nos sempre o dom da alegria..! (Ne 8,10)

 Jesus não rompeu com a tradição cultural judaica, mas à transfigurou, transformando a água no vinho, para manter os corações aquecidos e a alegria dos convidados, na festa nupcial de Caná. Agora na festa Eucarística que celebramos, o mesmo Espirito Santo que fez o milagre do vinho em Caná, pela pessoa de Cristo, transforma (Transubstancia) o pão e o vinho que oferecemos no altar, no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

"Nas orações Eucaristicas o Sacerdote brada solenemente após a consagração: Tudo isso é mistério da fé..!  E nos respondemos: Toda vez que se come deste pão, toda vez que se bebe deste vinho, se recorda a paixão de Jesus e se fica esperando sua volta. ( Oração Eucarística V)

Jesus naquele tempo, isto é, pouco depois do seu batismo no Rio Jordão, se encontrava naquelas imediações tinha começado a pregar e fazer discípulos; também era convidado daquela festa. A mãe de Jesus também estava lá, com seus serviços prestativos, aos anfitriões noivos da casa.  

Sabemos pela narração do Evangelho, que depois de alguns dias, começou a faltar o vinho, a serenidade e a alegria daqueles esposos e de sua família, estavam ameaçadas por um grande perigo; aquilo que deveria constituir para eles a recordação mais linda de sua vida, talvez a única festa verdadeira, durante uma existência inteira de trabalhos e fadigas, estava para transformar num fato humilhante. 
                          
MAS TU, GUARDASTE O VINHO BOM ATÉ AGORA!
Lc 2,1-11
Um pouco de vinho era, talvez a coisa melhor que podia oferecer aos convidados; se faltasse, não restava outra coisa senão despedi-los, pois nada mais podiam oferecer-lhes. Maria que estava entre aqueles que ajudavam a família de esposos, percebe a situação, e disse a Jesus em tom aflito: “Eles já não têm mais vinho”.

 Jesus disse a sua mãe: “Mulher, porque dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. Jesus opôs um pouco de resistência, mas depois fez o milagre; da água soube tirar um novo vinho para continuar a festa. A presença do Senhor Jesus salvou a alegria dos esposos e permitiu que a festa continuasse.

 Vamos nos concentrar com muita atenção na leitura da Boa Noticia de hoje, no episódio das bodas de Caná. Qual é o motivo que a igreja escolheu este Evangelho para a Santa Missa desse Domingo. Na festa da Epifania Deus manifestou  o seu Filho, neste Domingo no episódio do milagre do vinho o Filho de Deus deu início aos sinais e manifestou a sua glória e seus discípulos creram nele.

Nosso Senhor inicia a sua vida pública em Caná da Galileia com o primeiro milagre da água transformada em vinho. O fruto de sua manifestação é a fé, Jesus...manifestou sua glória, seu poder e os seus discípulos “creram” nele. Trazendo para a nossa realidade espiritual, qual é a mensagem que podemos tirar desta linda reflexão da Boa Nova de hoje? Maria aponta para nós o caminho: “Fazei o que Ele vos disser”. 

 Acolhamos na fé os sinais da presença amorosa do Senhor, e estejamos atentos, como Maria, aos fatos do nosso dia a dia e aos da comunidade, que revela o amor do Senhor. O Espírito Santo que nos conhece e distribui, diversamente seus dons age, aqui e agora, em nós e por nós, preparando caminho de encontro esponsorial, cujo noivo é o próprio Jesus. Pois para Deus não existe amor sozinho, Jesus é o noivo da Igreja que somos todos nós! O Espírito e a Esposa dizem: "Fazei tudo o que Ele vos disser!" Amém!

 Jesus é o Senhor!


FONTES: TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" - EVANGELHO DE SÃO JOÃO 2,1-12 -HOMILÉTICOS: VERBO SE FAZ CARNE Pg 610-614 -- FOLHETO LITÚRGICO: DEUS CONOSCO dia a dia - EVANGELHO SÃO JOÃO 2,1-12  2º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 - Pg 68-70 - BÍBLIA DO PEREGRINO -- 







Nenhum comentário:

Postar um comentário