domingo, 17 de janeiro de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 1,1-4;4,14-21 - 3° DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "C" 2016 - "ANO DA MISERICÓRDIA" - COR VERDE Leituras:1ª Ne 8,2-4a.5-6.8-10; Sl 18; 2ª 1Cor 12,12-14.27 - Litúrgia: p/24/01/2016 -

PARA ANUNCIAR A BOA NOVA AOS POBRES!
1Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra. Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebestes.4,14 Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza.15 Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam.16 E veio a cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme o seu costume, entrou na sinagoga, no sábado, e levantou para fazer a leitura. 17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito:18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19 e para proclamar um ano da graça do Senhor”.20 Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.21 Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. (Lc 1,1-4;4,14-21)

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!



Queridos irmãozinhos Igreja do Senhor, o Evangelho deste Domingo é maravilhoso, Nosso Senhor Jesus Cristo, após a tentação no deserto, vai para a Galileia. Num dia de sábado Ele entrou na sinagoga de Nazaré e se manifestou publicamente, que era o Messias esperado; Ele, agiu sozinho, cheio do Espírito Santo. Ele ainda não havia chamado seus discípulo. 

Ele abriu o livro do profeta Isaías e leu a passagem: “O Espírito do Senhor está sobre mim, [...]". (Is 61,1-11) Jesus não abriu o livro a esmo, como se tirasse a sorte, para que Deus lhe falasse magicamente. Ao contrário, abriu e “achou a passagem” que colocava na estatura de profeta e de sacerdote, e Ele abriu sua boca santíssima e proclamou!

 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com unção para anunciar a boa nova aos pobres; enviou-me para proclamar aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”. (Is 61,1)

 Com autoridade Jesus leu a passagem, depois calmamente sentou-se, o povo tinham os olhos fixos Nele, esperando sair de sua boca santíssima, as palavras poderosas edificantes. Muitos mestres, letrados nas Sagradas Escrituras, ao longo dos séculos, haviam lido esta passagem, nas sinagogas e templos.

Liam e reliam o livro de Isaías, e o sentido sempre ficava o mesmo, isto é, a meio caminho, sem a revelação verdadeira. Agora um jovem carpinteiro de Nazaré, lhes falava que o Reino de Deus tinha chegado, que estava sendo cumprido a profecia de todos os profetas. O Messias tanto esperado, chegou..!

 Aquele dia, a palavra de Deus, que se fez carne, o seu “Eu”(O Verbo Transcendente) estava lendo de viva voz, a profecia de Isaías, e o pronuncia autenticamente, que a palavra de Deus estava sendo cumprida. Emanuel Deus conosco, tinha chegado..!

 Jesus disse: “Hoje em vossa presença, cumpriu-se esta escritura!” Sou Eu que vos falo..! ( Lc 4,21) Jesus não lê apenas um texto casual, da Escritura. Que maravilha! Jesus lê o seu próprio texto, que fala de si mesmo, é Ele que lhe dá sentido, é, Ele o sentido do Reino de Deus, é Ele  que completa tudo: "Tudo foi feito Nele e para Ele". ( Cl 1,15-20) Jesus Cristo é o Senhor! Aleluia..!

 Solenemente, declarou-se, o ungido de Deus no poder do Espírito Santo, e a sua unção e de sentido Messiânico. Jesus diz: “ Isaías está falando de mim,  “Sou eu” o Messias esperado, sou eu mesmo que vos falo com vocês! (Sl 2.7)  Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir..!

 Chegou à maturidade a promessa antiga de Deus; hoje, comigo, realiza-se aquele senhorio novo de Deus sobre a terra. Em outras palavras, repetia seu convite: "Convertei porque o Reino de Deus chegou!" ( Mt 3,2) 

Irmãozinhos..! Este Reino anunciado por Jesus, significa, o senhorio de Deus, um senhorio que não se expressa em dominação, e imposições de leis, mas na libertação de tudo aquilo que escraviza a alma, e nos faz perdemos, a paz e a alegria do Espírito.

 Para os pobres, o Reino de Deus é um "alegre anúncio," uma vez que num Reino de Deus, organizado desta forma, não vigoram aquelas leis ferrenhas, impiedosas de opressão. Posso estar no maior sofrimento desta vida, mas tenho a consolação, e a esperança da vida eterna:"O meu Redentor, o meu Cristo Vive..!" (Jó 19,25)
                                   
               
 No Reino de Deus, as relações são invertidas: Os últimos são os primeiros, e são os convidados de honra. A pergunta é: quem são os pobres a quem é anunciada esta alegre mensagem? Qual é a pobreza bem-aventurada? Talvez digamos num materialismo, com muita convicção: "É um estado social." 

Pelo simples fato de ser pobre, não possuir bens, de estar à mercê dos outros. Nestes tempos finais, são os oprimidos, os doentes, os miseráveis que passam fome, fome de justiça, os enjeitados, os banidos de suas pátrias por causa das guerras, os descriminados e abandonados, os drogados, emfim, marginalizados pela capitalismo insensível que se impõem, que ai está. 

Talvez digamos com a espiritualidade da misericórdia: "É um sofrimento!"- "É uma atitude de espírito", é um modo de ser pobre, que supõe a pobreza de fato, que não se identifica com a miséria extrema, mas aquela pobreza sem acréscimo, do texto de Lucas das bem aventuranças. (Lc 20)

 Ou a “pobreza  em espírito” das bem-aventuranças de Mateus, tomadas juntas. (Mt 5,3) Um verdadeiro cristão vai dizer consigo: "Mas como posso ser feliz com as bem-aventuranças, se meu próximo padece e tem fome?

 A pobreza evangélica não se podem entender em toda a sua complexidade a não ser considerando-a com dois olhares; os dois evangelistas evidenciaram um aspecto real da pobreza ouvido de Jesus; aspecto integral só é visto colocando junto as duas partes do conceito de pobreza: o de Lucas e o de Mateus. Uma pobreza só “de Espirito”! 

Viver esta situação de pobreza significa renunciar a competir com o mundo, tramar vinganças de marca política, comportar-se como vítimas; significa confiar em Deus e, sobretudo, continuar a amar e perdoar, como faziam os primeiros cristãos que foram marginalizados e perseguidos do que nós. 

A respeito dos quais encontramos escritos que “desculpavam a todos, não condenavam ninguém; davam liberdade a todos, não obrigavam a ninguém e rezavam por aqueles que os torturavam. ( In: Euzébio, Storia eccl. Vol. 1 e 2).

 Guardando o rolo do livro do profeta Isaías, naquele dia, Jesus disse: Hoje se cumpriu esta Escritura. Também nos fechamos o livro do Evangelho, do qual ouvimos estes ensinamentos. Vamos guardar as palavras de Nosso Senhor em nosso coração.

 Vamos por em pratica, as palavras do Senhor! "Palavra e ação", mas nem tudo pode acabar aqui; aliás, num certo sentido, tudo começa neste momento; se compreendermos essas coisas (que o Reino de Deus é para os pobres) , "sereis felizes, sob condição de as praticardes". (Jo 13,17)

 Hoje como cristão somos chamados a viver a fé em comunidade. Nela aprendemos a partilhar o que somos e temos. Na vida da comunidade, a Escritura se cumpre quando cada um de nós, procura colocar os dons recebidos, a serviço de todos, sem olhar a quem. ( 1Cor 12,4-11)

Jesus na sinagoga era um rosto comum, como tantos outros e hoje, ainda o seu rosto também é comum, porque é o rosto conhecido de tantos pobres, cativos, cegos e oprimidos.

 E nós mesmo que dizemos cristãos, com nossos “olhos fixos Nele,” muitas vezes não o enxergamos, porque tentamos vê-lo com lentes de proselitismo, e não com olhos humanos da compaixão. 

 Hoje o Senhor está falando conosco, que anunciemos o Evangelho  e salmodiemos com alegria: "Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida! (Sl 18) Amém!

Jesus é o Senhor!




FONTES: TEXTOS ELABORADOS DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA ; TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM – EVANGELHO DE SÃO LUCAS 1,1-4;4,14-21- "VERBO SE FAZ CARNE" Pg 615-618-- FOLHETO LITÚRGICO DEUS CONOSCO dia a dia: EVANGELHO SÃO LUCAS 1,1-4;14-21 - 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO “C” 2016 - ANO DA MISERICÓRDIA - "SE EU CANTAR POR MEU IRMÃO" Cd DO PADRE ZEZINHO SCJ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário