domingo, 31 de janeiro de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 5,1-11 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO LITÚRGICO "C" 2016 -- cor verde -- ANO DA MISERICÓRDIA -- Leituras: 1ª Is 6,1-2a. 3-8; Sl 137; 2ª 1Cor 15,3-8.11 -- Liturgia p/07/02/2016 - TEMA: LANÇAR AS REDES, CONFIANDO NA PALAVRA DO SENHOR!

      LANÇAR AS REDES, CONFIANDO NA PALAVRA!
               
Naquele tempo,1 Jesus estava na margem do lago Genesaré, e a multidão apertava-se para ouvir a palavra de Deus2 Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcados e lavavam as redes.3 Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava  as multidões.4 Quando acabou de falar, disse a Simão: Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca.5 Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.6 Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes não rompiam.7 Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.8 Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou pecador!”9 É que o espanto se apoderara de Simão e de seus companheiros, por causa da pesca que acabava de fazer.10 Tiago e João, filhos de Zebedeu, que era sócios de Simão também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”.11 Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

Palavra da salvação

Glória a vós, Senhor



                  
 O Evangelho deste Quinto Domingo Comum, é lindo, maravilhoso, abre-se com a descrição de uma cena simples e sugestiva: Jesus, sentado na barca de Simão Pedro, ensinando as multidões que se comprimem nas margens do lago, para ouvi-lo. 

É provável que Lucas, ao descrever esta cena, pensou no significado dela para a Igreja; o significado teológico  que vemos realizado agora, aqui entre nós: Estamos com efeito como uma grande multidão às margens do lago, para escutar Jesus Cristo que nos fala da “barca de Pedro”, isto é, do seio da Igreja. 

São dois mil anos de Igreja Católica, Ela foi fundada por nosso Senhor Jesus Cristo, na pessoa do Apóstolo Simão Pedro. Nosso Senhor disse: “Pedro tu és pedra e sobre esta pedra edifico a minha Igreja”. (Mt 16,18) O Papa Francisco é a continuação desta pedra fundamental;   Igreja Católica Apostólica Romana que vem através dos séculos, desde o primado de Pedro até nós.

 A pesca milagrosa tornou-se uma espécie de parábola da missão dos discípulos do Senhor. Daí em diante seriam pescadores de almas para o Reino de Deus. Eles deixaram tudo, barco, redes, trabalho para servir a um novo “patrão”: Jesus.

 O novo patrão e quem sabe onde e quando a rede deve ser lançada, e quem necessita de ser atraído para o Reino de Deus. A lida do mar da Galileia seria trocada pelo mar do mundo, onde se encontra a humanidade a ser apanhada pela rede do Evangelho.



15 Jesus disse: “Vão pelo mundo inteiro e anuncie a “Boa noticia” para toda a humanidade. 16 Quem acreditar e for batizado será salvo. Quem não acreditar será condenado”. (Mc 16,15-16) Esta troca de pescaria de peixes, por almas humana, os comportou uma verdadeira revolução na vida dos discípulos. 

Deixaram a tranquilidade da vida às margens do mar da Galileia, a estabilidade afetiva da família, os projetos pessoais, deixaram tudo para trás, agora são Missionários, deverão enfrentar o mar encapelado do mundo. Enfrentarão as tempestades e a possibilidade da pesca infrutífera, poderão morrer por causa do seu Mestre e seu Reino.

 Os barcos ficaram na praia, e foram em busca de novos horizontes levando a novidade do Reino de Deus, em águas mais profundas. Em pentecostes receberam a efusão do Espirito Santo, nada mais os pode segurar a não ser anunciar, que “Jesus Cristo é o Senhor!” (At 2,1-13) 

Já não era mais um salto no escuro, mas uma profunda confiança na pessoa de Jesus ressuscitado, que lançaram-se na aventura do amor, pelo serviço ao Reino. Hoje o Senhor também nos chama, não cessa de nos atrair a si; vem filhos meus vem..! 

O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que ele foi criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o Homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar. ( CIC. Cap. 1: Parag. 27 “O desejo de Deus”) 

Voltando novamente para o texto do Evangelho, o Evangelista Lucas mostra nos que o chamado de Jesus se realiza em “águas mais profundas” Aquele que nos chama exige uma resposta de nossa parte, uma resposta de fé, não só isso, faz necessário trabalhar a noite inteira, lançar cada vez mais as redes para pescar homens e mulheres, não ter medo de deixar tudo por causa da palavra do Reino.

 Igreja..! Não podemos ficar parados na margem, temos que mergulhar em nossas próprias profundezas, no nossos próprio coração avançar cada vez mais, sermos ousados, libertar de nossos medos interiores e seguir Jesus. Ao longo da história quantos homens e mulheres deixaram tudo por causa de Jesus. 

Que resposta vamos dar ao chamado de Deus, nossa vocação? Bom seria se respondêssemos como o Profeta Isaías: “Aqui estou! Envia-me! Apesar de nossas limitações, Ele quer contar com cada um de nós. Vamos deixar que o Espírito Santo nos transforme em instrumento de sua missão. 

A igreja de Cristo é uma grande barca, carregada de tesouros espirituais de salvação, que faz águas em direção ao Reino celeste, cujo capitão é o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo. O mar é Deus e o barco sou eu, que me leva pra frente impulsionado pelo Espírito Santo, ´é Deus. Amém!

Jesus é o Senhor!


FONTES: TEXTOS ELABORADOS: FOLHETOS LITÚRGICO -" O EVANGELHO DE CADA DIA Pg 189 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" ( P. JALDEMIR VITÓRIO Sj) -- DEUS CONOSCO dia a dia Pg 45 e 120 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 -- BÍBLIA PASTORAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário