domingo, 25 de outubro de 2015

EVANGELHO SÃO MATEUS 5,1-12 -- SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS -- ANO "B" -- Leituras: 1ª Ap 7,2-4.9-14; Sl 23; 2ª 1Jo 3,1-3 -- ANO DA PAZ - LITUGIA P/ 01/11/2015


                  SOMOS CHAMADOS À SANTIDADE!



  Naquele tempo,1 vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se,2 e Jesus começou a ensiná-los:
3 "Bem aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus. 
4Bem aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
6Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça porque serão saciados
7Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericordia.
8Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10Bem aventurados os que são perseguidos, por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
11Bem aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


Queridos irmãozinhos povo de Deus a liturgia deste Domingo é linda, maravilhosa. Jesus subiu o monte, como Moisés no Sinai. Na verdade, uma pequena colina próxima do mar da galileia; e desta colina, Nosso Senhor profere o mais famoso discurso, que os homens jamais tinham ouvido. 

 É o Evangelho das bem-aventuranças, ele resume o programa da doutrina de Jesus, o seguimento é por consequência, o caminho do discípulo do Senhor. São oito bem-aventuanças, não como mandamentos, mas sim como bençãos..!

Celebramos também a "Festa de todos os Santos." Não estamos celebrando, a festa de todos os santos reunidos juntos; mas algo mais profundo: o mistério, da comunhão dos santos. Este mistério da Igreja triunfante, rezamos na "Oração do Creio", o dogma de nossa fé: "Creio na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos..."

Todos os santos, isto é, os redimidos por Nosso Senhor Jesus Cristo, que viveram antes de nós, a partir da virgem Maria a mãe do Senhor, formam uma comunhão, uma unidade: são o corpo glorificado de Cristo, a Igreja triunfante dos bem-aventurados, que também estão em comunhão com a Igreja caminhante, que somos todos nós. 

Por uma profunda unidade, nós devemos nos sentir hoje próximos de todos os santos que, antes de nós, creram em tudo aquilo que nós cremos, esperam aquilo que esperamos, sofreram aquilo que sofremos; viveram e praticaram as bem-aventuranças. Jesus, ao encontrar todos aqueles que estão feridos, ou deitados à beira do caminho, os levanta e os exorta: Bem aventurados são vocês..!

A tradução hebraica de bem-aventurança é, "em marcha". É o mesmo  que dizer: caminha você, que passa por tribulações. Vá além das tuas lagrimas, alem do teu sofrimento, além de teu luto. Os santos e santas, foram pessoas que deram provas, desta capacidade, de ir além de si mesmos.

Na primeira leitura, São João nos introduz na Jerusalém celeste: ela é povoada por aqueles, que saíram da grande tribulação, lavaram e alvejaram suas vestes, no sangue do cordeiro e agora cantam o cântico da vitória e do louvor: A salvação - dizem - e a santidade que conseguimos, pertence ao nosso Deus e ao Cordeiro; não foi obra e mérito nosso, mas o seu dom; Ele somente é Santo, nós apenas "santificados". (Ap 7,14)




É uma multidão imensa, de todas as raças, de todos os povos e nações: é a Igreja dos que foram salvos que entraram na "alegria do seu Senhor" e vive agora "escondida com Cristo em Deus. ( Cl 3,3) Quanto desta visão de glória passamos à leitura do Evangelho, e descobrimos um clima muito diferente, é a da Igreja caminhante que sofre, e precisa de exortação e consolo.

 O Evangelho fala de bem -aventurados que vivem na pobreza, na aflição, que tem fome e sede, que são perseguidos por causa da justiça e que choram. A Igreja das bem-aventuranças é a Igreja peregrina; para essa o Senhor traça o caminho estreito que conduz à vida. (Mt 7,14) 

Na segunda leitura, porém, São João nos introduz numa verdade mais profunda e consoladora: algo que nos une, em vez de nos separar da condição dos bem-aventurados: "Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isso se manifestar, seremos a Deus, porquanto o veremos como ele é. (1Jo 3,2-3)

Irmãozinhos..! Nós já somos aquilo que um dia seremos: filhos de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo com seu sacrifício único, derramou o seu sangue precioso, pela nossa redenção, e, nos garantiu a vida eterna. O que é a salvação eterna..? São todos os salvos, que participarão da vida de Deus.

 Em Cristo, já estamos de posse do essencial; o Reino dos céus já começou para nós, graça àquela qualidade de filhos de Deus e coerdeiros de Cristo. Nisto estamos nós também, na comunhão dos santos. 

Por isso alegremo-nos, no nosso Deus, pois somos contados no meio da assembleia dos justos, para aquele dia maravilhoso e único, de nossa ressurreição. A redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo é capaz, de glorificar os que permanecem perseverantes, na vocação do amor.

Ai de nós, se  porém, se nós deixarmos levar pelo quietismo. Somos, sim, filhos de Deus pelo nosso batismo, mas não o somos estavel e irreversivelmente. Estamos ainda expostos ao perigo, de decair daquela condição, de impedir o crescimento da semente. Eis por que devemos procurar operar, a nossa salvação com temor e com tremor, fazer o bem enquanto temos tempo ( Fl 2,12; Gl 6,9 )

A maior diferença entre nós e os santos, está exatamente aqui: nós vivemos no tempo e temos tempo. E isso os santos, não tem mais. Se os santos pudessem invejar, eis do que eles teriam inveja em relção a nós: o tempo. O tempo para amar mais, para se purificar mais, para se tornar mais semelhantes ao cordeiro sem mancha. 

Por isso busquemos nossa conversão, mudemos de vida enquanto à tempo; pois ao fecharmos os olhos para esta vida, entraremos na eternidade, então acabou-se o tempo. Pois na vida eterna, ou morte eterna, tudo será presente, acabou-se o tempo! Irmãos..! Nós temos o tempo; mas não sabemos até quando.

 Olhando o exemplos dos santos, cabe a nós decidir o que queremos fazer: deixá-lo simplesmente passar ou utilizá-lo como o maior dos talentos. "Caminhai enquanto tende luz: esta Palavra de Jesus pode ser traduzida também da seguinte maneira: enquanto tendes tempo. ( Jo 12,35)


Por isso hoje elevemos nossas preces no cântico das oferendas: "A vida dos justos está nas mãos de Deus, nenhum tormento os atingirá. Aos olhos dos insensatos paracem morrer; mas eles estão em paz! Aleluia, alleluia!"  "É asim a geração dos que procuram o Senhor!" Sl 23 Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA: SOLENIDADE:DE TODOS OS SANTOS - ANO "B" Pg 854-856 --  HOMILIA DE CARPANEDO E GUIMARÃES:  DIA DO SENHOR -  "ANO "B" Pg 260 ANO "B"  FOLHETO LITURGICO : DEUS CONOSCO dia a dia - SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS ANO "B" 2015 -  Pg22-24 .




















 











Nenhum comentário:

Postar um comentário