domingo, 11 de outubro de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 10,35-45 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" 2015 - Leituras: Is 53,10-11;Sl 32; Sl 32 - DIA MUNDIAL DAS MISSÕES - Liturgia p/18/10/2015 -- ANO DA PAZ


              ELE VEIO DAR SUA PRÓPRIA VIDA! 
SENTAR A DIREITA OU A ESQUERDA É PARA AQUELES A QUEM O SENHOR DEUS RESERVOU! Mc 10,40
Naquele tempo,35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: "Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir."36 Ele perguntou: "O que quereis que eu vos faça?"37 Eles responderam:"Deixa-nos sentar um à tua direita e outro a tua esquerda, quando estiveres na tua glória!38 Jesus então lhes disse: "Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?39 Eles responderam: "Podemos". E ele lhes disse: " Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado.40 Mas não depende de mim conceder o lugar á minha direita ou a minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado.41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João.42 Jesus os chamou e disse: "Vos sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam.43 Mas, entre vós, não deve ser assim;44 quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos.45 Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.

Palavra da salvação
Glória a vós,Senhor!


VÓS NÃO SABEIS O QUE PEDIS. POR ACASO PODEIS BEBER O CÁLICE QUE EU VOU BEBER?
 Queridos irmãozinhos povo de Deus, a liturgia de hoje nos leva a reflexão: Pela terceira vez, Nosso Senhor anuncia aos discípulos o seu destino, mas os discípulos com suas mentes racionais, tem dificuldade de entender a missão do Messias.

 Jesus está a caminho de Jerusalém, onde vai ser entregue; pois compretou-se o tempo, para glorificar o Pai, a respeito à nossa salvação.

 O que os cristãos, vindo à igreja no Domingo, esperam da palavra de Deus é que ela lhes diga, algo de concreto, sobre a sua vida cotidiana e seus problemas; sobre o que fazer e como se comportar neste, ou noutro caso da vida..?

 As leituras, aquilo que chamamos leitura moral da Escritura e da qual tivemos esplêndidos exemplos, alguns Domingos atrás, a próposito do problema do divorcio do coração, do escândalo e da atitude para com os bens terrenos. Aqui a palavra de Deus revela a verdade do homem..!

 Há Domingos em que toda a palavra de Deus está endereçada para esta finalidade, para fazer-nos crescer na fé, ou como diz São Paulo, para fazer-nos crescer no conhecimento de Cristo. ( Fl 3,8 )

Jesus disse nos: que a cruz faz parte do nosso caminho, pois, em um mundo onde predominam o egoismo e a ganância; o amor e o serviço só podem existir crucificados.

 Os crucificados são todos os de coração simples, os que creem no Reino; aqueles que seguem as pegadas do Cristo..!  Os discípulos estão caminhando com Jesus; Ele ensina-os, mas eles não entendem a pedagogia, da missão salvífica do Cristo. 

Pensam racionalmente, só na expectativa do apogeu, imaginam as vantagens que poderão ter, quando o Mestre tomar o poder, sobre os opressores romanos. 

 Os discípulos pensam materialistamente, enganam-se, quanto o apogeu do Cristo. Eles não tem ideiam que será uma coroa de espinhos, uma cruz onde Jesus, será crucificado..!

 "O pedido feito pelos Apóstolos para que sentassem ao lado de Jesus glorificado é sumariamente recusado. O relato de Marcos, supõe nos irmãos Tiago e João, uma concepção politica do messianismo.

 Um dia Jesus triunfará e ocupará o trono da glória. Eles, a quem Jesus os tratava como favoritos, querem assegurarem para si os dois primeiros postos de mando e honra."

 "Outros comentaristas cristãos, de visão mais voltada para a espiritualidade, interpretam como os dois melhores lugares, no banquete celeste.

 Do banquete passa-se a taça, que não é a do banquete, mas a taça do martirio, no seguimento após o martírio de Jesus Cristo crucificado." 




"Para isso os Apostolos, estão dispostos a enfrentar as lutas e os sofrimentos com seu Mestre. Os discípulos não entenderam o elementar do terceiro anuncio da paixão do Senhor..!

 "O destino do Cristo é esgotar o cálice da ira; ( Jr 25,15-29; Is 51,17) é submergir-se na torrente da paixão. ( Sl 42,8; 69,2.16; Sl 124,4 ) Um dia, quando tiverem comprendido, os dois irmãos compartilharão sua sorte, até o martirio." ( Tiago, At 12,1-2) 

 "Isso não garante os primeiros lugares no reino transcendente. Somente Deus reserva os lugares e os reserva como quer. Mas ainda, ambicionar os primeiros lugares exclui deles. 

"Porque a comunidade do Messias rege-se por principios opostos no mundo. Nela, a ambição será substituida pelo espírito de serviço, se for preciso dar a vida pela fé no Cristo Jesus. 

Não é que o serviço seja meio, para conseguir o primeiro lugar, mas que no serviço reside a dignidade."

 "Em vez de ambição: "o serviço, o seguimento e a identidade de seguidor de Cristo: beber o seu cálice, é ser batizado com seu batismo." Todos os Apóstolos testemunharam sua fé, morreram martirizados por causa da fé,  em Jesus Cristo."

A primeira leitura de Isaías e o Evangelho, confronta a realização da profecia do "servo sofredor de Javé e Jesus de Nazaré". Revela-se a verdadeira identidade de Cristo, e toma forma o anúncio fundamental cristão. 

 Jesus de Nazaré é a promessa do Pai, o Messias, o servo sofredor que, em seu mistério pascal de obediência, nos redimiu de todos nossos pecados. "Jesus Cristo é o Deus que nos salva..!"

 Para que Deus Pai, realizasse nossa salvação, precisava-mos de um salvador, que fosse um "Deus Homem." Jesus é o Deus Homem encarnado pelo poder do Espírito Santo sem pecado, no seio da virgem Maria, o nosso salvador!




Aquele que tomou sobre si todos os nossos pecados; e graças as sua chagas somos salvos e curados. ( Is 53, 1-10 )

"O Senhor quis macerá-lo com sofrimentos. oferecendo sua vida em expiação, Ele terá descendência duradoura e fará cumprir com êxito a vontade do Senhor!" (Is 53,10)

"Jesus é o único inocente", nós pecadores não temos o direito de dizer que somos inocentes, quanto o nosso pecado, e não merecemos os sofrimentos.

 Deus tem nos amado desde toda a etenidade, foi por causa do seu imenso amor por nós, que o Pai enviou seu Filho único para nos salvar da morte eterna. (Jr 31,3)

Deus está sempre conosco, as vezes por um momento Ele nos deixa, mas depois nos assume de novo! Deus é amor, não desiste nunca de nós!

Os textos deste Domingo nos levam a refletir sobre a dimensão do sofrimento do justo, nestes tempos de guerras, confritos e  as imigração dos povos do Oriente Médio, para a Europa em busca da paz.

 Perseguição religiosa contra os cristãos, terrorismo e intolerâncias, os mais fracos são os que se tornam, as vitimas primeiras da ânsia desmedida do egoismo do poder.  

Infeliz a humanidade que só se aprendem com dores, com suas próprias vítimas. O Senhor ama os que são vitimados, não porque ama o derramamento de sangue.

 Mas porque são os que fazem, como profetas, os cegos verem, os mudos falarem e os surdos ouvirem. Ser grande no reino, significa ser o ultimo e o servo de todos, como Nosso Senhor nos ensina com exemplos.

 Hoje celebramos o Dia Mundial das Missões e da infância missionária, propomo-nos a anunciar o Evangelho da vida numa atitude de despojamento e simplicidade, dando testemunho de uma nova maneira de viver o projeto de Deus!

 Igreja..! Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus Cristo, o Filho de Deus. por isso, permaneçamos firme na fé que professamos.  ( Hb 4,14) Salmodiemos com alegria: "Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, pois, em vós, nós esperamos!" (Sl 32) Amém!

Jesus é o Senhor!


TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA: 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM, Mt 10,35-45 ANO "B" COM O TEMA: "O CONHECIMENTO DE CRISTO" SUA OBRA "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 454-457; FOLHETO LITURGICO  DEUS CONOSCO dia a dia  29º DOMINGO DO TEMPO COMUM Mc 10, 35-45 - ANO "B" TEMA: "ELE VEIO DAR SUA PRÓPRIA VIDA!" Pg 81-83, COMENTÁRIO DA Pg 122. BÍBLIA SAGRADA  DO PEREGRINO Mc 10, 35-45 CONTEXTO DO EVANGELHO.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário