domingo, 4 de outubro de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 10,17-30 - 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "B" Leituras: Sb 7,7-11; Sl 89; Hb 4,12-13 - ANO DA PAZ -- COR VERDE - LITURGIA: P/11/10/ 2015

                               O ESPÍRITO DE SABEDORIA !                                                                    
                                                                                                                                                           
POR QUE ME CHAMAS DE BOM? SÓ DEUS É BOM E MAIS NINGUÉM ! Mc 10,18
Naquele tempo,17 quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou:"Bom mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?"18 Jesus disse:"Por que me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém.19 Tu conheces os mandamentos:"Não matarás, não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho ;não prejudicarás ninguém; hora teu pai e tua mãe".20 Ele respondeu: "Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude".21 Jesus olhou para ele com amor, e disse: "Só uma coisa te falta; vai e vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!" 22 Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23 Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: "Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!"24 Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: "Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!25 É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha de que um rico entrar no Reino de Deus!"26 Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: "Então, quem pode ser salvo?"27 Jesus olhou para eles e disse: "Para os homens isso é impossível mas não para Deus. Para deus tudo é possível." 28 Pedro então começou a dizer-lhe: "Eis que nós deixamos tudo e te seguimos."29 Respondeu Jesus: "Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mães, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho,30 receberá cem vezes mais agora, durante esta vida - Casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições - e no mundo futuro, a vida eterna.

Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!



Queridos irmãos povo de Deus..! Nosso Senhor está caminhando para Jerusalém e continua com seus ensinamentos sobre o que significa ser discípulo ou discípula. Desta vez um jovem riquíssimo, vai até Jesus para saber, o que deve fazer para ser discípulo e ter a vida eterna. Nosso Senhor está ensinando que o seguimento do discipulado é cruz neste mundo, e ressurreição de vida eterna..!

Das leituras que ouvimos hoje, vem a tona a clara intenção da liturgia, e também falarmos da sabedoria. O autor sagrado cheio do Espírito diz: "Supliquei e o Espírito da sabedoria veio a mim!" ( Sb 7,7 ) Hoje na nossa reflexão, podemos fazer a pergunta e confirmar nossa fé:  Quem é o Espírito da sabedoria, a não ser o próprio Deus, o Espírito Santo..?

O autor sagrado do livro da sabedoria, fala-nos do discernimento espiritual da prudência:"Orei, e supliquei ao Espírito Santo e veio a mim, o discernimento da prudência". Deus disse a ele: pede-me o que quiseres, que eu te darei. Então Ele desejou e pediu ao Senhor: a sabedoria, em lugar as riquezas ou o  poder. ( Sb 7,7 ) 

 8"Preferi a sabedoria aos cetros e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; 9 a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e, diante dela, a prata será como lama.10 Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga.11 Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos." ( Sb 7,7-11 )



Aprendamos com o Rei Salomão, que tudo trocou pela sabedoria, para governar seu povo e discernir entre o bem e o mal. O Senhor disse ao jovem Salomão:13" Por teres pedido isso, e não teres pedido vida longa, nem teres pedido riquezas, eu te darei uma mente sábia e prudente, como não houve antes de ti. E te darei também o que não pedistes: riquezas e famas maiores que as de qualquer rei." ( 1 Rs 3,13 )

Os textos sagrados deste Domingo, nos leva a enfrentar a teologia enganosa, da moda da prosperidade, mas uma prosperidade, feita de riquezas materiais, posses e acumulações, só para esta vida. Pregam o  evangelho da prosperidade, das riquezas insaciaveis, convencem as almas simples, a terem aversão a cruz de Cristo.

Na tentação do deserto, satanás ofereceu todas as riquezas e o poder do mundo, ao Senhor Jesus. o diabo disse ao Senhor: "Se me adorares te darei tudo isso; mas Jesus não aceitou e disse: "Também foi dito: Não porás à prova o Senhor teu Deus!" ( Lc 4,1-13 ) ( Não tentarás o Senhor teu Deus Mt 4,7 )

O Evangelho (O episódio do jovem rico) aparentemente o jovem, não parece estar nesta linha; nesta realidade do discernimento da sabedoria do alto. A pessoa que procura Jesus, faz uma consulta em termos tradicionais: "Bom Mestre o que devo fazer para que eu tenha a salvação eterna..? ( Mc 10,17 )

O jovem rico, que foi ter com Jesus disse-lhe, que conhece e prática todos os mandamentos. Mas tem uma insegurança íntima, e é, a mesma que nos acompanha muitas vezes, no cotidiano de cada dia, e das noites escuras dos nossos sofrimentos. "Será que terei a vida eterna... Irei para o céu..? Estou no caminho certo seguindo o Cristo..?

 É o momento do discernimento da fé, de se apegar ao Espírito Santo, diante das provações e sofrimentos. O Evangelho diz que Nosso Senhor, olhou para aquele homem com amor, e seu coração se compadeceu dele, e disse: "Porque me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém!" (Mc 10,18) 

É assim que Deus nos olha, com seu coração cheio de misericórdia, através das chagas de seu Filho Jesus! Deus é amor..! "Deus tem nos amado desde toda a eternidade, mesmo antes da constituição do mundo, já pensava em cada um de nós." (Jr 31,3) 

Jesus olhando nos olhos, daquele jovem rico, conhece o seu íntimo e vê como é reto e justo, e se apieda do seu coração inquieto. Nosso Senhor conhece sua divisão interior: sua alma que se apega as coisas terrenas e não quer renunciar a elas, enquanto seu espirito está decidido.

 O Senhor lhe faz um convite pessoal, com muito amor, convidando-o a ser seu discípulo. Nosso Senhor lhe disse: Se tens observado todos os mandamentos, então "só te falta uma coisa: Vende tudo o que tens e dá aos pobres e terá um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!"(Mc 10,21)

 O Evangelho nos diz que o jovem foi embora intrestecido, porque era muito rico; tinha apego ao seus bens, ele não tinha a sabedoria espiritual, o desapego das riquezas deste mundo, de trocar os bens terrenos, pelos bens do Reino dos céus.

 Essa coisa é, o abandonar tudo aquilo que, ao mesmo tempo, nos tranquiliza nos aprisiona, pois nos falta conhecer o impulso do risco, e da alegria da partilha. É por isso que o Senhor disse: "Como é difícil um rico entrar no Reino de Deus."

O olhar de Jesus, é o olhar que tantas vezes procuramos evitar, que coloca a nu nossa pobreza, mas indica o caminho de como preencher este vazio de amor: sermos nos mesmo o próprio amor feito doação e risco. 

Hoje olhando para a mensagem do Evangelho acolhamos em nossos corações, que Deus é refugio, de geração em geração, e é, amor! Quem ama a sabedoria divina encontra a paz e ela será sua luz, pois seu brilho jamais se apaga. Nosso Senhor também disse para nós pecadores que buscamos a salvação eterna: "Para Deus nada é impossível..!"

 O desapego, a caridade, o respeito à vida são virtudes que agradam o bom Deus e nós da esperanças de vida eterna. Jesus é a nossa confiança, pelo seu coração misericordioso entraremos na vida eterna. "Cantemos e exultemos: "Saciai-nós, o Senhor, com vosso amor, e exultemos de alegria!" ( Sl 89) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DOS FOLHETOS LITÚRGICO:"DEUS CONOSCO dia a dia" 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM -- Mc 10,17-30 -- ANO "B"-- Tema: "SEGUIMENTO É AMOR INCONDICIONAL" -- Pg 55-57 e 120-121--  BÍBLIA SAGRADA traduçâo da CNBB .


                                                       
COMO É DIFÍCIL PARA OS RICOS ENTRAR NO REINO DE DEUS! M c 10,23









PARA DEUS TUDO É POSSÍVEL ! Mc 10,27






 





































Nenhum comentário:

Postar um comentário