domingo, 18 de outubro de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 10,46-52 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" 2015 - Leituras: Jr 31,7-9; Sl 125; Hb 5 ,1-6 Litúrgia p/ 25/10/2015 ; Ano da paz - DIA NACIONAL DA JUVENTUDE .

                    JESUS FILHO DE DAVI TEM PIEDADE DE MIM!                                         

         
Naquele tempo,46 Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado a beira do caminho.47 Quando ouviu dizer que Jesus o Nazareno, estava passando comessou a gritar: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!"48 Muitos o repreendia para que calasse. Mas ele gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem piedade de mim!"49 Então Jesus parou e disse: "Chamai-o." Eles o chamaram e disseram: "Coragem. levanta-te. Jesus te chama!"50 O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.51 Então Jesus lhe perguntou: "O que queres que eu ta faça?" o cego respondeu: "Mestre que eu veja!"52 Jesus disse: "Vai tua fé te curou." No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


                                            


Queridos irmãos povo de Deus, neste 30º Domingo do Tempo Comum, a santa liturgia, nos faz refletir, o Evangelho de São Marcos: "a cura do cego de Jericó". Jericó cidade das palmeiras, o último milagre de Jesus; encerrando assim a caminhada de Jesus para Jerusalém, onde Ele dará sua vida, será morto e ressuscitará.

 Marcos escreveu este texto da "Boa Nova," para os cristãos romanos convertidos, que vieram do paganismo, lá pelos anos setenta da era cristã em Roma, um tempo em que os cristãos, estavam sendo perseguidos de morte, pelo imperador Nero. (Gregos  romanos)

 O episódio da cura do cego de Jericó, é de grande importância, do ponto de vista catequético, preparar os catecúmenos das comunidades romanas primitivas: "o batismo, o encontro pessoal com o Cristo"; serem seguidores do caminho:"Jesus caminho, verdade e vida." (Jo 14,6)

  A cura do cego de Jericó, é como um sinal, um espelho, no qual as comunidades se viam; uma luz de esperança. Marcos narra a última cena do percurso percorrido, por Nosso Senhor a caminho de Jerusalém. Tudo começou na Galileia, não foi fácil os três anos de vida pública do Senhor, pregando e revelando os mistérios do Reino de Deus.

 Os discípulos, que estão caminhando com Jesus, eles tem ideias muito racionais e projetos próprios, ( políticos) recusam entender e aceitar o caminho malgrado, que o mestre diz que tem que passar, o sacrifício, o sofrimento  a morte eminente, que o espera em Sião.

Naquele tempo, os cegos faziam parte dos excluídos, da sociedade palestina. Para os judeus as deficiências físicas humanas, eram consideradas pelas leis judaicas, um peso para as comunidades; aplicavam uma doutrina de preceitos hipócrita, uma teologia como resultado de maldição e pecado. Deus castigava de acordo com o pecado da época. (Jo 9,1-3) 

Pela condição de impureza notória, os cegos eram a escória da sociedade, impedidos de servir de testemunhas no tribunal, ou participar de cerimônias religiosas. Mas Jesus veio quebrar este tabu, por isso o Senhor andava entre os excluídos, os doentes, os pobres, e os margina-lizados.
                                              


  Marcos coloca na cena um cego, com o nome de Bartimeu, filho de Timeu. O cego é figura simbólica das comunidades que precisam da luz libertadora do ressuscitado. O cego do Evangelho deste tempo, sou eu, somos todos nós, que muitas vezes estamos sentados, a beira da estrada acomodados com nossas meismisses, acostumados com nossos pecados  sociais. 

Nestes tempos finais, existem muitos cegos espirituais, que precisam da luz da palavra de Deus, precisam  de fé e esperanças por isso querem ver Jesus ressuscitado. Mas existem outros que dizem não precisar do Cristo só querem o poder, se for preciso serão pedras de tropeço, para  os Bartimeus da vida, para que não encontrem, o caminho do Reino.

Estar sentado a beira do caminho significa, estar acomodado no conformismo. É, estar privado da luz da liberdade, conformados com a triste situação, sabendo que é impossível sair dela. Quantos irmãos nossos, que estão nestas tristes situações, até mesmo uma situação de pecado sem forças para sair dele. (O vicio do jogo, a prostituição, o tráfico humano, as drogas são a cegueiras deste seculo)

 O cego Bartimeu pedindo esmolas, significa a situação de escravidão de pecado, que só a luz do Senhor Jesus, pode libertar. A presença libertadora de Jesus desinstala o conformismo da dependência da escravidão, levanta o otimismo da comunidade cega, que não encherga os valores positivos da vida, joga a capa velha fora, salta para fora, para uma vida nova. Jesus é a luz, caminho a verdade e a vida..!

Por isso que o cego Bartimeu grita:"Jesus Filho de Davi tem misericórdia de mim!" O título de Davi é um título Messiânico. O Bartimeu vê em Jesus, o Messias libertador, que segundo as profecias e a mentalidade judaica, havia de vir libertar o povo da opressão.  A comunidade cega, agora no poder do Espírito Santo que move, vê no Cristo a luz que liberta.

Marcos nos diz, que o cego Bartimeu gritava, pelo nome de Jesus; mas havia no meio dos disípulos, outros que seguiam o Senhor com mentalidades opostas; e corrigia o cego, para que ele não invocasse o nome de Jesus. Mas quanto mais o proibia, mais ele gritava pelo nome do Senhor! "Jesus filho de Davi, tem piedade de mim!"


Os que tem aversão pelo Cristo, são aqueles cristãos tíbios, que estão de bem com a vida, tiram vantagens dela, numa vida boa. Eles escandalizaram  da oração do cego Timeu, comessaram a reprende-lo, pedindo que se calasse. Quando alguém tem um encontro, uma oportunidade com o Cristo, sempre tem aqueles que são os anti- evangelho, que colocam obstáculos de trevas, a quem quer seguir o caminho do Reino. 

A mensagem do Evangelho de hoje, nos mostra uma inversão, os que aderem ao Cristo e sua proposta libertadora, passam a serem luz, e verem a luz; e aqueles que agem para que Jesus não seja luz e Senhor, são os que estão nas trevas, são os cegos sem a luz.

No entanto a oposição, não conseguiram desarmar o cego, mas o leva a gritar mais forte ainda:"Jesus Filho de Davi tem misericórdia de mim!" Nosso Senhor pediu aos discípulos que trouxessem o cego a sua presença.

 Os mediadores de Jesus acolhe o cego dizendo: "Coragem, levanta-te que Jesus te chama..!" Os mediadores de hoje, são cada um de nós, que somos chamados pela palavra, a sermos missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo. A palavra foi bem aceita, no coração do povo de Deus, e Ela  tornou-se promessa de libertação! Jesus é a palavra libertadora, que nos liberta de todo mal..!

 Hoje o Senhor está nos dizendo: Filho..! O que queres o que te faça? Levanta a cabeça, deixe esta vida de miséria, de pecado, de escravidão, de dependência, porque eu te chamo a ser meu discípulo e caminhar comigo. Eu sou o Deus que salva, que cura e liberta..! Faça como o cego Timeu: joga a capa fora,  dá um salto e vem comigo..!

 A capa era tudo o que Timeu tinha, de opressão e miséria humana. Agora libertado das trevas, ele quer vida nova no seguimento do caminho. Jogar a capa fora é sinônimo de libertação, para seguir  o novo caminho:  Jesus perguntou: Que posso fazer por você? E o cego responde - Mestre que eu veja..! Jesus lhe disse: Vai tua fé te salvou..! Na mesma, hora ele recuperou a vista e passou a seguir, o caminho de Jesus.

A fé daquele homem, embora imperfeita, é um orgão mais penetrante: Não tendo olhos, vê; foi por meio dela que recebeu de Jesus o dom da visão recobrada. Nela se cumpre-se as profecias: "Verão a glória do Senhor...abrir-se-ão os olhos dos cegos. ( Is 35,5;42,7.18) A promessa da palavra se cumpriu quando Jesus foi reconhecido como Filho de Deus, pelo cego Bartimeu, a beira do caminho.

O seu grito na comunidade é uma confissão messiânica, Jesus é um descendente legitimo de Davi, anunciado e esperado. Cada um de nós, a exemplo do cego Bartimeu, somos chamados a abrir, nossos olhos, e enchergar de novo, e rompermos com a sociedade que marginaliza os pequenos do caminho de Deus.

 Encerrando o mês missionário, somos também repreendidos pelo amor de Deus, para continuarmos anunciando a vida que venceu a morte: "Jesus crucificado e ressuscitado"..! Inspirados na palavra de Deus anunciada; com fé e coragem, levantemo-nos para seguir Jesus, como verdadeiros discípulos. Amém!


Jesus é o Senhor!



TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE BORTOLINE 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "B" SUA OBRA: "ROTEIROS HOMILÉTICOS." Pg 471-474- TEMA: FAMÍLIA DE DEUS E DISCÍPULOS DO MESTRE. -- PORTAL DOS DEHONIANOS - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" -- FOLHETO LITURGICO: "DEUS CONOSCO dia a dia" 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO"B" 2015 -- Pg 101 --103  -




               

                                        




Nenhum comentário:

Postar um comentário