domingo, 4 de outubro de 2015

EVANGELHO SÃO LUCAS 1,39-45 4º DOMINGO DO ADVENTO -- Cor roxa -- Leituras: 1ª Mq 5,1-4a ; Sl 79 ; 2ª Hb 10,5-10 - Liurtugia P/20/12/2015


                                                   O MAGNIFICAT!
MARIA É A ONIPOTÊNCIA SUPLICANTE


Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo apressadamente, a uma cidade da judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando a criança ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre, Bem aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu."

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!

Queridos irmãozinhos povo de Deus, chegamos finalmente no 4º Domingo do Advento. Nestes dias que antecedem o Natal, o Pai nos propõe seu projeto de salvação, que visa a nossa felicidade.

São Lucas narra magistralmente, o encontro de Maria e sua prima Isabel. Maria embora gravida do filho de Deus, não permaneceu na mesmisse dos afazeres cotianos, mas se põe a caminho das montanhas da Judeia para prestar serviços caseiros a sua parenta, que também está gravida do menino João Batista.

 João Batista o último dos profetas, menino no seio de sua mãe, vibra e pula de alegria, ao ouvir a voz da mãe do Senhor; que cheia do Espírito Santo, tráz em seu seio o "Verbo de Deus". O encontro de Maria e Isabel é maravilhoso, mostra-nos o caminho de Deus, para com os mais necessitados, e a alegria da humanidade em receber tão grande presente: Jesus Cristo o nosso Salvador!

São Lucas fez questão, de escrever para os cristãos da Igreja primitiva de seu tempo, narrando o encontro de Maria com sua prima Isabel, colocando nos labios da virgem, o Canto do Magnificat, um grande louvor a Deus.

Eis por que, logo que Maria abre a boca, para dar vazão a seus pensamentos e a seus sentimentos, aquilo que sai de sua boca é uma pérola do Evangelho vivo: O magnificat é um Evangelho em miniatura, aí ressoam todas as bem-aventuranças, especialmente aquelas dos pobres de espírito.

Neste tempo do Advento, a liturgia, nos fala e ensina, por meio de três grandes guias: "Isaías, João Batista e Maria; o profeta, o precursor e a mãe. Hoje  e a vez de Maria a mãe do Senhor; ela ajuda a intensificar, e a encontrar nossa espera. Quem é a nossa espera..? A nossa espera è Nosso Senhor Jesus Cristo, Menino que nasceu da virgem em Belém.

Nos três domingos passado, os Evangelhos Dominicais, contemplamos o Salvador, mas visto-o, de longe: contemplamos com olhos espirituais da fé, na palavra o olhar do profeta Isaías, que via-o descer como orvalho dos céus, ora, com o olhar do Batista, que o esperava no deserto. 

Hoje somos convidados, a fixar um ponto bem preciso, ou melhor, uma pessoa especial Maria. "Aquele que deve vir." Já chegou; o mistério escondido desde os seculos dos em Deus. ( Ef 3,9) Maria traz em seu ventre o fruto divino, da obra do Espírito Santo.

Irmãozinhos..! Ninguém como Maria neste mundo, conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem. Na sua vida tudo foi plasmado pela presença da "Misericordia Divina," feita carne com sua carne.

Ela a escolhida entre todas as mulheres, a preparada desde sempre, pelo amor do Pai, para ser a "Mãe de Deus; ela é a Nova Arca da Aliança," entre Deus e os homens. É o Deus da Misericórdia que veio ao encontro do Homem por meio de Maria, para resgatar em seu amor e devolver a dignidade, principalmente dos mais pobres e oprimidos. 

Se o Advento, significa espera de Cristo, Maria é a espera em pessoa; a espera teve para ela o sentido realista e delicado, que esta palavra tem para cada mulher gestante, que espera o nascimento de uma criança. Para nós também Igreja, o Advento e a espera que vamos gestando e concebendo espiritualmente, no poder do Espírito Santo, tão grande visitante celeste na mangedora, e no nosso coração..! Vem Senhor Jesus!

É assim que devemos imaginar a mãe do Senhor, na eminência do Natal: com aquele olhar amável, dirigindo mais para dentro do seu seio materno, do que para fora de si; que se nota numa mulher que carrega no seu seio uma criatura e parece que já à, contempla e com ela se dialoga. Maria meditava as palavras do anjo na anunciação: " Alegra te, favorecida, "o Senhor está contigo". ( 'Immanu'el - Deus conosco-) (Lc 1,28) 

Maria manteve com seu filho, uma comunhão interrupta de amor; como uma pessoa que recebeu a Eucaristia. Jesus a vinha evangelizando de dentro do seu seio com sua graça.  Crescia o Evangelho, já estava todo nela; Maria é a Mãe do Evangelho, porque nela estava a palavra mesma, única e pessoal.

 "O verbo de Deus crescia como ser Homem. Crescia no seu seio de mãe e como Deus se ia imprimindo por fé em sinal alma. Santo Agostinho dizia: "Maria concebeu antes com a mente, do que com seu corpo virginal."

Concluamos nossa refrexão, poderiamos ficar na Mariológia por tempo indefinidos de contemplação, tal a grandeza deste mistério: "à Encarnação..!" Maria é o caminho real, pelo qual o Rei do Universo veio a nós. Muita gente negam essa verdade e tem aversão a Mãe do Senhor. Mas foi Deus que quis assim, Ele, quis precisar da nossa própia humanidade para nos salvar da morte eterna. 

Bem aventurada é ela que acreditou [...]. "Mas bem aventurados vós que tendes ouvido e acreditado; porque toda a alma que crê concebe e gera o verbo de Deus." ( Santo Agostinho) Onde Maria chega vem a paz, a armonia, pois traz escondido seu Filho Jesus, que é caminho verdade, luz que ilumina, neste 4º Domingo do Advento.

Agora mesmo, na Eucaristia, nos vamos ao encontro de Jesus, por meio daquela, pela qual Ele veio até nós. O corpo de Cristo que vamos receber é o "verdadeiro corpo nascido da virgem Maria". "Haja em cada um de nós a alma de Maria para engrandecer a Deus; esteja em cada um o espírito de Maria para exultar em Deus, como no Magnificat." ( Santo Ambrósio, In: Luc. Ll,26) Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES: TEXTOS ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA: EVANGELHO SÃO LUCAS 1,39-45 - TEMA: "MARIA E O ADVENTO - O MAGNIFICAT" - SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE: Pg 497-500. FOLHETO LITÚRGICO: "DEUS CONOSCO dia a dia" EVANGELHO SÃO LUCAS 1,39-45 ANO  LITÚRGICO "C" 2016 . Pg 73-75.  


                               
UM FELIZ NATAL A TODOS OS MEUS LEITORES!


Nenhum comentário:

Postar um comentário