domingo, 2 de agosto de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 6,41-51 19º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" -- Leituras: 1 RS 19,4-8; Sl 33, Ef 4,30-5,2 -- Liturgia p/09/08/2015 -- ANO DA PAZ -- SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA .

         EU SOU O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU!



Naquele tempo, 41 os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: "Eu sou o pão que desceu do céu." 42 Eles comentavam: "Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como pode então dizer que desceu do céu?" 43 Jesus respondeu: "Não murmureis entre vós. 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. Eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos profetas: Todos serão discípulos de Deus. Ora todo aquele que escutou o Pai, e por Ele foi instruído, vem a mim. 46 Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem junto de Deus viu o Pai.47 Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48 Eu sou o pão da vida. 49 Os vossos pais comeram o maná no deserto e, entanto, morreram. 50 Eis aqui o pão que desce do céu: Quem dele comer, nunca morrerá. 51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que darei é a minha carne dada para a vida do mundo."

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!

                             
 Queridos irmãozinhos povo de Deus..! A liturgia deste Domingo é maravilhosa, estamos continuando a leitura do Evangelho de São João, ( Capitulo 6,41-51 neste 19º Domingo do Tempo Comum) com o discurso de Nosso Senhor Jesus Cristo, na sinagoga de Cafarnaum.

 Jesus é persistente, não desiste da sua doutrina, à Eucaristia. O ensinamento de Jesus, desenrola-se através de dois  elementos, sempre unidos entre eles: "minha carne" - "meu sangue"; "se não comerdes" - "se não beberdes." Até agora, definimos a considerar quase literalmente "o sinal do pão" e o de comer.

 O diálogo sobre o pão da vida associado à Eucaristia, nos revela a natureza divina de Jesus, cuja ação redentora recupera a vocação humana na ordem da graça. São João quer inculcar uma verdade em todos nós cristãos, que Jesus é o Filho de Deus que se entregou em favor da humanidade. ( Jo 6,50-51 )

 Comer de sua carne, na perspetiva da fé, significa viver nossa condição humana, à semelhança do "Homem perfeito."Jesus ressuscitado é o protótipo do Homem Novo, para a humanidade que tem desejos,  do Reino dos céus, embora muitos ouvem a voz do anti-cristo, rejeitem nestes tempos finais o Reino de Deus.

 A Eucaristia é a fonte e o ápice da vida do cristão; a ela esta ordenada todos os demais sacramentos, e sacramentais. Ela é a fonte, porque dela brota toda a nossa experiência amorosa de Jesus, que se fez pão, para saciar-nos e dar forças para enfrentarmos as lutas da vida. 

 É o ponto culminante, porque pela Eucaristia somos chamados à esperança de superação de todo o mal, na expectativa do Reino de Deus. Jesus é o pão da vida, é o alimento saudável  e indis-pensável em nossa vida de fé. Assim cremos..! E quem Nele crê não morre jamais. ( Jo 11,25 )

 Hoje pelo sinal da fé, partamos do sinal do vinho e da realidade do sangue Eucarístico de Jesus. ( A palavra "Eucaristia" são duas junções gregas "Eu e Cháris" - Ação de graças ) Essas duas certezas, nos lembram a dimensão pneumática da Eucaristia: o Espírito Santo. ( O sopro, vento do Espírito Santo )

O próprio Jesus nos convida a descobrir esta profunda dimensão de seu sacramento quando diz que na Eucaristia:"O espírito é que vivifica, a  carne nada serve." ( Jo 6,63 )

 É o próprio Espirito Santo que faz a graça da Eucaristia, e recebido por nós na comunhão, e é dela, de algum modo, o sujeito, o objeto, o doador e o dom. Quando  nos comungamos, recebemos em nós pobres pecadores, a  "Presença Real" da Santíssima Trindade. 

 O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Isso é possível, porque Deus nos amou de tal maneira, não olhando nossos pecados, nos deu seu Filho único, para que tivéssemos vida em abundância, a vida eterna. "Deus é amor..!" ( Jo 3,16; 1 Jo 4,8 )

 São três momentos na Santa Missa, quando participamos, podem nos ajudar a perceber-mos, pela nossa pobre limitada fé, a presença delicada, da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade: 1) A epiclese - o sacerdote "In Persona Christi," que precede a consagração; 2) A invocação do Espírito Santo depois da consagração; 3) A comunhão.

 A primeira nos faz compreender a ligação que há entre o Espírito Santo e o Corpo Eucarístico de Jesus, a segunda é a conexão  que há entre o Espírito Santo e o Corpo mistico de Cristo que é a Igreja. 

O terceiro é o nexo , ou melhor, a intimidade que se estabelece entre nós e o Espirito Santo, no momento sublime  da comunhão; portanto, o Espirito Santo e Jesus, o Espírito Santo e a Igreja, o Espírito Santo e nós.

A terceira oração eucarística, imediatamente antes da consagração faz dirigir ao Pai esta invocação: "Por isso nós vos suplicamos: Santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o corpo e o sangue de Jesus Cristo."( Oração Eucarística Nº III - Missal, Pg 482 )

"Epiclese" é a invocação por excelência ao Pai pedindo a realização da consagração das espécies Eucarísticas, pelo poder do Espírito Santo. (transubstanciação: Trans-alem e substância ) Transubstanciação significa a conversão de toda a substância do pão na substância do corpo de Cristo e de toda a substância do seu sangue. Essa conversão se realiza na oração Eucarística, mediante a eficácia da palavra de Cristo e da ação do Espírito Santo.( CIC 1376-1377; 1413 )

 Quando o sacerdote In Persona Christi, estando diante da sagrada mesa,  ergue as mãos e invoca o Espírito Santo, solenemente para que encha e toque as  especies eucarísticas ( hóstias - vitima )  que estão sobre o altar, então acontece um grande recolhimento, faz um silêncio total, e o Espírito Santo dá a graça e desce para transformar as ofertas, no "Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo".

 As espécies tem aparência de pão mas não é mais pão, o vinho tem aparência de vinho mas não é mais vinho; mas sim o Sangue de Cristo." É a presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo, com seu corpo, sua alma e divindade." 

"A Eucaristia é o próprio sacrifício do corpo e do sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu  para perpetuar pelos seculos, até o seu retorno: O sacrifício da cruz; confiado assim à sua Igreja o memorial de sua morte e ressurreição.

 A Eucaristia é  sinal de unidade da igreja, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual recebe Cristo, a alma é coberta de graça e é o penhor da vida eterna." (CIC 1322; 1323; 1409 ) "A fração do pão não divide Cristo: Ele está presente todo íntegro em cada espécie eucarística e em cada uma de suas partes." ( CIC 1377 )

 A Santa missa é a maior oração de louvor, que nós pobres pecadores podemos participar, Nela se dá o encontro de três Igrejas: A Igreja Militante, a padecente e a triunfante. A militante e a padecente caminha rumo a Igreja triunfante do Reino de Deus..!

 A Eucaristia nos enche de graça e benção do céu, fortalece-nos para a peregrinação nesta vida e nos faz desejar a vida eterna, unindo-nos já a Cristo, que subiu para a direita do Pai, à Igreja do céu, à beatíssima Virgem e a todos os Santos. ( 1402-1405 ) "Na Eucaristia nós partimos "o único pão que é remédio de imortalidade, antídoto para não morrer, mas para viver em Jesus Cristo."( Santo Inácio de  Antioquia ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DIRETO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA 19º DOMINGO DO TEMPO COMUM  ANO "B" "A EUCARISTIA E O ESPÍRITO SANTO," DA SUA OBRA : O VERBO SE FAZ CARNE: Pg 408-411 -- DEUS CONOSCO dia a dia 19º DOMINGO DO TEMPO COMUM-48 -  Pg 46 - 48. 121-- ANO "B" 2015 --  COMPÊNDIO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA.







                                                              

     





                                                 


                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário