domingo, 9 de agosto de 2015

EVANGELHO SÃO LUCAS 1,39-56 SOLENIDADES: ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA - ( 20º TEMPO COMUM ) Leituras: Ap 11,19a;12,1.3-6a.10 ab --Sl 44 --1 Cor 15,20-27a - Liturgia p/ 16/08/2015 ANO "B"


         NOSSA VOCAÇÃO É A ETERNIDADE!


  Naqueles dias, 39 Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espirito Santo. 42 Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu." 46 Então Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, 47 e o meu espirito se alegra em Deus meu salvador, 48 porque olhou para a humanidade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50 e sua misericórdia se estende de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51 Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52 Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55 conforme prometeram aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre." 56 Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Lc 1,39-56


Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!


MARIA É A NOVA ARCA DA ALIANÇA!

Queridos irmãozinhos povo do Senhor, neste Domingo estamos celebrando, a festa da Assunção de Nossa Senhora. "A Igreja vê na visita de Maria sua prima Isabel, um simbolo do "Novo Testamento" representado pela virgem Maria, que vai ao encontro do Antigo Testamento, representado por Isabel.

 A raiz antiga, e a flor nova vivem da mesma linfa, da mesma seiva, presença salvadora de Deus em meio ao povo caminhante, desde o Gênesis até a revelação do Reino de Deus, em Cristo. Todo Antigo Testamento, foi uma preparação para a vinda do Filho de Deus, o nosso salvador redentor. Sem Jesus não há remissão de nossos pecados, nem salvação da vida eterna. Ele é a verdadeira, e Nova Aliança:  é "Deus Emanuel, Deus conosco..!"

 Deus fez muitas alianças e uma promessa de salvação, com o povo escolhido, ( Israel ) agora no Novo Testamento, Ele cumpriu sua promessa enviando o seu Filho ao mundo. Jesus selou a realização da promessa, com seu bendito sangue, a Nova Aliança, definitiva e eterna. Quando rebemos a santa Eucaristia, estamos recebendo o Sangue redentor de Cristo, que é também o próprio sangue de Maria, que o gerou, por obra do Espírito Santo.

 Foi naquela memorável noite de Quinta Feira, entre cânticos de louvores, salmos, preces, que Nosso Senhor, despediu de seus amigos, após o lavar os pés de cada discípulo. O Senhor sabia que sua hora havia chegado, de passar deste mundo para o Pai, por isso  ao instituir a Eucaristia disse: " Fazei isto em memória de mim..!

 Então Nosso Senhor, cheio de emoção, deu o inicio da maravilhosa enfase, da Nova e eterna Pascoa: "Tomou o pão e deu graças dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu corpo, que será entregue por vós." Depois tomou o cálice e disse: "Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu sangue, o sangue da Nova e eterna Aliança, que será derramado por vós e por todos, para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim." ( Mc 14,22-25 )

 Os Apóstolos não estavam entendendo nada, e começaram  a entristecer-se,  pois Jesus dizia haver entre eles um traidor, que o entregaria aos  sumos sacerdotes do sinédrio. Eles sentiam medo, pois havia uma atmosfera diferente naquela noite, sentiam algo inexplicável, que algo maléfico pairava no ar.

 Após a instituição da Eucaristia, Jesus e os discípulos, se retiram do Cenáculo, para o Jardim das Oliveiras; onde Jesus foi preso levado as autoridades judaicas, que queriam condena-lo e mata-lo. Foi na Sexta Feira as vésperas da festa da Pascoa, que Jesus glorificou o Pai do céu, morrendo crucificado pelos nossos pecados.

 "O sacrifício único de Cristo, com seu sangue selou definitivamente a "Nova Aliança..!" O véu do Templo rasgou-se ao meio. Por isso Maria é a nova Arca da Aliança, a  co-redentora, que teve a participação de trazer em seu ventre o Rei da glória, para a salvação do mundo. Jesus é a misericórdia Divina que veio ao encontro do homem pecador. ( Jo 19,17-27 )

Maria é a flor do Novo Testamento, o Evangelista Lucas fez questão de colocar nos lábios de Maria o maravilhoso canto do Magnificat. 46"A minha alma engrandece o Senhor, e meu Espírito se alegra em Deus meu salvador, porque olhou para a humildade de sua serva [...]." ( Lc 1,39-56 ) 

 Vejam irmãozinhos: A beleza da nossa Igreja, Maria não é deusa, mas depois de Jesus, neste mundo ninguém foi maior do que ela..!? Ela é a Mulher de pé, aos pés da cruz. "Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse a sua mãe: "Mulher, eis ai teu filho. Depois disse ao discípulo: "Eis aí tua mãe." E dessa hora em diante o discípulo a levou para casa.( Jo 19,26-27 ) ( O Evangelista João foi quem  cuidou da mãe do Senhor, até a sua morte, pois Maria estava só, não tinha outros filhos )

A Igreja Católica não é Mariológica, mas sim Cristo-cênica, tudo é por Cristo em Cristo e para Cristo. Olhando para o Evangelho de Lucas, à Virgem Maria mãe do Senhor, nos damos o lugar que ela merece. Mãe de Nossa Igreja, ("Corredentora,") aquela que fez a experiência plena do Espírito Santo, e é, ela mesma que estava, com os discípulos do Senhor no raiar de Pentecostes. 

Nós Católicos não adoramos imagens, ou colocamos a pessoa de Maria, acima de seu Filho Jesus, como alguns afirmam, mas não dá para negar que ela é a Nova Eva, a mulher do Apocalipse, a escolhida de Deus. Muitos não a querem aceita-la, tem aversão a Mãe do Senhor. Mas o que vão fazer..? Se foi o próprio Deus que a escolheu..?

Na Igreja primitiva, os primeiros cristãos veneravam a pessoa de Maria, por isso Lucas dedicou 31 versículos, para falar da Encarnação de Jesus e de sua Mãe. Lembremos que Lucas era companheiro do Apóstolo São Paulo, e deve ter conhecido a Virgem Maria pessoalmente. O Evangelista  Lucas e João, devem ter enriquecido a literatura do Evangelho, com lembranças verbalmente dos lábios da Mãe do Senhor.

Ela é a flor que cantou cheia do Espírito Santo, pela novidade do Reino de Deus, a serva que contempla agradecida, mas as palavras são tiradas da raiz de Jessé, os salmos, dos profetas, da mãe do primeiro profeta: Ana. ( 1 Sm 2,1-10 ) A atitude da Igreja em relação a Maria é sempre sóbria, uma vez que todo o fundamento central está na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Sob esta visão, nós Católicos compreendemos, que os dogmas Marianos tem seu explendor, mas não substitui a ação salvífica e redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Jesus pode nos salvar, porque Ele está, com o Pai e o Espírito Santo, na mesma condição de divindade. 

Todos nós em Cristo haveremos de ressuscitar, quando o Senhor vier em glória, arrebatar sua Igreja, porque estas são promessas do Senhor Jesus..! São Paulo na segunda leitura proclama que todos irão ressuscitar. "Cada qual, porem, em sua ordem: como primícias, Cristo; em seguida, os que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda." ( 1 Cor 15,23 ) 

Entre aqueles que é de Cristo, há uma pessoa que é "de Cristo," de modo único inigualável: sua Mãe, aquela que o gerou como Homem, que viveu com Ele, partilhando a oração, as alegrias, os trabalhos, e, sobretudo ficando a seu lado, aos pés da cruz. 

 Para essa criatura humana, Jesus não esperou os fins dos tempos, para uni-la a sua glória; imediatamente depois de sua morte, ela foi ao céu em corpo e alma. Se Abraão, Moisés, Elias, e outros mais, são tão importantes para serem lembrados nos textos sagrados, imaginem então a Mãe do Senhor Jesus..! (CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA  DO PAPA PIO XII - MUNIFICENTISSIMUS DEUS - 1º DE NOVEMBRO 1950 - PIO XII )

"Neste Domingo, a festa da assunção de Maria que nós Igreja celebramos, significa a glorificação da Mãe de Deus, acolhida no céu como nossa Mãe e modelo no seguimento de Cristo. Elevada ao céu, Maria é o prenúncio da humanidade plenificada. Assim como a mãe de Deus, discípula fiel e testemunha exemplar, todos somos convocados para proclamar a bondade do Senhor." Salve Maria a Mãe do meu Senhor..! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA; SUA OBRA "O VERBO SE FAZ CARNE," ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA  Pg 843-845 --  FOLHETO LITÚRGICO "O PÃO NOSSO DE CADA DIA" Pg  70-72. ANO "B" AGOSTO 2015



                        

                                            

                                             

















Nenhum comentário:

Postar um comentário