domingo, 23 de agosto de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 7,1-8.14-15.21-23 -- 22º DOMINGO DO TEMPO COMUM -- Leituras: DT 4,1-2.6-8; Sl 14; TG 1,17-18.21-22-27 --ANO "B"2015 --LITURGIA P/30/08/2015 ANO DA PAZ .


       GUARDAR E VIVER OS MANDAMENTOS DO SENHOR!
                    
O QUE TORNA IMPURO O HOMEM NÃO É O QUE ENTRA NELE VINDO DE FORA, MAS O QUE SAI DE SEU INTERIOR! Mc 7,15
  Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus.2 Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.3 Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos.4 Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.5 Os fariseus e mestres da lei perguntaram então a Jesus:"Porque os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?"6 Jesus respondeu: "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito:" Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.7 De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos.8 Vos abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens".14 Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: "Escutai, todos, e compreendei:15 o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo vindo de fora, mas o que sai do seu interior.21 Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios,22 adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo.23 Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem".

Palavra da salvação.
Glória a vós, o Senhor!




 O Evangelho deste Domingo, Nosso Senhor nos convida a colocar nossos ouvidos, no coração de Deus, e escutá-lo com atenta docilidade. Tudo vem de Deus, todo dom vem do alto, e somos chamados a ler e observar, os "Sinais dos Tempos", e a vontade do Senhor. 

Estamos num tempo, como diz São João na sua primeira carta: "Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvistes dizer que o anti-cristo vem. Eis que já há muitos anti-cristos, por isso conhecemos que é a última hora". (1 Jo 1,18)

 Sim irmãos somos cristãos de última hora..! O cristão que se compromete com o Reino de Deus, e se lança Nele, deve viver o ardor missionário, e  por os seus dons e carismas, a serviço da comunidade.

 Esse é o cristão de última hora, iluminado pelo Espírito Santo deixa ser guiado pelo Senhor. Vamos evangelizar sem cessar, anunciar a palavra de Deus, também com gestos de fraternidade, Deus é simples Nele não existe complicação. É uma urgência de última Hora..!

A nossa fé nestes tempos, deve ser uma fé autêntica, sem fingimento na radicalidade do amor. Não vai ser fácil não..! Porque o inimigo da nossa salvação está personificado no mundo, para que Jesus Cristo não seja o nosso Senhor! 

Jesus disse: "No mundo haveis de ter aflições. Coragem eu venci o mundo." ( Jo 16,33 ) Eu vos dou um novo mandamento, amai vos uns aos outros. ( Jo 13,34 ) A comunidade tem que estar ungida pelo Espírito Santo, amando o próximo como a si mesmo.

São Tiago na segunda leitura nos exorta, a permanecermos firme na fé e fazer o uso dos dons à Igreja. "Irmãos bem-amados: 17 Todo dom precioso e toda a dádiva perfeita vem do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança nem sombra de variação.

18 De livre vontade ele nos gerou, pela palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas." 21 Recebei com humildade a palavra que é capaz de salvar as vossas almas.22 Todavia sede praticantes da palavra e não meros ouvintes, enganando a vós mesmo.

27 Com efeito a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: Assisti os órfãos e as viúvas em sua tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo." ( Tg 1,17-18.21b -22.27 )

O Evangelho deste Domingo, começa com uma provocação da parte dos fariseus, para tentar Nosso Senhor! Os fariseus e os escribas querem saber porque os discípulos de Jesus não observa as prescrições da Lei.

 Jesus sabe que os fariseus observam as leis rigorosamente, mas não estão no caminho do coração de Deus. Por isso Jesus os repreendem, porque eles se acham que estão salvos, em virtudes de certas práticas, às quais Jesus as chama de "mandamentos humanos.

O texto de São Marcos é explicito, denuncia uma religiosidade exterior em que o farisaísmo é um risco, de todo o cristão. Em nossa atual estrutura eclesial, muitas vezes corremos o risco, de viver só o externo, o superficial, o aparente, deixando de lado o essencial. 

Existem cristãos maravilhosos, comprometidos com as pastorais, mas existem também irmãozinhos que só conhecem o Jesus histórico, não fizeram uma experiência, um encontro pessoal com o Senhor Jesus..! 

Precisamos na missão de sermos cristão, recobrar com urgência, a consciência de que é a Palavra-Espírito que vivifica e a salvação, não vem de estruturas.

 Corremos o perigo de ficarmos só em estatutos, reuniões, atas, e outros afazeres serviçais dentro das nossas pastorais, e de não irmos ao encontro da comunidade ávida da palavra de Deus, para abraça-la, no amor da misericórdia de Deus. A razão da Igreja é imitar Jesus, evangelizar, amar e perdoar, buscar as ovelhas que estão afastadas...!

 Como na linda parábola do dono da vinha, que contratou empregados, de manhã, no meio do dia e na tarde; e todos receberam o mesmo quinhão. Pai Francisco declarou iluminado pelo Espírito Santo -  2016 - "O Ano da misericórdia".

 Confirmando a linda parábola, do dono da vinha, Jesus disse: "Os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos". ( Mt 20,1-16a ) A lógica do Reino de Deus, ao cristão de última hora é assim, Deus é amor e misericórdia..!

 Quando Marcos escreveu o Evangelho, aos cristãos convertidos romanos, a Igreja enfrentava uma situação de perseguições aos cristãos; também em nossos tempos atuais os cristãos estão sendo perseguidos de morte pelos extremistas do Estado Islâmicos. ( No tempo do Evangelista Marcos o imperador perseguidor era Nero - 67 d.C. depois Domiciano 81 d.C. )

 A Igreja tem se preocupado, com o relativismo religioso e  a imanência dos homens, personificados pelo anti-cristo. O que era pecado, deixou de ser pecado, agora tudo é normal para os homens e zombam de Deus.

 Surgiram muitas falsas doutrinas de conteúdos pagãs, se falam muito, sem a espiritualidade do verdadeiro Evangelho do Reino.
Negam o sacrifício único de Cristo pela salvação do mundo. São os sinais do fim dos tempos..!

Jesus descreve um catálogo, de treze vícios visíveis, personificados  nos homens, nestes finais de tempos. Que são as más intenções, imoralidade, roubo (Corrupção ) assassínios, adultério, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnias, orgulho e a falta de juízo.

 Existe neste elenco terrível, uma especie de síntese de tudo o que de ruim, que o ser humano é capaz de fazer contra si e contra os outros também.

A Igreja Católica sempre se preocupou com seu rebanho, e a tem exortado constantemente, a vivermos a radicalidade do amor. Graças a Deus as ovelhas tem ouvido a voz de seu pastor..!

 Quem escuta com docilidade interroga a si mesmo, quebra os laços do egoismo e da mentira, passa a viver com autenticidade sua fé, torna-se autêntico em suas atitudes Cristãs. 

Todos nós, temos de converter de atitudes formalistas, para a religião do coração de Deus, como Jesus praticou e ensinou, Neste Domingo, é o momento de avaliarmos a nossa fé, de perguntarmos a nos mesmo, o sentido das nossas crenças, de nossas práticas religiosas. Temos  zelado pelas coisas santas do Senhor..?

 A própria liturgia que fazemos, pode cair no formalismo e na insuficiência e perder a função de ser  expressão comunitária da aliança de Deus e da fiel acolhida à sua palavra. Mas a fé verdadeira muda as atitudes do coração. Que o Espírito Santo  nos ilumine ..! Amém!

Jesus é o Senhor!

                                        


TEXTO ELABORADO DA LITURGIA DOMINICAL:" DEUS CONOSCO dia a dia", 22º DOMINGO DO TEMPO COMUM -ANO "B" 2015 -  Pg 111-113. 123 -  "O VERBO SE FAZ CARNE"  22º DOMINGO DO TEMPO COMUM: Pg 421-424 ( Raniero Cantalamessa ) DIA DO SENHOR -  22º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" Pg 155 - ( GUIMARÃES E CARPANEDO )


                                                                        
O ANO DA MISERICÓRDIA PARA 2016, INICIA EM 8 DE DEZEMBRO DE 2015




















                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário