domingo, 30 de agosto de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 7,31-37 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" 2015 - ANO DA PAZ - Leituras: IS 35,4-7a ; SL 145; Tg 2,1-5 - LITURGIA PARA 06/09/2015 - COR VERDE.


                                                A ESCOLHA DOS POBRES! 
                     Faz ouvir os surdos e falar os mudos 
                  


Naquele tempo,31 Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole.32 Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão.33 Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão, em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com saliva tocou a língua dele.34 Olhando para o céu, suspirou e disse: "Efatá!", que quer dizer: "Abre-te!"35 Imediatamente seus ouvidos abriram, sua língua se soltou  e ele começou a falar sem dificuldade.36 Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam.37 Muito impressionados, diziam: "Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar".

Palavra da salvação
Glória a vós,Senhor!


                                                        

Queridos irmãozinhos a liturgia deste Domingo é linda, Nosso Senhor está caminhando, para Jerusalém, está na região de Tiro e Sidônia, no Norte da Galileia; os habitantes são povos, que não professam o Deus de Israel, mas Jesus foi também ter com eles.

 Jesus é maravilhoso, onde passa vai tocando, vai curando, libertando e transformando; até sua saliva tem poder curador. Jesus é o Deus que salva, que cura e liberta... "Jesus é o Senhor!" Só de pronunciarmos seu santo nome com unção, já estamos em  profunda oração..!

 Vejam irmãozinhos que beleza..! A palavra desta Santa Missa, encaminha a nossa reflexão para um tema de grande atualidade, que podemos resumir assim: Deus, em Jesus Cristo, escolheu os pobres, inclinou-se sobre os que são afligidos por enfermidades e sobre os contritos de coração.

 Agora pede a nós, discípulos de Jesus, que façamos a mesma escolha de seu Filho. Nosso Senhor se encontra com um surdo-mudo e se compadece de sua situação, abrindo-lhe os ouvidos e a boca. 

Trata-se de um destes infelizes, que na Antiguidade, na falta de qualquer forma assistencial, são os verdadeiros margina-lizados; um daqueles que são deixados viver perenemente encolhidos, na porta de uma casa; um verdadeiro trapo humano. 

 Também nas nossas pastorais, nas nossas comunidades levando a Eucaristia, encontramos muitas pessoas nestes estados, muitos anciões, jovens enfermos acamados, cegos e paralíticos. Se não fossem almas caridosas e os familiares, o que seriam deles..?

 Sem contar nas nossas periferias, e centro urbanos, existem moradores de ruas excluídos, marginalizados em estado de abandono, doentes, muitos por causa da dependência química. 

Perguntamos - O que fazer com nossos moradores de ruas..? E os dependentes químicos..? A Igreja Católica tem ido atras deles, mas poucos querem serem ajudados; e isso torna-se dificultoso a recuperação desses irmãozinhos. 

 "Outro dia numa visita aos doentes na comunidade, um irmão que nos acompanhava confidenciou tocado pela compaixão dizendo: "Depois da visita de hoje, não tenho o direito de reclamar de mais nada - a gente reclama por tão pouca coisa..? Somos felizes temos tudo..?!"   


 No Evangelho de hoje, Jesus não se limitou  pousar a sua mão misericordiosa, na cabeça do surdo mudo e lhe dizer: "Coragem!" e deu-lhe uma benção, como lhe pediram. 

Podemos perceber a fé, daqueles pagãos, que trouxeram o mudo surdo até Jesus. Jesus que caminhava apressadamente, mas foi interrompido seus passos; pediram que impusesse as mãos sobre o mudo, para que o curasse. 

Jesus cheio de amor, parou  tomou-o à parte, esquecendo um instante a multidão que o espera; toca-lhe com os dedos os ouvidos e a língua com sua saliva, como que para comunicar com o contato sua audição e sua mesma Palavra.

 Depois olhou para o céu e suspirou profundamente  e gritou: "Abre-te!" Que milagre maravilhoso,  o surdo mudo agora fala e ouve. Agora pode ouvir a palavra do Senhor, e voltar á sociedade.

Hoje o Senhor fala conosco também, dizendo nos: Abre-te..! Qual é a surdez espiritual que o Senhor precisa nos libertar..? Nossas boca que não tem louvado o Senhor..? Nossas línguas que estão travadas, não estamos orando como devíamos orar..?

 Muitos de nós esquecidos, da nossa infância, quando eramos mais puros felizes e santos, quando de mãos postas ao pé da cama; rezávamos a Ave Maria, eramos naquele tempo, mais amigo de Jesus..! Mas hoje Jesus cheio de compaixão, quer nós libertar de toda surdes, e preguiça espiritual, tomemos posse da palavra que cura e nos liberta... digamos com fé: "Jesus... Efáta..!"

 Marcos escreveu a Boa Noticia, à comunidade que estava com dificuldade de entender a novidade do Reino de Deus; é o próprio discípulo de Jesus quem tem realmente necessidade de ser tocado por Ele. O discípulo deste tempo somos nós mesmo: Efáta o meu coração, Jesus..!" 

 A comunidade precisa ser tocada, nos olhos, nos ouvidos e na língua, para abrir-se à sua revelação, a contemplação do seu amor como condição para engajar-se na missão Reino de Deus. O Reino de Deus está no meio de nós, e não o percebemos.

Os pobres, os humildes, são os preferidos do Reino de Deus, porque embora pecadores, tem coração aberto, e ouvidos atentos acolhedor, à palavra de Deus.

Na liturgia deste Domingo, o Apostolo Tiago está nos acompanhando, como comentarista incisivo, penetrante da palavra de Deus, Ele nos ajuda maravilhosamente a aplicar nas nossas vidas o entendimento de amar o nosso próximo como a nós mesmo, conforme Jesus nos ensinou. (Jo 15,12) 

Tiago é aquele que em nossos missais, chamam de "o irmão de Jesus," o primeiro bispo da comunidade de Jerusalém, nos ensina a tomarmos atitudes novas, a partir da fé em Jesus Cristo. ( Gl 2,9;At 12,17; Mc 6,3; Jo 7,5 ) ( No  Hebraico não existe tradução para a palavra primo, por isso usa-se a palavra irmão de Jesus )

Esse pensamento na comunidade do "caminho", enchia de alegria o coração de Jesus, levando-o a exclamar: "Eu te bendigo, Pai, senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequenos." ( Mt 11,25 ) ( Naquele tempo ainda não existia a palavra "cristão", por isso os discípulos da Igreja primitiva era identificados como seguidores do caminho )

Isto é, revelastes àqueles que valem pouco aos olhos dos homens, àqueles que não tem a quem recorrer, que são e sentem humildes e se confiam, por isso, somente confiam em Deus. Sim - como diz São Tiago - Deus realmente escolheu os pobres do mundo para torná-los ricos na fé. ( Tg 2,5 )

Hoje há no mundo, outras forças contrárias, que também afirmam que escolhem os pobres. É necessário definirmos bem em que consiste a escolha dos pobres feita por Nosso Senhor Jesus Cristo, e em que distingue de  qualquer outra ideologia.

A de Jesus é uma escolha primeiramente religiosa, também se tem consequências bem precisas e profundas nos planos social e política. A outra - por exemplo, a marxista - uma escolha política, ainda que não necessário no sentido negativo do termo. ( Imanente e Egocêntrica )

No Evangelho, não se trata de recompensar a pobreza, com um prêmio ultra-terreno: uma espécie de prêmio de consolação para compensar aquilo que não se consegue dar-lhes neste mundo. ( Como supuseram sem razão os marxista ) 

O Evangelho do reino, simplesmente da condição mais favorável, que desfruta o pobre, para conhecer a Deus e escolher, os verdadeiros valores, que formam o Reino de Deus. Jesus disse: Bem aventurados os que tem um coração de pobre porque deles é o Reinos dos céus..! ( Mt 5,3 ) Amém!

Jesus é o Senhor!


TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA  23º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" - "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 425-429 - DIA DO SENHOR 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "B"- Pg 160- CARPANEDO E GUIMARÃES: Guia para celebrações .


                                                                      









                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário