segunda-feira, 17 de agosto de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 6,60-69; 21º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" Leituras:Js 24,1-2a.17-17.18b ;Sl 33; Ef 5,2 1-32; Liturgia p/23/08/2015 -- ANO DA PAZ


SÓ TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA!
                                       

Naquele tempo, 60 muitos dos discípulos que o escutaram, disseram: "Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la? 61 Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: "Isso vos escandaliza? 62 E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63 O Espirito  que é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espirito e vida. 64 Mas entre vós há alguns que não que não crêem." Jesus sabia, desde o início, que eram os que não tinham fé e havia de entregá-lo. 65 E acrescentou: "É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai." 66 A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67 Então, Jesus disse aos doze: "Vós também vós quereis ir embora? 68 Simão Pedro respondeu: "A quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69 Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és Santo de Deus."  Jo 6, 60-69

Palavra da salvação
Glória a vós,Senhor!



Queridos irmãozinhos povo de Deus: estamos no vigésimo Primeiro Domingo do Tempo Comum, a liturgia de hoje é  linda e maravilhosa. Nosso Senhor continua a falar conosco da Eucaristia. Estamos neste tempo litúrgico, proclamando o Evangelho de São João; ( cap. 6,60-69 ) Jesus não desistiu da sua doutrina, "à Eucaristia".

 Existe uma lei, que governa a relação entre Deus e o homem: a liturgia de hoje nos ajuda, a descobri-la e nos convida a medita-la: O amor de Deus é gratuito e antecipa qualquer gesto ou mérito do ser humano. O Senhor disse: "Fui eu que vos escolhi,"( Jo 15,16 ) mas o homem não pode ficar indiferente, inerte diante de tudo isto; deve aceitar livremente e confirmar  esta escolha , escolhendo por sua vez a Deus. O monólogo do amor de Deus, deve se tornar diálogo, graças a resposta do homem." ( Monólogo: Diálogo com Deus, nossa resposta ao criador, quando meditamos, falamos a sós com Deus. )

O Catecismo da Igreja nos ensina este amor de Deus por nós:"O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar: O aspecto mais sublime da dignidade humana está nesta vocação do homem, à comunhão com Deus."

 "Este convite que Deus dirige ao homem, de dialogar com Ele, começa coma existência Humana. Pois se o homem existe, é porque Deus o criou por amor, e por amor, não cessa de dar-lhe o ser, e o homem só vive plenamente, segundo a verdade, se reconhecer livremente este amor e se entregar ao Criador." ( CIC 27 ) São João Paulo II dizia: "O homem só será feliz, quando estiver em Deus - Sem Deus o homem e um desnorteado..!"

"A liturgia de hoje tirou das escrituras duas passagens que descrevem o momento dramático em que Deus exige abertamente do  homem esta escolha. Javé tinha escolhido o povo Hebreu, os tinham cumulado de benefícios; tudo isso livremente e gratuitamente,  tinham soerguidos como por duas asas de águia. ( Js 24,1-2a. 15-17.18b )

 Agora que este povo, está para tomar posse da terra prometida, exige deles uma decisão: "A quem escolheis: Javé ou os deuses estrangeiros? O povo naquele dia responderam: "Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servir a deuses estranhos." ( Js 24,15-16 ) Escolhemos Deus..! E assim o povo pode transpor o Rio Jordão entrar e tomar posse da Terra Prometida.


Só tu tens palavras de vida eterna !
Passando agora para o Evangelho, encontramos uma experiência parecida com o texto da primeira leitura, quando o povo escolheram Javé para ser verdadeiramente seu Deus. O discurso de Nosso Senhor na sinagoga de Cafarnaum, sobre o pão da vida, a Eucaristia foi para aquele povo uma palavra dura. Como..? Diziam, murmuravam uns aos outros; comer de sua carne e beber de seu sangue..?

 E diziam: É verdade que o Rabi fez grandes milagres,  multiplicou os pães, alimentou cinco mil homens, nos revelou grandes profecias, falou-nos de um Reino do Céu, que não sabíamos existir, ressuscitou mortos; mas comer de sua carne e beber de seu sangue..? Não.. isso...não..! É demais, um absurdo para ouvir, comer sua carne humana! O Mestre pirou, enlouqueceu, longe de nós seguirmos sua louca doutrina..!? A fé dos discípulos encontrou um obstáculo difícil. 

Os discípulos começaram a murmurar-se, por causa da nova novidade da doutrina dizendo: "Esta palavra é dura. Quem pode escuta-la?" Jesus sabendo dos seus pensamentos lhes disse: "Isto vos escandaliza? E quando virdes o filho do homem subindo para onde estava antes? O Espírito e que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vós falei são espírito e vida. Mas entre vós alguns que não crêem."

Jesus escolheu discípulos, tornou-se um pai para eles; alguns eram pescadores, um publicano, um zelote, isto é, gente que viviam à margem da lei, da sociedade, e da religião hebraica. Chegou agora também para eles o momento de dar sua resposta à dramática alternativa de escolher: "Quereis ficar comigo, ou quereis ir embora?

 "Os discípulos não conseguem dar o passo esperado... muitos abandonaram Jesus. Estavam depois do entusiasmo da novidade  do Reino de Deus, decepcionados com a doutrina da Eucaristia, entraram em crise diante da novidade que devia proceder a Nova e Eterna Aliança. 

 Estão livres; muitos se retiram, outros ficam. Como muitos católicos que comeram e beberam, da sagrada mesa  Eucarística, foram embora em busca de outros pastores, outras ideologias, esqueceram do primeiro amor, e hoje até nutrem ódio e aversão as verdades do Evangelho, e a tradição Apostólica. 

Ficam só os doze que formarão a Igreja, mas ficam não mais como antes, sem compromisso; agora sabem que escolheram a Ele para a vida a para a morte. "Tu tens palavras de vida eterna - Nós cremos firmemente e reconhecemos que és o santo de Deus".

O debate entre Jesus e os discípulos a respeito do "Pão da vida", aumenta em tensão quando Ele fala da necessidade de comer sua carne e beber seu sangue ( Jo 6,51-52 ) Na mentalidade judaica, seria uma abominação, porque corresponde a uma atitude que vai contra qualquer sentido de pureza religiosa.

 São João no Evangelho às comunidades cristãs quer imprimir na Igreja, que Nosso Senhor tem plena consciência de sua missão e identidade. Sua fala refere-se em primeiro lugar a seu gesto de entrega em favor da humanidade, ou seja, sua vida - corpo e sangue - em favor da vida de todos. 

Nunca como hoje, os cristãos se encontram diante daquela pergunta explicita de Jesus: "Quereis vós também retirar-vos?" - "Quereis ir embora também..? Todos os dias encontramos alguém que "volta para trás e não vai mais com Ele", porque julga seu discurso duro demais. ( Por exemplo, o que diz sobre o matrimonio ser indissolúvel, sobre carregar a cruz, não matar, procurar o Reino de Deus ) 

Vivemos uma época de decisão em que não é mais possível ser cristão por tradição ou porque foram os pais. É preciso escolher: "O Manente, ou a Imanência" - "Quereis ficar comigo, ou quereis ir embora".?! Muitos de nós parecem não ter se dado conta disto, porque continuam a dobrar um joelho a Deus e outro ao anti-cristo. Da escuta da verdade do Evangelho, retrocedem à escuta entusiástica do anti-evangelho relativista do mundo.

 O caminho que Deus nos propõe, por meio de seu Filho Jesus, nos liberte de todo o egoismo, orgulho, autossuficiência e da escravidão. Diante desse dois caminhos, a quem iremos? Nosso Senhor Jesus Cristo é o único que tem palavra de vida eterna, pois nos conduz ao Pai. Nele, esta a vida em plenitude. Digamos hoje e sempre para o Senhor Jesus: "A onde iremos Senhor, só tu tens palavras de vida eterna.' ( Jo 6,68 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA - "O VERBO SE FAZ CARNE"- 21º DOMINGO DO TEMPO COMUM - EVANGELHO SÃO JOÃO 6,61-70 - TEMA: REOPTAR POR JESUS - Pg 417-420 - FOLHETO LITÚRGICO: DEUS CONOSCO dia a dia - EVANGELHO SÃO JOÃO 6,60-69 - 21º DOMINGO DO TEMPO COMUM - PG 91-94 .

                                                       









.                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário